Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)3:51



Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Ciência e pseudociência - Homeopatia 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Em tempo...existe, sorte, acaso e aleatoriedade no efeito placebo, mas apenas porque não é em qualquer pessoa que ele pode ocorrer, diferente de susbstâncias ativas, as quais atuam mesmo que você não queira se curar. É um efeito real e eficiente mas sua OCORRÊNCIA, e não sua eficácia, que é aleatória.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


18.11.2010(Qui)16:15
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Graco escreveu:
mas o efeito placebo é um efeito natural, científicamente conhecido e comprovável.


Concordo contigo, é um fenômeno passível de demonstração científica.

_________________
Droseraholic!!!


18.11.2010(Qui)16:40
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Francisco Eduardo escreveu:
Miguel Pandini escreveu:
"... Levar vantagem do medo, da necessidade de alívio das pessoas..."

Isso me lembra um monte de outras coisas em nossas vidas... Mas, por motivos óbvios, prefiro não entrar nos detalhes...
Parabéns, Carlos! Muito bom!


Olá Miguel ! é verdade, basta vermos o que o Bush, filho, conseguiu depois do 11/09...
Tudo bem, Francisco. Pode-se incluir isso que você citou. Mas, eu me refiro a coisas bem mais graves...
Sobre a questão principal, conforme já foi dito, é preciso ter cuidado para não confundir a homeopatia com a fitoterapia e ervas medicinais, pois são recursos infinitamente diferentes.
Eu passei por um tratamento de emagrecimento natural, completamente baseado em fitoterapia, acupuntura e reeducação alimentar, que durou um ano, e os resultados foram excelentes. Permaneci saudável, e estou mantendo o peso e a saúde mesmo depois de muitos meses.
Também concordo plenamente com o tal "efeito placebo": costuma funcionar algumas vezes. O cérebro humano é poderoso, e é capaz de coisas realmente incríveis!
Mas, não acredito que eu tenha sido vítima do efeito placebo: um ano seria tempo demais! :lol:
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


19.11.2010(Sex)8:55
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
epa! isso que é papo furado de boa qualidade! :lol:
sou sou ateu e cético, acho q sou assim desde os 7 anos quando descobri que o papai noel n existia hauhauha.
bem, para mim não ha nada alem de efeito placebo nos remédios homeopáticos, assim como diversos outros casos mais polemicos como foi citada anteriormente as curas pela fé...

um belo exemplo da eficácia do efeito placebo é o de verrugas em crianças q saram apenas com o simples ato da criança desenhar sobre a verruga ou escrever em um papel simbolizando o fim do problema dentre outras formas simbólicas de 'cura'. Mas também devemos lembrar que crianças são bem mais influenciáveis do que adultos, assim, são mais suscetíveis a um efeito placebo.

aproveitando que ja colocaram no meio a discussão das fitoterapia, grande parte das plantas usadas na medicina popular possuem substancias com princípios ativos com efeito comprovado em laboratório so que por conterem não apenas o princípio que é utilizado nos medicamentos industrializados e sim um coquetel químico q funciona de forma muito mais complexa do q um princípio isolado, também temos que lembrar que um dos muitos motivos da resistência da aprovação científica no uso de plantas é a auto medicação e o lucro que as grandes impressas farmacêuticas iriam perder caso se tornasse oficial a eficácia da fitoterapia.

outro assunto que poderia ser discutido é o caso dos Florais de Bach, que propõe o tratamento de doenças emocionais :wink:

_________________
Imagem


19.11.2010(Sex)20:36
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Carlos vai reclamar das minhas analises funcionais ruins mas vamos lá XD XD XD XD

Eu vejo o efeito placebo, não so da homeopatia, mas também como de todos os tratamentos alternativos e """"""""""""""""""""""""""""""""holísticos"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""" baseados em um sistema natural de resposta fisiológica que é inerente a praticamente todo ser vivo: Resposta de lutar e fugir. Que em nos humanos quando nos encontramos em uma situação desfavoravel que se mantém por um periodo grande de tempo e causa o que comumente chamamos de Stress.

O stress é causado por uma serie de estimulos e informações a nossa volta que estão toda hora dizendo para nós "você vai se danaar", "Vai tudo dar erraaaado", "não aconteceu aquilo que você queria", "estourou o cheque especiaaaal".
Tudo isso nos deixa como deixava os homens das cavernas quando ficavam de frente pra um tigre dentes de sabre: morrendo de medo e cheios de adrenalina.

O stress criado por arranjos dessas circunstâncias ruins e cotidianas tem varios efeitos sobre o organismo, entre eles: disturbios no sistema digestório, baixa na eficiencia do sistema imune e desequilibrio no sistema endócrino. So esses efeitos, a longo prazo levariam o organismo a ficar suceptivel a varias doenças, e a ter um quadro de agravamento das doenças fisicas preexistentes, que levariam as pessoas é claro a procurar ajuda de profissionais de saude ou, dependendo da história de vida e valores e crenças a pessoas da ""area de saude não cientifica".

Aprendemos sempre, por informações que nos são passadas pelos meios de comunicação, por observação de pessoas ao nosso redor, que Remédio é algo que traz alivio e cura de doenças. Ou seja as pilulazinhas, o nome remédio e o ato de ser medicado nos colocam em uma situação onde um agente perceptível vai ter uma probabilidade alta de nos retirar de nossa atual fase de dor, lamúria e danação.

Ao tomarmos tanto o remédio ou um placebo automaticamente deixamos de responder aquelas coisas que estavam nos fazendo pensar em doença, coisas ruins e falhas. Dai começamos a nos concentrar novamente nas coisas não ruins e começamos a ter animo para lidar com as situações da vida que nos causam o estresse. Com isso o organismo diminui a resposta de stress e começa a funcionar de maneira mais normal, com uma melhora na função digestiva e imunológica o que ajuda a acabar por si só com boa parte dos sintomas das doenças.

É claro que esse efeito de diminuição da resposta de stress, aliado a algum principio ativo que ajude no combate das doenças instaladas vai fazer a recuperação do funcionamento normal do organismo ser mais rapida e eficiente.


Então para mim o efeito placebo desses tratamentos é isso: basicamente um sinal que as coisas vão melhorar que nos faz mudar de atitude perante os problemas anteriores, e essa mudança de comportamento e de visão das coisas do mundo das coisas ao redor tem efeitos visiveis no organismo.

Esse tipo de analise a grosso modo serve para qualquer outro tipo de circunstancia e comportamento que pareça ter propriedades milagrosas sobre a saude (oração, ler livro de auto ajuda, ver filme motivador, fazer massagem relaxante, cuidar das PCS que mais gosta e ve-las crescer e postar fotos pra fazer inveja no fórum...)

Claro que pessoas que padecem de doenças de cunho fisiológico mais serio, não ligadas a resposta de stress não vão se encaixar nessa categoria de análise do fenomeno. Para elas o efeito placebo é limitado e o stress so ajuda a agravar o quadro clinico, e é claro a melhora do funcionamento do organismo como eu relatei aqui não vai necessariamente interferir no quadro clinico para uma "cura".

A questão das pessoas procurarem tratamentos não científicos e muitas conseguirem ter melhoras é para mim uma boa critica ao estilo impessoal e tecnicista da maiora dos profissionais de saude. Os profissionaís """""""""""""" holísticos"""""""""""" pseudocientíficos sempre primam pelo "humanismo" levando em conta as questões "psicologicas" e gerais do bem estar da pessoa, geralmente conversando com seus pacientes e ouvindo os problemas pessoais e emocionais que SEMPRE estão envolvidos nas doenças fisicas.

Vivemos num mundo que cria pessoas muito carentes de serem aceitas sem reservas e que querem ser compreendidas e bem tratadas, e isso faz os profissionais das areas não científicas terem uma atuação diferenciada do povo "robozinho" que trata as pessoas como objetos de estudo de forma totalmente impessoal e mecanica da area Médica.

não que eu concorde que os profissionais da area de saude não cientifica estão certos, mas eles ja pescaram que o ser humano é um todo de emoção, """"""""""""""alma"""""""""""""""""" e corpo fisico e que isso é importante para o bem estar das pessoas e que tem efeitos visiveis na melhora e no bem estar de quem sofre.


19.11.2010(Sex)22:00
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Os conjuntos ou classes de respostas emocionais citadas pelo Adilson, chamadas no Senso-comum de ‘medo’, ‘estresse’, ‘ansiedade’ (dentre outros) podem controlar o que fazemos. Em geral evitamos o que nos é desagradável, seja etológico (próprio da espécie) ou aprendido ... ... como nas ‘fobias’ que são comuns embora pareçam não fazer sentido.

Quando os tratamentos convencionais não funcionam as pessoas fazem qualquer coisa para obter alívio do que lhes aflige, ou melhor, da sensação produzida durante algum tipo de evento, mais ou menos fisiológico. Sempre há alguém de plantão para explorar as pessoas, e quanto mais fragilizadas mais fácil é explorar as pessoas, mais é tirado delas.

Há quem não entenda que ‘receitar remédios homeopáticos’ é um tipo de ‘alopatia’, mas sem o princípio ativo. Não é estranho rejeitar uma indústria por ser ‘química’ e aceitar outra indústria que, apesar de ser também ‘química’ vende o famoso H2O como se fosse ‘remédio’? Quando tomo ‘água’ e mudo minha condição, real ou percebida de saúde é exemplo de ‘placebo’.

Por falar em placebo ...

... florais de Bach –» O que fazem? Qual a proposta? O que há nos frasquinhos além de álcool?

_________________
Droseraholic!!!


19.11.2010(Sex)23:41
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
aqui vai uns sites sobre os florais de bach:
http://www.bachcentre.com/centre/tincture.htm
http://www.farmaciavitae.com.br/florais.htm
como diz nos sites, os florais se baseiam na mesma "teoria" dos remédios homeopatas, (aquela historia das ondas e memória da agua) porem buscam tratar as 'doenças emocionais'...

ah! uma das praticas alternativas q realmente funciona é a da aromaterapia ou mais especificamente os óleos essenciais, que são óleos vegetais que realmente possuem os princípios ativos das plantas e varios ate mesmo possuem efeitos colaterais (por exemplo o óleo de betula concentrado pode queimar a pele sendo usado ate mesmo no tratamento de verrugas), o mais interessante: o efeito é realmente visível pois a grande maioria possuem ação antibacteriana e antifungica

_________________
Imagem


20.11.2010(Sáb)19:01
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 27.11.2009(Sex)11:24
Mensagens: 247
Localização: Toledo - Paraná
Mensagem 
Só dando uma palavrinha no tópico, passou recentemente na TV aberta, uma mulher que consultou um medico 'homeopata', ela estava com dores de cabeça e já tinha tomado todos remédios prescritos por médicos. Esse 'homeopata' receitou alguns chás, que depois de 60 dias, acabaram com o fígado da mulher. Ai depois de um tempo, ela conseguiu um transplante. :?
Acho que com a dor no fígado acabaram as dores de cabeça :lol: .

Em tempo: http://www.youtube.com/watch?v=Dv_AZkvz21A

_________________
Alguem anda me devendo umas sementes .....


21.11.2010(Dom)9:12
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Igor lins escreveu:
... outro assunto que poderia ser discutido é o caso dos Florais de Bach, que propõe o tratamento de doenças emocionais :wink:
Um dos terapêutas me receitou isso... Tomei as primeiras doses, mas como não fez qualquer efeito, abandonei e economizei meu dinheiro...
O que realmente funcionou foi a reeducação alimentar associada a alguns conceitos da fitoterapia, no que tange aos chás diuréticos (auxiliares no controle da retenção de líquidos, e consequentemente auxiliares no controle de minha pressão arterial), além do uso de oleaginosas como auxiliares no controle do colesterol e triglicerídeos (sementes de linhaça, nozes e castanha-do-Pará).
Só gostaria de lembrar que tal tratamento - o da reeducação alimentar - foi dirigido por uma nutricionista - profissional com curso superior em Nutrição - e não por homeopata ou esotérico. A outra parte do tratamento - a holística - eu simplesmente dispensei!
Dispensei isso da mesma forma que já havia dispensado um tratamento médico - feito por um profissional formado em Medicina - onde me foi receitado um moderador de apetite que me deixou com insônia, calafrios, irritabilidade, crises de depressão e pesadelos por quatro meses, mesmo depois de ter parado com a medicação. Por muito pouco não processei o "doutor"... Por tanto, é sempre bom ficar atento, também, com o outro lado da moeda...
Além do meu ceticismo natural, também tenho toda uma história de tratamentos frustrados nessa área, por décadas...
Assim, posso afirmar, com toda a segurança, que, nesse último tratamento, jamais estive sob o "efeito placebo".


Samoied (Adilson Peres) escreveu:
... Vivemos num mundo que cria pessoas muito carentes de serem aceitas sem reservas e que querem ser compreendidas e bem tratadas, e isso faz os profissionais das areas não científicas terem uma atuação diferenciada do povo "robozinho" que trata as pessoas como objetos de estudo de forma totalmente impessoal e mecanica da area Médica.

não que eu concorde que os profissionais da area de saude não cientifica estão certos, mas eles ja pescaram que o ser humano é um todo de emoção, """"""""""""""alma"""""""""""""""""" e corpo fisico e que isso é importante para o bem estar das pessoas e que tem efeitos visiveis na melhora e no bem estar de quem sofre.
Também penso assim. O apelo comercial é óbvio.

E, aproveitando o alto nível da discussão neste tópico, gostaria de saber se alguém aqui já conhece alguma coisa sobre "Ayurveda"...?
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


Editado pela última vez por Miguel Pandini em 22.11.2010(Seg)7:48, em um total de 1 vez.



21.11.2010(Dom)11:13
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello pessoal, tô assistindo os videos e adorando! Adilson, apesar de 100% cético, adorei teu post e concordo. Medicina alternativa e religioes mexem mesmo com o lado emocional das pessoas, especialmente em momentos de carência. Isso é mto dificil de tratar pelo lado científico, especialmente p/ quem não entende de ciência...

Abs céticos a todos
Fernando


22.11.2010(Seg)3:48
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB