Douglas Abrantes escreveu:
... No outro dia, eu tive a impressão de que uma nepenthes minha tinha o fototropismo negativo, mas não tenho certeza si era isso ou o peso do jarro que entortou a planta. O fototropismo negativo, talvez, significaria que a planta está em busca de sombra, que em habitat, seria a sombra de uma outra árvore e poder subir nela! Faz sentido?

Olá!
Acho pouco provável que uma planta corra atrás de sombra... Mas, em se tratando de natureza, penso que nada pode ser descartado!
Vou passar a observar isso nas minhas neps aqui!
garcia bonsai escreveu:
... E tb a alata é a unica que precisa se enrolar pra começar a formar o jarro, a N. arakawae e a N. gracilis nem precisam formam sem se enrrolar...
Outra situação que merece atenção!
Há alguns anos, antes que estar aqui no forum, eu encontrei uma página na net, de um italiano que mostrava um "truque" para induzir a neps na fase de parreira (com "upper") a produzir os jarros. Mas, o "maledetto" escreveu o texto explicativo num dialeto local, bem diferente do italiano padrão que eu conheço, e deu para entender pouca coisa, infelizmente. Porém, ele se referia a algo sobre "enganar a planta", colocando alguma coisa para ela se enrolar... Foi uma pena eu não ter conseguido traduzir tudo...
Agora, com essa observação do Garcia, isso me voltou à lembrança. Certas neps às vezes são meio duras na queda para colocar jarros, principalmente na fase dos "upper"...
É importante que outros aqui passem a observar isso também!
[ ]'s