Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 21.05.2025(Qua)19:15

Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Quando, realmente, uma semente vira planta??? 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Quando, realmente, uma semente vira planta???
Ola pessoal! Tenho umas sementes de N. truncata em germinacao. Tinha visto um pontinho verde se formando, porem hj vi que o fungo tomou conta do verde :cry: ! Eu jah havia colocado em minha growlist: seedling=N. truncata. Entao fiquei pensando... Seedling=muda, certo? Entao:
1. Quando uma seed germina deve-se colocar apenas 'germinada' ou 'seedling'?
2. Quando um seedling deixa de ser seedlind e passa para a growlist como 'planta' mesmo?

Gostaria que comentassem a esse respeito.

Vlw!

15.08.2010(Dom)13:41
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Na minha opinião:

1) Tanto faz, mas eu prefiro "seedling" (= planta/muda jovem criada de semente).

2) Eu considero quando atinge o porte de planta adulta ou quando já pode ser tratada como tal (sem necessidade de cuidados especiais), embora muitas vezes ainda não tenha alcançado a maturidade sexual (nas plantas de ciclo mais longo).

Os primeiros 3 meses são críticos para os seedlings, qualquer alteração inesperada pode pôr tudo a perder (seca, fungos, pragas, substrato inadequado, deficiências nutricionais, etc.). Isso é particularmente notado no cultivo comercial de cactos, onde só se consegue quase 100% de aproveitamento dos seedlings com o uso de fungicida no solo.

15.08.2010(Dom)15:02

Mensagem 
eu considero quando os sedleengs produzem sementes

15.08.2010(Dom)15:20

Mensagem 
CaioSurian escreveu:
eu considero quando os sedleengs produzem sementes

Mas se é assim... As nepenthes que demoram pra dar sementes (se derem) vão ser seedlings de mais de um metro! :shock:

Eu também tenho essa dúvida, na minha opinião, o seedling vira uma muda quando começa a ter as características da espécie (no começo são praitcamente iguais) e também quando não precisam de cuidados especiais, como falaram acima.
Abraço!

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

15.08.2010(Dom)15:50

Mensagem 
vredade :shock: mais isso se aplica bem nas dionaeas e droseras

15.08.2010(Dom)17:21
EM OBSERVAÇÃO

Mensagem 
para definir uma meta,que tal 1 mes e meio depois de se parecer com a adulta e passar os primeiros 3 meses,oq vir por ultimo.

15.08.2010(Dom)18:03
Destaque

Mensagem 
Eu considero que o seedling vira muda, planta mesmo (rsrsrs) quando as folhas/armadilhas ficam com a forma/tamanho das adultas...

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

15.08.2010(Dom)18:06
Moderador

Mensagem 
Hase escreveu:
Eu considero que o seedling vira muda, planta mesmo (rsrsrs) quando as folhas/armadilhas ficam com a forma/tamanho das adultas...

Hase, o negócio é meio complicado...
Quanto a forma, as D. burmanii, por exemplo, já nascem praticamente com a forma adulta e não precisam de cuidados "especiais" diferentes dos cuidados à uma adulta quando nascem. Isso quer dizer que elas não têm fase de seedling?. Acredito que não é isso, e sim quanto tempo elas podem ser consideradas como tal e através de qual características podemos definir isto. Eu, particularmente, acho que tais características variam de planta a planta, mesmo de igual gênero.
Outro exemplo, quanto ao tamanho, são as nep's. Se vc conceituar alguma como seedling ou planta quando ao tamanho fica complicado, visto que os ascídeos mudam de forma (aspecto) praticamente por toda a vida da planta, o mesmo acontece com o tamanho das folhas que varia muito de espécie a espécie, ou mesmo ano após ano, durante a fase adulta da planta. Mas... quando uma nep torna-se adulta? Quando dá sementes? Fica difícil assim... (precisa falar prq?) Imagina se fosse utilizar esse critério com o Cephalotus? Do jeito que é complicado de dar sementes...
Mas é isso... Opiniões... Opiniões... Postem as suas!

Um abraço. :wink:

15.08.2010(Dom)18:31
Destaque

Mensagem 
Caio, caso o Sphagnum esteja crescendo em volta, não deixe ele sufocar os "seedlings" corta/poda eles...

eu chamaria de seedling tambem.
estou curioso para ve-los ou ve-lo :shock:

Boa sorte

15.08.2010(Dom)20:57
Destaque

Mensagem 
Bruno Millan escreveu:
... As nepenthes que demoram pra dar sementes (se derem) vão ser seedlings de mais de um metro! :shock:
... na minha opinião, o seedling vira uma muda quando começa a ter as características da espécie (no começo são praticamente iguais) e também quando não precisam de cuidados especiais...
Eu penso o mesmo!

MIGUEL ANGELO PANDINI

16.08.2010(Seg)8:08
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo