Autor |
Mensagem |
vinicius romancini
Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35 Mensagens: 686 Localização: chapecó-sc brasil
|
 Re: checklist para expedição
eu levaria sphagnum e vasos para plantar as amostras 
_________________ vinicius passou por aqui
|
07.07.2012(Sáb)15:44 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36 Mensagens: 945 Localização: Barra do Bugres - MT
|
vinicius romancini escreveu: eu levaria sphagnum e vasos para plantar as amostras  Iria ficar muita coisa pra levar, imagina só pra trazer.... Além disso elas resistem bem em vasilhas tipo tapware... Givanildo.
|
07.07.2012(Sáb)19:37 |
|
 |
vinicius romancini
Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35 Mensagens: 686 Localização: chapecó-sc brasil
|
Nildo Rodrigues escreveu: vinicius romancini escreveu: eu levaria sphagnum e vasos para plantar as amostras  Iria ficar muita coisa pra levar, imagina só pra trazer.... Além disso elas resistem bem em vasilhas tipo tapware... Givanildo. ou saquinhos zick plock (acho que escrevi errado) 
_________________ vinicius passou por aqui
|
08.07.2012(Dom)11:17 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Karina Longo escreveu: Nooooooossa Carlos, que legal vc é chefe de escoteiro, meu sonho sempre foi acampar!!!! Se algum dia eu for pro Sul (eu, meu namorado, o canova e a esposa dele)rsrsrs vc topa? É só combinar, há lugares bem interessantes para acampar aqui nos arredores. Karina Longo escreveu: Bom praticamente a lista tradicional esta pronta. Num seria legal então acrescentar aqui no tópico uma listinha de coisas pra levar especificamente de plantas carnivoras em uma expedição (de 2 dias rsrs). Levando em consideração todas as coisas que vc me explicou, de retirar da natureza e tal... O que dá para acrescentar seria pinça, tesoura, sacos zip lock de tamanhos 0 a 5. Estou sem tempo devido algumas mudanças no trabalho e as férias, você poderia agrupar essas informações, o que acha?
_________________ Droseraholic!!!
|
12.07.2012(Qui)1:22 |
|
 |
Danilo Martins
Registrado em: 03.07.2012(Ter)12:52 Mensagens: 16 Localização: São Joaquim da Barra - SP
|
Pessoal, costumo visitar habitats de orquideas. Indo e voltando no mesmo dia. Costumo levar os seguintes itens: - Chapéu de lona e camiseta de manga comprida ( Sol castiga !) - Calça confortável - Calçado adequado ( Bota de Couro, acima do tornozelo e impermeável)
-Mochila para acomodar os equipamentos e coletas - 1 faca e boa. - 1 faca pequena dobrável ou canivete. Para subir nas arvores e não correr o risco de cair em cima da faca. - Repelente de insetos ( Importante) - 1 Par de perneiras de couro ou de borracha de camâra de ar ( Os locais que visito tem mais cobras que orquideas) - 1 Binóculo - Pedaço de Bambu, Barra de alumínio ou Cabo de Vassoura mesmo, para ir tateando o caminho. Nem sempre conseguimos enxergar os bichinhos no caminho, e para não pisar neles... - Sacos plásticos para coleta - Band-Aid - Muita água...
_________________ " Os amigos são irmãos, que escolhemos pela vida !"
|
20.07.2012(Sex)10:54 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36 Mensagens: 945 Localização: Barra do Bugres - MT
|
Gostei dessa lista... acho que vou adotá-la... 
|
20.07.2012(Sex)20:18 |
|
 |
Danilo Martins
Registrado em: 03.07.2012(Ter)12:52 Mensagens: 16 Localização: São Joaquim da Barra - SP
|
Nildo... no começo eu achava que o mundo iria acabar no meio do mato.. levava muita coisa, mas muita coisa mesmo. Carregava peso desnecessário e me cansava muito rápido por causa disso. Com o passar do tempo fui minimizando a parafernalha. Com a mochila nas costas e com o sol escaldando em cima da mata fechada... parece que vai cozinhar. Quanto mais leve melhor é !
_________________ " Os amigos são irmãos, que escolhemos pela vida !"
|
03.08.2012(Sex)8:30 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Isso de excesso de tralha é verdade, o ideal é 'fechar' a lista, reunir tudo sobre a cama e retirar o que julgar desnecessário carregar. O que for ruim de carregar você deixa em outra bolsa, no carro. O que pode ser deixado no carro é soro fisiológico, toalha e muda de roupa seca para a chegada, outra coisa são sacos de lixo bem grandes e forte para colocar mochila e botas usadas. Na lista da mochila de campo pode ser colocado tupperware, assim evita-se que plantas coletadas sejam esmagadas.
_________________ Droseraholic!!!
|
05.08.2012(Dom)17:24 |
|
 |
D. P. Saridakis
|
Olá a todos.
Karina, o "check-list" depende muito do objetivo da viagem...
Alguns equipamentos/itens são de uso comum a todo tipo de acampamento ou passeio em campo: perneiras (proteção contra picadas de cobras), kit de primeiros (e segundos) socorros, 2 cantis, comprimidos de cloro (para purificar água), capa de chuva compacta, um bom canivete multiuso, facão (geralmente desnecessário...), 2 lanternas (uma pequena de reserva) com pilhas extra, boné/chapéu, calçado cano alto já maciado, barraca, saco de dormir, isolante térmico, fogareiro e kit de panelas, repelente de insetos, roupas adequadas (uma lista a parte), papel higiênico e pazinha para cavar sua "casinha", itens de higiene pessoal, alimentos (outra lista a parte), kit de emergência ou sobrevivência (opcional, que depende da acessibilidade do local a ser visitado)....
Se for uma expedição científica, como as que costumo fazer, inclua equipamentos técnicos: lupa de campo, prensa de campo (para exsicatas) e jornais velhos, caderno/fichas de campo, GPS/bússola, mapas, termômetro (para água e solo), luxímetro, pHâmetro (para água e solo), aparelho digital ou kit para análise de água, câmera fotográfica com acessórios (uma lista a parte...), saquinhos "zip-lock", tupperwares, sacos de lixo de tamanhos variados...
Caso o objetivo seja fazer um "safári fotográfico", como eu também faço às vezes (junto com a expedição científica...imagine o volume de equipamentos!!!), inclua mala/bolsa/mochila para equipamentos, camêra(s) (alguns preferem levar uma reserva), objetivas de tamanhos e finalidades diversas, cartões de memória ou filmes, equipamento de limpeza, sacos plásticos para proteção do equip. em caso de chuva, caderneta de anotações e lápis...
Bom, acho que é isso......
Abraços!
Dennis
|
05.09.2012(Qua)12:27 |
|
 |
D. P. Saridakis
|
Esqueci do combustível do fogareiro (geralmente álcool no verão e benzina ou gasolina no inverso ou em altitudes elevadas), mochilas (cargueira e de "ataque"), pochete (opcional) e capa de mochila.
Abs!
Dennis
|
05.09.2012(Qua)12:43 |
|
 |
|