Autor |
Mensagem |
rdrgobra
Moderador
Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44 Mensagens: 2150 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Ética
Há muito tempo tinha o desejo de cultivar PCs, e quando neste ano resolvi transformar este sonho em realidade comecei a me inteirar do assunto e confesso que foi uma das melhores coisas que fiz na vida.
Converso com pessoas das mais variadas idades e juntos compartilhamos informações que, quando bem usadas se tornam conhecimento. Alias isto é o que torna este hobby uma coisa fascinante, pois assim nos sentimos incentivados a evoluir no cultivo.
Agora a razão de ter criado este tópico, é que tem uma pergunta que me atormenta desde que comecei a cultivar PCs e que pretendo ter esclarecida com a ajuda dos amigos do fórum.
Visitando o CPUK me deparei com um link para um site de venda de Droseras. Até aí tudo bem, mas ao dar uma vasculhada com mais calma no mesmo, acabei me deparando com uma peculiaridade: Várias espécies de Droseras brasileiras a venda, algumas de origem endémica e de difícil cultivo.
Como algumas destas plantas ficam em áreas de proteção ambiental e de acesso relativamente difícil, deduzo que suas sementes foram enviadas do Brasil para o exterior e lá propagadas em cultivo.
Antes que alguém ache que estou sofrendo de um nacionalismo "avant la lettre" vi, também, que espécies endémicas de outros países são comercializadas neste site.
Diante disso percebo que estamos entrando em um terreno pantanoso, pois ao mesmo tempo em que me choco com a fragilidade com que nossos "tesouros" verdes são apropriados e convertidos em mercadoria, também cobiçamos aquilo que está no "quintal do vizinho", ou seja, volta e meia temos em nossas coleções sementes ou mesmo plantas que não são nativas do Brasil e, aparentemente não nos importamos com isso.
A questão é: O envio/importação de sementes/plantas é lícito, ou estaríamos favorecendo a destruição de espécies nativas?
Obs.: Não fiz este tópico para criar confusão, apenas quero ver sanada uma dúvida que acredito não ser só minha, caso o mesmo saia do controle peço a adm/mod que o apague.
Abs,
Rodrigo F. Costa
_________________ "O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."
George Bernard Shaw (1856-1950)
|
08.09.2012(Sáb)11:12 |
|
|
MarcielS
Destaque
Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36 Mensagens: 758 Localização: São Paulo - SP
|
Re: Ética
rdrgobra escreveu: ...algumas destas plantas ficam em áreas de proteção ambiental e de acesso relativamente difícil, deduzo que suas sementes foram enviadas do Brasil para o exterior e lá propagadas em cultivo.
...cobiçamos aquilo que está no "quintal do vizinho", ou seja, volta e meia temos em nossas coleções sementes ou mesmo plantas que não são nativas do Brasil e, aparentemente não nos importamos com isso.
... O envio/importação de sementes/plantas é lícito, ou estaríamos favorecendo a destruição de espécies nativas?
Falta Ética E não é de hoje. Inumeros cultivadores/produtores tupiniquins, que só olham para o próprio umbigo mas não assumem, coletaram espécies nacionais e, a título de estudos, enviaram/trocaram por sementes/mudas de espécies estrangeiras. São essas que estão nas mãos dos vendedores gringos.
_________________
|
08.09.2012(Sáb)11:48 |
|
|
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Re: Ética
A questão é falta de ética mesmo. Muitas das nossas plantas não conseguem reproduzir-se em outros ambientes, então acho que muitas pessoas fazem a coleta das sementes e as envia sem nenhuma culpa. A degradação tem sido cada vez maior e o Governo Brasileiro pouco tem se importado com isso. A importação de qualquer tipo de sementes não chega a ser fácil não, o problema é que temos poucas pessoas envolvidas na Fiscalização e isso tem tornado a entrada e saída de material biológico do país como uma prática bem corriqueira e fácil. O problema que não temos ideia de quando teremos a condição de resolver. Enquanto isso, temos o desprazer de ver nossa Fauna e Flora devastada e não podemos fazer nada.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
09.09.2012(Dom)7:45 |
|
|
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Re: Ética
Trigo, café, soja, pinus, alface ... Carlos Rohrbacher escreveu: ...As espécies de plantas que cultivamos foram coletadas algum dia e cultivadores conseguiram reproduzí-las a ponto de hoje várias pessoas terem essas pequenas preciosidades em nossas casas. Não vejo ninguém ressarcindo os sul-africanos por vender D. capensis. Não é estranho que a expressão "roubo da biodiversidade" só seja usada a nosso favor (os brasileiros oprimidos)? ... Tópico mais antigo, sobre coleta de droseras, com alguma argumentação: viewtopic.php?f=12&t=7934
_________________ Droseraholic!!!
|
10.09.2012(Seg)11:28 |
|
|
rdrgobra
Moderador
Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44 Mensagens: 2150 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Re: Ética
Marciel, Ivo e Carlos - Muito obrigado por terem se dado o trabalho de abordar este assunto polêmico e como dito acima não criei este tópico para arrumar confusão e muito menos tive a intenção de ofender/acusar ninguém. Fiz algumas amizades em um fórum Português e no CPUK e alguns foristas de lá me indagaram se eu teria sementes de espécies brasileiras (Droseras e Utricularias) para troca.
Esse fato aliado ao detalhe do site estrangeiro vendendo espécies nacionais, acabou plantando uma dúvida em mim e antes de fazer algo de errado resolvi consultar o pessoal daqui e ver o que achavam desta situação.
Afirmo novamente que não estou sofrendo de nenhum nacionalismo tupiniquim, pois seria hipocrisia de minha parte uma vez que em meu cultivo a maioria das plantas não é brasileira.
Até mais pessoal e fiquem na paz.
Abs,
Rodrigo F. Costa
_________________ "O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."
George Bernard Shaw (1856-1950)
|
10.09.2012(Seg)12:03 |
|
|
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Re: Ética
Rodrigo, é importante que as pessoas apresentem suas opiniões, essa é a graça do fórum, poder argumentar com pessoas diferentes mas com interesses em comum. A maioria das minhas plantas nacionais, lá por 2006, eu recebi do exterior.
_________________ Droseraholic!!!
|
10.09.2012(Seg)19:25 |
|
|
rdrgobra
Moderador
Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44 Mensagens: 2150 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Re: Ética
Valeu mais uma vez Carlos, agora estou mais tranquilo quanto a este assunto.
Abs,
Rodrigo F. Costa
_________________ "O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."
George Bernard Shaw (1856-1950)
|
10.09.2012(Seg)19:32 |
|
|
fabriciopvet
Destaque
Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17 Mensagens: 221 Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
|
Re: Ética
Olá,
Eu sinceramente até um tempo atrás, era totalmente contra a saída de qualquer tipo de material do Brasil, legalizado ou não. Eu era contra por nacionalismo mesmo, não queria nosso material sendo comercializado e muitas vezes até patenteado lá fora.
Mas com o tempo observado algumas ações dentro do nosso hobby e ações de preservação no Brasil, comecei a mudar de ideia. A principio retirar algumas mudas e sementes e enviar pra fora, pode parecer degradar as populações de plantas e também vou falar de alguns killifishes que no meu ver temos o mesmo problemas ético. Mas a grande maioria das coletas são feitas por poucas pessoas em pequenas viagens e coletando poucos exemplares e enviando pra diversos criadores e cultivadores que vão propagar as especies. Em plantas muitas vezes in-vitro que gera um maior numero de plantas.
Quando se tem pessoas criando e cultivando querendo ou não, estamos de certa forma preservando, pois eu acho menos degradante cultivar e enviar pra fora, pois aumenta a chance de sucesso, (não pelo motivo dos gringos serem bons ou não no cultivo, mas por ter mais gente cultivando no mundo e aumentando as chances de sucesso no cultivo) do que ver nossos orgãos ambientais que muito nos julgam criminosos, e andar pelas estradas e ver biotopos sendo legalmente aterrados, sapos, plantas e peixes sendo extintos!
Coloquei um post com algumas fotos de uma pequena viagem que fiz em Goiás, e coloquei algumas fotos de duplicação de rodovias que estão cortando, aterrando e até aniquilando biótopos. Alguns destes biótopos são o único local que se encontra um determinando animal ou planta e ai simplesmente aniquilam com ele.
Vi tambem inumeros biotopos aterrados pra virar plantação de milho, soja, pastagem.... Locais que se tinha noticia de killifish, possivelmente até novas especies, e que nesta viagem não se encontrou nada, nem peixe, nem água, só aterro!
Algumas especies de killifish são anuais, habitam poças temporarias, que quando secam, todos os peixes morrem, e os ovos ficam enterrados no substrato com seu desenvolvimento quase nulo, bem lento, esperando as proximas chuvas. Estes ovos precisam de um periodo seco, não desenvolvendo se ficarem submersos, e ja vi alguns produtores, desviarem regos dágua no periodo seco pra manter as poças sempre cheias, para servirem de bebedouros para gado e assim quebrando o ciclo de desenvolvimento dos peixes.
Enquanto no nosso país tiver essa politica do " eu tenho dinheiro eu não preciso preservar" ou " o progresso é mais importante que a preservação", fica muito dificil contar só com algumas reservas para a preservação das especies, e com os poucos cultivadores no país.
Hoje , pra mim, quanto mais gente melhor, sendo aqui ou no mundo todo, se aumentar a chance de manter as especies, infelizmente tem que ser feito.
Porém, creio que primeiramente as especies de hobby, devam ser primeiramente criadas e distribuídas internamente, no país.
O Carlos citou que varias especies nacionais ele conseguiu de fora, nos killis era a mesma coisa, varias especies conhecidas ou ate ainda desconhecidas, já extintas no país ( por perda de biotopos e não por captura) hoje são muito bem criadas e facilmente encontradas lá fora.
Eu ainda acho muito ruim, ver gringos chegando no Brasil e levando muitas sementes e ovos, já fiz denuncias pra PF, Ibama etc, que geralmente não dão em nada..... Mas depois da viagem que fiz, e vi nossos peixes e plantas serem exterminados, neste caso especifico de hobby ( excluam ciencia, comercio etc) estou infelizmente fechando meus olhos para isso.
Abraços
_________________ __________________________________________________________
Minha Grow list!
|
11.09.2012(Ter)9:58 |
|
|
rdrgobra
Moderador
Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44 Mensagens: 2150 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Re: Ética
Comentário interessante Fabrício, muitas coisas que abordou no seu texto eu vou de encontro, algumas eu discordo, porém vejo que é antes de tudo um defensor de nosso meio ambiente. Fico feliz com isso, pois noto nos dias de hoje que cada vez menos pessoas parecem se importar com a natureza. Em alguns casos ela é tratada como um estorvo, algo que atrapalha o progresso da "humanidade".
As vezes acho que o ser humano veio a este mundo a passeio, visto que age como se não fizesse parte do mesmo. Mesmo assim sou perserverante e na medida do possível faço a minha parte. De que maneira? Simples decidi que só enviarei ao exterior sementes de plantas carnívoras brasileiras que venham de meu cultivo, jamais vou remeter pra fora do país aquilo que foi colhido da natureza.
Obrigado por seu post, sucesso no seu cultivo e até mais ver.
Abs,
Rodrigo F. Costa
_________________ "O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."
George Bernard Shaw (1856-1950)
Editado pela última vez por rdrgobra em 12.09.2012(Qua)1:26, em um total de 1 vez.
|
11.09.2012(Ter)20:09 |
|
|
fabriciopvet
Destaque
Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17 Mensagens: 221 Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
|
Re: Ética
Rodrigo,
só reinternando, quando digo sobre o envio de qualquer que seja material para fora, como eu disse mas agora vou reafirmar, na minha opinião deve-se primeiramente ter bem distribuída pelo nosso pais, se ela está bem distribuída, é que ela foi bem cultivada, deu varios frutos, e está já a algumas gerações em cultivo, ou no caso dos peixes , já existem varias gerações em cativeiro. Pegar peixe ou semente, planta o que seja, coletado e sair repassando e trocando, eu não faço e abomino.
Infelizmente sei de pessoas que saem coletando kllifish anual nacional, só pra servir de moeda de troca para outras especies de peixe. Já coletei, mas nunca passei peixes selvagens, exceto doados para criadores sérios que eu confiava, que sabia que teria resultados melhores que os meus, mas nunca penssando em retorno e sim em propagação em cativeiro da especie, como vejo muitos aqui no forum fazendo. Coletam plantas, folhas sementes, grande parte fica com o coletor/cultivador e uma ou outra vai pra um outro cultivador experiente e sério para tentar sucesso na empreitada de reproduzir as plantas.
Abração
_________________ __________________________________________________________
Minha Grow list!
|
11.09.2012(Ter)22:25 |
|
|
|
Quem está online |
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes |
|
Enviar mensagens: Proibido Responder mensagens: Proibido Editar mensagens: Proibido Excluir mensagens: Proibido
|
|