Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)20:02



Responder  [ 71 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Insetos 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18
Mensagens: 188
Localização: São Paulo, SP, Brasil
Mensagem Re: Insetos
KKK... Engraçado como tem bastante gente que gosta de insetos mas cultiva plantas que os comem :twisted: ... rsrsrs :lol: :lol:

Realmente, a foto ficou ótima Hanna. Perfeitamente "cronometrada".

Claro que alguns insetos não despertam admiração, mas quanto mais fotos vejo, mais me interesso por eles.

Abçs e até logo.

_________________
Henrique P. Ferreira


08.07.2011(Sex)23:29
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.02.2011(Seg)18:00
Mensagens: 46
Localização: Belém/PA
Mensagem Re: Insetos
haha, terrivel contradição!
Confesso que sinto pena quando vejo alguém matar um inseto ou diz pra mim que eles tem que morrer, ou chegam ao cúmulo de dizer 'mas pra que serve um bicho desses?'. Enfim, apesar de alguns não serem tão bonitos 'esteticamente' é muito legal observar como eles se locomovem, ou ficam limpando as patinhas. Até mesmo uma mosca comum é interessante :)
Vocês conhecem o besouro rinoceronte, minha família tem um sítio que fica no meio do mato e esses besouros ficam enterrados durante o dia na areia branca e a noite ficam voando nas lâmpadas da casa, um dia tinha um no focinho do cachorro de lá haha.

Imagem
Pela propoção entre o besouro e a minha mão dá pra perceber o tamanho desse 'bichinho', né?

_________________
Hanna Pontes


09.07.2011(Sáb)9:45
Perfil

Registrado em: 16.04.2011(Sáb)20:56
Mensagens: 173
Localização: ES
Mensagem Re: Insetos
É mesmo, insetos são muito importantes para a natureza, se eles não existissem, quase não iam existir plantas no mundo, pois eles que fazem a polinização. :wink:

Bem legal esse besouro nunca vi um desses na natureza, só numa exposição da minha escola (coitado, estava preso numa caixa de vidro :( )


09.07.2011(Sáb)11:40
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18
Mensagens: 188
Localização: São Paulo, SP, Brasil
Mensagem Livro sobre Entomologia - Insetos
Olá pessoal,
Essa semana comprei um livro sobre entomologia, segue imagem abaixo:

Entomologia Didática, Autor(es): Buzzi, Zundir Jose:
Imagem

É um livro muito interessante, e embora eu ainda nõa tenha lido muita coisa, me pareceu bastante didático (assim como o próprio nome já diz /psica ) para pessoas leigas como eu. Gosto de insetos mas não sei (ainda) praticamente nada sobre os mesmos e espero que com esse livro eu comece a entender melhor os alimentos das minhas plantinhas ... rsrsrsrs :evil: :twisted:

Bom, é isso, uma sugestão para quem tiver interesse, e também gostaria de sugestão/opinião dos entomólogos

Até mais.

_________________
Henrique P. Ferreira


20.12.2011(Ter)11:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Insetos
Olá Rique!

Muito bacana ver esse seu interesse. Parabéns!

Olha, esse livro é excelente, bem completo e confiável, inclusive é o livro adotado na disciplina de Entomologia na maioria dos cursos de Ciências Biológicas pelo Brasil afora.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


20.12.2011(Ter)16:35
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Insetos
Olha o que eu achei em uma vistoria aqui em São Mateus:

Imagem

Já havia visto um desses a anos atrás, mas não faço idéia do nome... só sei que é um "coleóptero" :mrgreen: .

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


08.01.2012(Dom)9:56
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Insetos
Olá Jadson. Muito provavelmente é da família Curculionidae, a família dos gorgulhos. Note que ele até tem uma ligeira "trombinha"

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


08.01.2012(Dom)22:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re:
Alessandro escreveu:
É a lagarta da borboleta Opsiphanes cassiae.
Abaixo a borboleta e uma foto de uma parente mais colorida.
Imagem

Imagem


O nome dessa lagarta eh popularmente conhecida como mandruva dizem que a sua picada causa "ninho de cobra" alergias, coceira e em casos graves preteiamento da pele tomem cuidado quando eu morava no mt eu via diariamente varias lagartas casulos e borboletas

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


13.01.2012(Sex)21:32
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Insetos
Pois é Vinicius, todo cuidado é pouco, mas quanto a essa lagarta da foto não me parece perigosa assim como a lagarta da Brassolis sophorae que também ataca palmeiras mas que só causa nojo dependendo da quantidade :lol: :
Imagem
Acho que essa é uma fêmea por causa da mancha com formato de "Y" nas asas.
Imagem
Olha que bonitinha. (tive que pegar várias delas com a mão para um trabalho :roll: )

Mas perigosas mesmo são essas:

Imagem
Não sei o nome, nem se são borboletas ou mariposas, mas dão arrepios só de imaginar tocando na pele :( . Encontrei antes que me encontrassem /susto .

Abraços.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


13.01.2012(Sex)21:45
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 30.06.2011(Qui)18:36
Mensagens: 256
Localização: BH - Sete Lagoas / MG
Mensagem Re: Insetos
tive um péssima experiencia com queimadura de lagarta num clube onde eu trabalhava...de lá pra cá...
se tem árvore fico de olho em volta a procura de cocô delas ou folhas comidas...
tomei horror....e olha que antes eu não tinha nenhuma fescura na presença delas...mas hj....é diferente....

não sei qual era a especie dela...sei que era preta (quero dizer escura...pq era fim de tarde e em meio ao pânico e a dor que eu sentia...nem vi cor alguma) e bem peluda...com mais ou menos uns 15 cm de comprimento
desses bichos passo longe....

_________________
Roberta
Apaixonada por Utricularias e iniciando o cultivo de Genliseas... obrigada Carlos R.!!!


Minha Grow e Wishlist
Minha Galeria
Imagem


13.01.2012(Sex)23:21
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 71 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB