Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)12:01



Responder  [ 8 mensagens ] 
 Marimo Balls - Como manter ? 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Marimo Balls - Como manter ?
Olá a todos ! Outra vez uma pergunta aos mais experientes (e sobretudo aos atualizados) em aquariofilia... Adquiri duas Marimo Balls (Cladophora aegagropila) que estou mantendo em uma betteira desusada.
Alguém pode fornecer maiores informações sobre a sua manutenção ? Por exemplo, mantenho a água alcalina, tenho deixado sob iluminação mediana e natural, mas gostaria de saber se há necessidade de emprego de alguma iluminação artificial específica, por exemplo, e qual ela seria (lâmpada luz natural ou outra), bem como quaisquer outras informações sobre substrato, parâmetros da água, etc.
Um grande abraço a todos.

_________________
Eu acredito em SACI


26.07.2012(Qui)7:48
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Marimo Balls - Como manter ?
pelo o que eu sei eles gostam de aguas calmas e iluminaçao boa e nutrientes retirados da agua

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


26.07.2012(Qui)11:10
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Marimo Balls - Como manter ?
Oi Francisco.

Cultivo de Marimo Balls
Imagem
Seu cultivo é bastante simples, pois exige pouco espaço e pouca luz solar.

Não há necessidade de plantio, sendo que a “bola” pode ser colocada diretamente no local desejado, cobrindo o fundo do aquário, por exemplo. Para isso deve-se abrir e esticar os filamentos da alga.

As algas competem com outras algas por nutrientes e, para que isso não desequilibre o aquário, a iluminação e fertilização de CO2 não devem ser excessivas, pois pode haver o aumento da quantidade e do tamanho. (AQUAFORUM)

Qualquer tipo de peixe pode viver no mesmo habitat, até mesmo peixes que se alimentam de algas, pois sua textura é dura, tornando difícil sua ingestão pelos peixes. (WIKIPÉDIA, 2012)

São muito utilizadas em montagens com camarões e aquários plantados, cobrindo os galhos e troncos, fazendo o papel de carpete ou simplesmente soltos no aquário. (AQUANATURE, 2010)

A reprodução do gênero de algas verdes Cladophora pode ser tanto assexuada quanto sexuada. A reprodução assexuada envolve pequenos esporos móveis com quatro flagelos
(zoósporos) enquanto que a reprodução sexuada acontece normalmente pela união de gametas biflagelados. (BRITANNICA, 2012)

Na zoosporia algumas espécies de algas multicelulares produzem células flageladas, os zoósporos, que nadam até atingir locais favoráveis ao seu desenvolvimento, onde se fixam e originam novos talos.

Algumas espécies de algas filamentosas apresentam células que se diferenciam em gametas masculinos, que atravessam pontes intercelulares, passam para células de outro filamento, diferenciadas em gametas femininos. Da fecundação surge o zigoto, que se liberta do filamento materno e se multiplica, originando um novo filamento.

Recomendações

A alga “marimo ball” é uma alga com aspecto diferenciado, geralmente utilizado em aquários de água doce. Além da característica ornamental, pode ser usada como carpete de aquários plantados, em aquários com camarões e atua no controle de algas.

Não precisa de acréscimo de CO2 e/ou nutrientes extras no meio.

Abç.

_________________
Imagem


26.07.2012(Qui)13:16
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Re: Marimo Balls - Como manter ?
Olá Vinicius e MarcielS, obrigado pelas dicas !
Nada como poder contar com a ajuda de quem entende do assunto !!!!
Na verdade estou precisando de orientações mais terra-a-terra de manejo prático, como, por exemplo, se as deixo sob luz solar direta ou indireta, por que período do dia, com que frequência troco a água, que tipo de recipiente devo usar para mante-las (vi em algumas fotos que estão em vidros tampados, confesso que acho mais bonito assim mas não sei se prejudicará o seu desenvolvimento), enfim, coisas beeeem mais básicas que as informações que vcs forneceram... rsrsrsrs...
Hoje elas estão em uma betteira de plástico, sobre um substrato de pedrinhas brancas alcalinizante (acho que é dolomita) e, pelo que li, troca-se a água quinzenalmente...
Mas posso coloca-las num vidro tampado como esse da foto, por exemplo ? Devo coloca-las sob alguma lâmpada tipo "luz do dia" ou alguma outra ? Enfim, como devo mante-las ?
Uma vez mais muito obrigado e um grande abraço a todos !

_________________
Eu acredito em SACI


26.07.2012(Qui)19:39
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Marimo Balls - Como manter ?
É... parece que finalmente as algas estão começando a chamar atenção pela beleza ... e requinte.
Essa é demais, ter varias dessas em um aquário deve ficar da hora.


27.07.2012(Sex)0:26
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Marimo Balls - Como manter ?
opa esqueci de perguntar onde vc comprou as marimo balls?

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


27.07.2012(Sex)0:36
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Marimo Balls - Como manter ?
Cultivar Marimo Balls é muito fácil Francisco.

Ela aceita qualquer condição de luz. É fotossintetizante, então em algum período do dia ela deve receber luz solar direta, ou você pode dispor de uma iluminação artificial por um período maior.

É caracteristica da alga flutuar na vertical (coluna) por causa da produção de oxigênio. Dizem até que é uma forma da alga se movimentar atrás de luz. Para colocar ela de volta no fundo do aquario é só dar uma 'apertada' nela para soltar o oxigênio.

No habitat (Lago Akan - Japão) as aguas são levemente ácidas, mas ela se adapta bem em aguas alcalinas. A troca de agua se dá a cada 15/20 dias.

Pode colocar em um vidro fechado. 8-)

ps. você sabe a origem da sua Marimo? Japão ou Islandia?

Abç.

_________________
Imagem


27.07.2012(Sex)10:52
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Re: Marimo Balls - Como manter ?
Olá Vinicius ! Comprei pelo seguinte site:

http://gardenmania.com.br/products/mari ... opila.html

Chegou no prazo e sem qualquer tipo de problema.

Olá MarcielS ! Não sei a origem, vou tentar obter essa informação com o vendedor... Mas é ótimo saber que posso mante-las em um vidro fechado, acho muito mais interessante dessa forma !

Um grande abraço a todos,

Francisco

_________________
Eu acredito em SACI


27.07.2012(Sex)18:40
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB