Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)2:50



Responder  [ 4 mensagens ] 
 Destruição do córrego do barbado em Cuiabá-MT 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 05.01.2012(Qui)9:50
Mensagens: 79
Localização: Cuiabá-MT
Mensagem Destruição do córrego do barbado em Cuiabá-MT
Bom dia amigos da natureza,

Nesse final de semana foi dado início a construção da chamada Av. Parque do Barbado, mediante a qual se pretende interligar as Avenidas Fernando Corrêa da Costa, Arquimedes Pereira Lima, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros e Vereador Juliano Costa Marques, aqui em Cuiabá-MT. Trata-se, pois, de uma obra impactante para o meio-ambiente, por conseguinte, para todos que moram em torno do córrego.

Como muito bem sabido, o córrego do barbado é um dos afluentes do Rio Cuiabá mais degradado da nossa cidade e, não a muito tempo, foi objeto de programa de recuperação, inclusive por empresas de grande vulto e notórias que assinaram TAC perante o MP-MT para preservação da mata ciliar.

A área verde a qual se pretende intervir é populosa, sendo de imperiosa manutenção para preservação do bem-estar e qualidade de vida dos que ali em torno habitam. Isso porque as árvores ajudam para o equilíbrio da temperatura, além do que a canalização ou tapamento de cursos d´água podem-se constituir verdadeiras bombas com produção de gás metano. /susto

Foto dia 12/04/2013:
Imagem

A obra começou na tarde sábado com a destruição da mata ciliar. Conforme as máquinas avançavam as árvores de grande porte iam sendo quebradas, jogadas ao chão, depois amaçadas, empilhadas e colocada ao lado da estrada que se construiu. O que se pode observar e de suma importância destacar é que não houve manejo prévio dos animais que ali viviam.

Fotos dia 27/04/2013:
Imagem
Imagem

Passado não muito tempo do inicio da obra, no sábado à noite mesmo, pode-se sentir o aumento da temperatura no ambiente externo, o que não era de costume nessa época do ano. Já no domingo, o frio da manhã logo se dissipou nas primeiras horas do dia e as obras retornam cedo, com mais desmatamento agravado pelo assoreamento do córrego.

Posso dizer, categoricamente, que vários pássaros foram afetados, pois, conforme as máquinas desmatavam a mata ciliar foi possível observar Joãos de Barros, Bemtivis, e Sabiás voando das árvores que posteriormente viriam a baixo. Isso foi muito triste, vez que se esperava ao menos um manejo dos ninhos que ali deveriam existir, o que não foi feito.

Foto dia 28/04/2013:
Imagem

A GECOPA de Mato Grosso pretende com essa obra proporcionar mais mobilidade ao trânsito de Cuiabá, como bem se constata matando várias árvores e animais, cessando o canto de pássaros, temperatura amena e ar-fresco, por um fluxo de aproximadamente 6.600 veículos somente em horário de pico, ocasionando poluição do ar e sonora para mais sofrimento da população envolvida. :roll:

Confesso senhores que hoje não aguentei, não sou uma pessoa muito emotiva, mas hoje de manhã chorei ao fazer as fotos. :cry: É que no meio daquela destruição, pude observar, talvez uma mãe-capivara ou mãe-paca e seu filhote andando naquele cenário desolador, como se procurassem o restante da família. Triste, :cry: !

Fotos dia 01/05/2013:
Imagem
Imagem
Imagem

Saibam, amigos, que tentei de tudo. Inicialmente, fiz denúncia ao MP-MT via internet em 10/12/12, que originou o registro 4548, onde procurei relatar os três primeiro parágrafos deste texto, todavia, obtive a seguinte resposta:

Citação:
Finalizado em 04/02/2013 13:11:35
Em atenção ao presente procedimento, o Grupo Especializado de Acompanhamento da Copa do Mundo do Pantanal 2014 da Capital determinou o Arquivamento desta manifestação justificando que "A situação já vem sendo apreciada pelo Grupo Especial de Acompanhamento das Obras da Copa." (Dr. Carlos Eduardo Silva - Promotor de Justiça)


Diante da inércia do MP-MT, quando começaram a desmatar fiquei desesperado, confesso que ainda estou, daí comecei a noticiar o ocorrido e pedi ajuda para várias ONGs que encontra-se nesta page: http://www.guiademidia.com.br/ongs/meio-ambiente.htm Pasmem, nenhuma delas retornou. /surpreso

Hoje, sabendo que essa obra tem o aval do MP-MT que, anteriormente, obrigou as empresas que afetaram a mata ciliar do córrego assinarem TAC para preservação de “área de preservação ambiental”, me faz pensar: - Como eu gostaria que Cuiabá não fosse sede da Copa do Mundo, mormente para que essa realidade a ser enfrentada, com repudio, não pudesse acontecer. Fica, então, a moral da história: A Copa de Mundo de 2014 faz mal a natureza, e, obviamente, de "parque" essa avenida não terá nada.

_________________
-= GALERIA RBS ! =-
http://www.flickr.com/photos/rbscba/


01.05.2013(Qua)8:39
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44
Mensagens: 2150
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Mensagem Re: Destruição do córrego do barbado em Cuiabá-MT
É lamentável que o progresso da humanidade se faça as custas da destruição do meio ambiente, mas acredite amigo a Copa é só uma desculpa esfarrapada que encontraram para devastar esta área, visto que mais cedo ou mais tarde ela iria sumir daí :cry: . Infelizmente cidades e natureza caminham em direções opostas :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa

_________________
"O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."

George Bernard Shaw (1856-1950)


01.05.2013(Qua)9:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.03.2013(Qua)18:33
Mensagens: 48
Localização: Salvador/BA
Mensagem Re: Destruição do córrego do barbado em Cuiabá-MT
Estão fazendo a mesma coisa em um rio aqui em lauro de freitas. E não é nem por causa da Copa. Em verdade, é um rio bastante poluído pela própria cidade. Logo, a prefeitura entendeu que é mais fácil concretar em cima do que revitalizar.

É absurdo esse pensamento. Enquanto na Europa fazem de tudo para preservar os menores córregos deles, tornando-os elementos de lindas paisagens, aqui, num país onde os rios são constantes, o governo prefere concretar tudo do que recuperar.

O pior é que se esses mesmo rios, utilizando-se melhor o dinheiro da Copa, fossem revitalizados e recebessem a devida projeção, seriam pontos turísticos apreciados e elogiados pelos turistas.

Compartilho de sua indignação.

_________________
Guilherme Nascimento


01.05.2013(Qua)12:17
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.10.2012(Qui)13:30
Mensagens: 367
Localização: SP - Zona Leste
Mensagem Re: Destruição do córrego do barbado em Cuiabá-MT
Pois é RBS infelizmente o governo não liga muito para o desmatamento, aqui em ribeirão pires onde trabalho acabaram com um monte coberto de mata e canalizaram um corrego para passar o rodo anel. Mt triste ver a paisagem mudar.

_________________
Growlist - http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=10572
Galeria - https://plus.google.com/u/0/photos/107463078554948048219/albums


02.05.2013(Qui)7:11
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 4 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB