Plantas têm memória e Animal-planta
Estava lendo a revista Superinteressante de setembro e vi uma reportagem que diz que as plantas têm formas primitivas de memória e raciocínio. Os cientistas deixaram uma planta no escuro e projetaram um feixe de luz em uma das folhas e descobriram que essa folha enviava instruções para as demais, que então começaram a se preparar para receber luz e elas se lembram por até 4 dias da quantidade de luz que recebem. Até ai tudo bem a folha é da mesma planta! Mas achei mais interessante um outro estudo feito em 2007 por cientistas holandeses, eles descobriram que um tipo de trevo, o
Trifolium repens alertam uns aos outros quando são atacados por lagartas, então eles reagem e deixam as folhas mais duras e menos apetitosas.
Numa edição anterior havia uma reportagem sobre uma lesma do mar a
Elysia chlorotica, ela é o primeiro hibrido entre animal e planta, antes essa lesma se alimentava de algas e usava os cloroplastos da alga para fazer fotossíntese, até que ela incorporou um gene da alga e passou a sintetisar a própria clorofila, só se alimentam de luz e CO2.
Elysia chlorotica