Autor |
Mensagem |
Felipe_Chaves
Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37 Mensagens: 128 Localização: Porto Alegre - RS
|
 Devaneios...meu "bogão"
Segue foto do meu bog em construção:  Acho que exagerei um pouco, que acham?  To brincando. Estava molhando as minhas neps e olhei pro meu pátio, mais específicamente para a piscina - tá, projeto... - e pensei : que (piiiii) bog que daria !!!!! O solo é super compacto, quase impermeável e sempre tem um certo nível de água que é captada e canalizada da chuva ou que brota do chão e muita úmidade. Será que em um ambiente menos cuidado e controlado em relação a' pobreza de nutrientes (como in habitat), porém com bem mais microorganismos (algas, detritos peixes...) teria eu como cultivar algumas carnívoras alí? Ia ser lindo ver tomado de Utricularias e suas belas flores Para evitar o mosquito e diminuir a sapaiada (era impossível dormir à noite, pois o coral de vozes era grande). Colocamos algumas plantinhas aquáticas, além de tilápias (que se multiplicam exageradamente) e duas ou três trairas, pra controlar. Além de sapos, etc.
_________________ -- Felipe Chaves GrowList/Wishlist Flickr: Carnívoras e outras
Editado pela última vez por Felipe_Chaves em 15.03.2010(Seg)15:01, em um total de 1 vez.
|
10.03.2010(Qua)11:21 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Acho que tem como sim, porém como o ambiente receberá menos cuidado a qualidade da água pode interferir nesse cultivo. Se houver um excesso de algas, elas podem atacar as Utricularias, impedindo seu desenvolvimento. Sugiro que antes de você inserir PC's, comece com plantas aquáticas como Elodia, Cabomba e Ninféias, por exemplo e veja se essas conseguem se desenvolver bem. A quantidade de O2 presente na água também pode interferir no cultivo. É tudo questão de teste e análise do comportamento e desenvolvimento das plantas.
Abraços
10.03.2010(Qua)11:55 |
|
 |
zemeczak
|
Vai prescisar de varios testes para achar uma água ideal para as PCs Vai ficar muito bom Parabens 
_________________ EDUARDO <<<<<
http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak
|
10.03.2010(Qua)14:10 |
|
 |
Celso
Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59 Mensagens: 287 Localização: Sorocaba - SP
|
Caramba que inveja, muito legal seu super bog! Dária pra plantar umas droseras na paredes?
Q minha casa é pequena e estou tendo muitos problemas com o local das PCs, inclusive aquelas que gostam mais de sol como dionaeas
|
10.03.2010(Qua)23:41 |
|
 |
Felipe_Chaves
Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37 Mensagens: 128 Localização: Porto Alegre - RS
|
A idéia era aproveitar o espaço que tenho, pois em menos de 2 ou 3 anos acho que a piscina não $sai...
Maurício, Me cadastrei no cpk, estou dando uma olhada no fórum deles. Tem bastante coisa interessante mesmo. Quero ver se consigo algumas U. (alguma que seja mai fácil de cuidar) e ir testando com a água daquele estado mesmo e ver como reagem. Mas primeiro preiso das plantas, hehe.
zemeczak, sobre "testar" várias águas, acho complicado porque ali eu não tenho controle algum sobre a água. É uma piscina de 6x8 que inserimos peixes para combater o mosquito e, como no verão a água baixa muito - ela recebe água dos coletores espalhados pelo pátio e telhado, aproveitando o que iria fora. O máximo que fazemos, é controlar as aguapés, que multiplicam de forma monstruosa e dar umas tarrafeadas pra diminuir a quatidade de peixex, principalmente no verão.
Celso, Como o nível da água depende muito das chuvas, mas sempre mantém um nível mínimo. Se eu plantasse algo na parede, poderiam ficar totalmente submersas. Ou muito secas, sem receber a devida umidade. O solo é tri compactado, terra vermelha, espécie de argila areia. Duro pra @#$#@@.. Tem dias que em um dia de chuva a piscina quase transborda.
rodrigobad, Cara, o pior é que nem comemos..A tilápia criada em açude tem um gosto bem forte na carne. Aquele gosto de "lodo". Pra fazer, tem que saber limpar, tiar o couro e também deixar ela uns dias na água limpa. Aí ela fica sem gosto algum. Mas é muita mão..E tu fazer isso tudo pra um filezinho de tilápia, não rende. Ehehehe. A traira que ta gorda e a dieta é tilápia.
Abraços
_________________ -- Felipe Chaves GrowList/Wishlist Flickr: Carnívoras e outras
|
11.03.2010(Qui)11:39 |
|
 |
Celso
Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59 Mensagens: 287 Localização: Sorocaba - SP
|
mas ai vem a ideia, hehe, colocar bóias em vasinhos de drosera para acompanharem o nivel da agua! Na verdade é umas doideras que eu penso uahsuahsuhas
|
11.03.2010(Qui)19:48 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
 Celso
Que idéia brilhande, vasinhos flutuantes de carnívoras!
|
11.03.2010(Qui)21:59 |
|
 |
nivaldo falcao
Destaque
Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19 Mensagens: 571 Localização: Campina Grande-PB
|
bom vai ser para preencher todo o bog com musgo $$$, se for prosseguir com o projeto, fica atualizando a construcao com fotos, boa sorte.
_________________ Abraço. Nivaldo Falcão
|
12.03.2010(Sex)14:32 |
|
 |
Felipe_Chaves
|
Bah, ta louco ehehehehe Eu mal tenho pra cobrir os poucos vasos que tenho, imagina cobrir 48m² de musgo. A "idéia" era largar algumas Utricularias apenas... Como estou começando e, apenas, neps e 1 drosera...não pude testar aquela água com uma U. 
|
15.03.2010(Seg)14:50 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
ah eu acredito que Utricularia vai se dar bem ali! elas nascem que nem praga auhsdiuhaiuwdh
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
16.03.2010(Ter)13:59 |
|
 |
|