Forum de aquários: qual é o melhor?
Autor |
Mensagem |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Mega populado o meu aquário?? Isso tá mais pra China ou Índia, hahaha! Realmente, estou aprendendo a pagar o preço por querer ter tudo qto é peixe: trocas de água mais frequentes, excesso de nutrientes, boom de algas, etc.
Comprei uns peixinhos (isso mesmo, mais ainda) q supostamente comem algas. Chamam-se american flagfish, é um tipo de killifish. Os caras sao bons mesmo, comem todas as algas. Mas infelizmente decidiram q minhas Utrics aquáticas tbm sao uma delícia... Isolei elas numa redinha.
O problema é q amanha chegam minhas Aldrovanda, será q elas tem gosto bom tbm???
Abs, Fernando
|
02.06.2010(Qua)3:53 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Caramba! Que aquário bacana! Mais umas dicas que eu sei que vão ser úteis: 1 - Quantidade de peixes: leve em conta o comprimento do peixe, do focinho até o final da cauda, desprezando a nadadeira caudal, somando todos que você tem no aqua, e calcule 1 cm de peixe para cada litro d'água; 2 - Iluminação: 1 Watt para cada litro d'água. No meu tempo, a gente usava esses parâmetros e dava certo! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
02.06.2010(Qua)9:02 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Valeu Miguel!! não tem jeito, sou colecionador mesmo e calculo estar um pouco acima em # de peixes. hehehe! Mas estou disposto a pagar o preço por enqto de ter q fazer monitoração constante da água e fazer trocas mais frequentes. E pra desestressar os peixes estou botando planta pra caramba (como vc viu) pra criar um montao de esconderijos. Qto a luz, ontem reduzi o fotoperiodo pra ajudar no controle de algas. Tbm comecei a usar PhosBan Adsorption media pra remover fosfato q está altissimo. Comecei devagar pois li q a remocao repentina de fosfato pode causar alteracoes grandes de pH (já q ele é tamponador). Mas ao acordar hj e ver q não havia mudado nada no valor de fosfato após umas 12h lá dentro, tripliquei a dose e vou ficar controlando pH e fosfato o dia inteiro (ainda bem q trabalho de casa hj!). Afinal, as Aldrovanda chegam hj no final da tarde...  Abs, Fernando
|
02.06.2010(Qua)10:47 |
|
 |
ghollanders
|
 cuidado
fernando cuidado ao extremo com a bomba tabajara de CO2, ja tive varios amigos que esta bomba deu zebra, jogou todo o co2 de uma vez no aqua e matou tudo, um perdeu de uma vez 32 discos selecionados e 12 bandeiras.....
abraço
|
02.06.2010(Qua)11:28 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Nooooossssaaaa! Cara, tragédia mesmo!! Eu li q isso poderia ser problema, entao instalei um monitorador de CO2 interno no aquário. Estou com a bomba a menos de uma semana, mas so far so good... Imagino q a quantidade de CO2 vai diminuindo com o tempo, entao se ainda não atingiu niveis perigosos (mesmo com o "atomizador" de bolhas) eu devo estar seguro, não? E vou ficar de olho pra ver se eles não tao indo respirar na superficie com mais frequencia... Por sorte tenho trabalhado mto de casa e o aquario fica na minha frente.  Valeu! Fernando
|
02.06.2010(Qua)11:53 |
|
 |
ghollanders
|
 Co2
Pela foto me parece que sua bomba é caseira, estou correto ????
Esta bomba quando da zebra dispara e joga todo o Co2 de uma vez, num adianta monitorar... Tem que rezar para não dar zebra, ela é a base de pressão, se discompensar danou-se....
Me corrija se não for caseira e dispreze a minha informação....
|
02.06.2010(Qua)12:06 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
É caseira sim, num garrafao de quase 4L (1 galao). Me conta isso dela disparar de repente, eu não sabia não!!  Como assim, se ela "discompensar"?? Eu comecei com uma pedrinha pome (daquelas comuns de aeração de aquario) na ponta do tubo, q soltava bolhas médias. Mas daí troquei pelo atomizador q faz bolhas minusculas e percebi q demorou mto pra sairem bolhas e meu garrafao ficou sob enorme pressao. Abs, Fernando
|
02.06.2010(Qua)12:12 |
|
 |
ghollanders
|
 Co2
O que acontece é que a pressão é tanta que dispara a injeção de Co2 no aqua, não sei como exatamente, mas num amigo meu eu presenciei mais ou menos o acontecido, ele tinha um galão de 5 lts, eu cheguei na casa dele estava tudo bem, com 80 % do galão cheio, 15 minutos depois ia embora e o desespero, o galão vasio, e todo o Co2 tinha ido para o aqua... E tchau peixes e plantas......
Tome muito cuidado.
É só um alerta, e talvez se você pesquisar na net descubra o porque issu pode acontecer e alguma forma de evitar...
Abração
|
02.06.2010(Qua)12:29 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Aaah, acho q entedi! Teve refluxo enorme não só do CO2 mas da cultura de levedura p/ dentro do aquario, certo? Isso sim seria um problema imenso, pois o CO2 em si borbulharia p/ a superficie antes de conseguir dissolver na água (bolhas grande demais), mas a mistura de levedura/ açucar/ bicarbonato com a agua do aquario poderia mesmo ser desastrosa... Agora entendi pq em forums aquaristas alguns falavam em colocar vávulo p/ evitar refluxo... mais uma coisinha pra lista!!  Brigadao, Fernando
|
02.06.2010(Qua)12:35 |
|
 |
mauzao
Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41 Mensagens: 140 Localização: Campinas-SP
|
Aqui aconteceu de a garrafa de Co2 explodir. Imaginem só a sujeira que fez no meu quarto (TV, piso, mesa, armário etc), espirrou pra tudo que é lado O cheiro demorou pra sair totalmente, levou váaarios dias 
_________________ bom cultivo!
Growlist / Wishlist
|
02.06.2010(Qua)13:03 |
|
 |
|