Hase escreveu:
Eu considero que o seedling vira muda, planta mesmo (rsrsrs) quando as folhas/armadilhas ficam com a forma/tamanho das adultas...
Hase, o negócio é meio complicado...
Quanto a forma, as D. burmanii, por exemplo, já nascem praticamente com a forma adulta e não precisam de cuidados "especiais" diferentes dos cuidados à uma adulta quando nascem. Isso quer dizer que elas não têm fase de seedling?. Acredito que não é isso, e sim quanto tempo elas podem ser consideradas como tal e através de qual características podemos definir isto. Eu, particularmente, acho que tais características variam de planta a planta, mesmo de igual gênero.
Outro exemplo, quanto ao tamanho, são as nep's. Se vc conceituar alguma como seedling ou planta quando ao tamanho fica complicado, visto que os ascídeos mudam de forma (aspecto) praticamente por toda a vida da planta, o mesmo acontece com o tamanho das folhas que varia muito de espécie a espécie, ou mesmo ano após ano, durante a fase adulta da planta. Mas... quando uma nep torna-se adulta? Quando dá sementes? Fica difícil assim... (precisa falar prq?) Imagina se fosse utilizar esse critério com o Cephalotus? Do jeito que é complicado de dar sementes...
Mas é isso... Opiniões... Opiniões... Postem as suas!
Um abraço.