Autor |
Mensagem |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
 Leitura
Se podem perguntar o tipo de musica favorita também podem perguntar o tipo de livro. Eu curto muito ler, dando preferência ao suspense e a ficção cientifica, gosto de Machado de Assis, Isaac Asimov, Júlio Verne entre outros, e um dos meus livros favoritos é o que reuni as Historias do Analista de Bagé (todo gaúcho deve ler) do Luís Fernando veríssimo. E para encerar, deixo a frase do meu msn, dita por Monteiro Lobato.
"Um país se faz com homens e livros"
|
26.02.2008(Ter)18:09 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Vamos lá ...
Tópico muito legal !
I - Prosa:
1. Literatura regionalista brasileira (Graciliano, Érico, Guimarães Rosa, Lins do Rego); 2. Literatura russa (Tchekov, Gorki, Gogol, Dostoiévski, Tolstoi); 3. Ensaios e contos, principalmente Maupassand, uma vez mais Dostoiévski, Allan Poe; 4. Folclore, especialmente Câmara Cascudo, Sílvio Romero, Renato Almeida;
II - Poesia:
1. Penumbrismo (Raul de Leoni, Ribeiro Couto - 1a fase, Cecília Meirelles - 1a fase, Mário Quintana - 1a fase); 2. Mal - do - século (Fagundes Varella, Álvares de Azevedo); 3. Barroco (Grégorio de Matos); 4. Fernando Pessoa - principalmente As trovas do Bandarra...; 5. Os sonetos do Antero de Quental;
III - Por autor:
1. Camilo Castelo Branco; 2. Alexandre Herculano; 3. Almeida Garret; 4. Luccino Visconti (quase que um penumbrismo em prosa);
Obviamente, a lista é sujeita a alterações para a inclusão de autores... é que o tempo é pouco e a memória é curta... rsrsrsrsrsrs
|
27.02.2008(Qua)6:43 |
|
 |
Fernando Willian
Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46 Mensagens: 120 Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
|
Hum, livros! Já li muitos, e muitos já esqueci do roteiro :p . Deixo aqui a lista dos meus favoritos. Os Sertões - Euclides da Cunha (esse é o melhor e sem comparação). Dom Casmurro - Machado de Assis (Traiu ou não traiu, eis a questão rsrs) São Bernardo - Graciliano Ramos (lembra muito D. Casmurro) Vidas Secas - Graciliano Ramos (Coitada da Baleia) Sagarana - João Guimarães Rosa (Só li 4 vezes - loucura?!) A Rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade Brás, Bexiga e Barrafunda - Alcântara Machado Sonho de uma noite de verão - William Shakespeare A Cidade e as Serras - Eça de Queirós ( me deu grande inspiração para sair de SP rsrs) Vou atualizando assim que lembrar de mais! Abraços
_________________ Por quê no rio tem pato comendo lama?
|
28.02.2008(Qui)11:43 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Estou faz tempo lendo textos científicos. Os que me recordo agora são esses:
Para Além da Liberdade e da Dignidade - B. F. Skinner (Traduzido como "O mito da liberdade" - estou lendo no momento)
Ciência e Comportamento Humano - B. F. Skinner
O Mundo Assombrado Pelos Demônios: a ciência como uma vela no escuro - C. Sagan
Coerção e sua implicações - M. Sidman
Objetivos Comportamentais no Ensino: a contribuição da Análise Experimental do Comportamento - S. P. Botomé
Té mais.
_________________ Droseraholic!!!
|
28.02.2008(Qui)18:23 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Euclides e Graciliano !!!!
Olá Fernando ! muitíssimo bem lembrado: Euclides da Cunha ! um dos meus livros favoritos é Os Sertões. Contrastes e Confrontos e À Margem da História também são ótimos ! me diz uma coisa: vc começou Os Sertões pela Terra ou pelo Homem ? estou perguntando porque tem uma história de que começar pela Terra denota certa propensão à psicopatia... rsrsrsrsrs.... mas eu comecei e adorei ! Graciliano também é excepcional ! Memórias do Cárcere também vale a pena, principalmente quando lemos junto com Recordações da Casa dos Mortos (Dostoievski) e com De Profundis (Oscar Wilde)... Olá Carlos ! realmente Para além da liberdade e da dignidade é muito bom ! Um abraço a todos ! PS - faltou Eduardo Galeano, em O Século do Vento ou em As Veias Abertas da América Latina ! mas eu estava fazendo uma lista de literatura, simplesmente, antes...
|
01.03.2008(Sáb)18:01 |
|
 |
Pedro Ernesto Felix
Registrado em: 06.05.2007(Dom)20:28 Mensagens: 141 Localização: Rio de Janeiro, RJ / Teresópolis, RJ
|
josé de alencar, olavo bilac, casimiro de abreu, agatha christie, sidey sheldon, james hilton etc. suspenses, romances românticos, poesias e harry potter ahahaha
_________________ Cacto: viewtopic.php?f=37&t=9162
PC's: viewtopic.php?f=9&t=3052
Orquídeas: viewtopic.php?f=35&t=9163
|
01.03.2008(Sáb)18:12 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Cometi uma injustiça
Deixei de mencionar: Herberto Salles, em Cascalho, Dados Biográficos do Finado Marcelino e, finalmente, talvez o melhor de todos: Pareceres do Tempo...
|
01.03.2008(Sáb)18:15 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
O Francisco Eduardo e eu, já discutimos sobre literatura (principalmente russa) em outro tópico, e foi bastante interessante. Vcs sabiam que o Francisco Eduardo já escreveu varios livros? E que ele é academico? é o forum um espaço muito livre!!!!
Bem meus livros favorito não iriam caber nesse tópico, então vai a lista de autores:
C.S Lewis Carlos Drumond Andrade Charles Dickens Cora Coralina Edgar de Alan Poe Erico Verissimo Fernando Sabino Fiedor Dostoievski Frank Perret George Orwell Goethe Isaac Asimov J.D.Salinger J.M. Simmel João Guimarães Rosa Leon Tolstoi Marcos Rey Oscar Wilde Otto Lara Resende Pedro Bandeira Philip Yansey Sir Arthur de Conan Doyle Stanislaw Ponte Preta Stephen King e outros que minha falha memoria não me permite mencionar.
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
02.03.2008(Dom)8:44 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Livros e Academia...
Olá PH ! é verdade, escrevi algumas coisas e estou ainda trabalhando em outras... isso nunca para, é um vício; se vc não quiser ficar dependente, jamais inicie esse trabalho. Meu atual estudo é um comentário histórico - crítico ao Código Civil, que faço paralelamente com um Comentário ao Estatuto da Advocacia e da OAB, esse em parceria com um grande amigo, que também é meu sócio de escritório - nos formamos na mesma turma na Faculdade. Mas, infelizmente, nunca escrevi nada a respeito de Plantas Carnívoras... rsrsrsrsrs... é um hobby de que gosto muito, mas me falta muita informação, então fico escrevendo no forum e pedindo conselhos... rsrsrsrs Quanto à Academia, é verdade, sou membro da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Cadeira 28, Patrono Graciliano Ramos... isso é consequência do vício a que me referi anteriormente, de escrever... Mas, na verdade, me sinto um eterno iniciante na vida ! isso de títulos não quer dizer absolutamente nada - não que deixe de valer a pena conseguir aquilo pelo que lutamos, mas não muda essencialmente o que somos ou deixamos de ser. Um grande abraço. PS - C.S. Lewis... vc sempre me surpreende muito bem ! esse é muito bom, principalmente naquela etapa autobiográfica, que até virou filme, com o Anthony Hopkins, acho que o nome seria Terra das Sombras, ou coisa semelhante... uma atuação extraordinária ! Por falar nisso, o seu gosto pela literatura me atreve a perguntar: vc estuda ou estudou letras, Direito, filosofia, sociologia, história ou outra área de formação humanística ?
|
03.03.2008(Seg)15:37 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
 Re: Livros e Academia...
Francisco Eduardo escreveu: ...C.S. Lewis... vc sempre me surpreende muito bem ! esse é muito bom, principalmente naquela etapa autobiográfica, que até virou filme, com o Anthony Hopkins, acho que o nome seria Terra das Sombras, ou coisa semelhante... uma atuação extraordinária ! Por falar nisso, o seu gosto pela literatura me atreve a perguntar: vc estuda ou estudou letras, Direito, filosofia, sociologia, história ou outra área de formação humanística ? Cara, esse livro do Cs. Lewis que virou filme eu num tava sabendo, o unico que sei que virou livro foram as "Cronicas de Narnia", da etapa autobiografica dele eu tenho 2, "Surpreendido pela alegria" e "A Anatomia de uma dor'" muito bom, principalmente esse 2º, onde ele narra a morte de sua esposa. Cara, meu gosto por literatura é uma herança de meu pai, ele sempre cultivou esse bom habito! Eu estudo Ciencias Economicas (é uma ciencia social, humana) mas sempre gostei muito de historia, e sociologia (+ou-). Espero um dia chegar ao seu nivel!!! Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
04.03.2008(Ter)16:30 |
|
 |
|