Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)16:15

Responder  [ 6 mensagens ] 
 Shagnum seco e vivo...qual a diferença?? 
Autor Mensagem

Mensagem Shagnum seco e vivo...qual a diferença??
Olá,

Antes de mais, se este tópico for repetido, agradecia que me dessem o link para o respectivo tópico.

Agora a dúvida:

Desde o inicio do cultivo de plantas carnivoras que uso sempre o mesmo substracto: turfa + perlite 1:1
Agora tenho visto muita gente a usar sphagnum, e para plantar sementes e isso considero o melhor.
Mas qual é a diferença entre sphagnum vivo e seco?? Ambos dão para substracto, certo??

cumps,

Rafa :wink:

28.02.2009(Sáb)9:45
Moderador

Mensagem 
Rafa,

A turfa é originada da decomposição do sphagnum, pelo menos foi o que me disseram alguns agrônomos.

Para germinação de sementes costuma-se usar o sphagnum morto (seco) para que não haja o crescimento dele e acabe cobrindo as mudinhas ou afundando as sementes, pois o crescimento do sphagnum é mais rápido que da maioria das plantas carnívoras originadas por sementes. Mudas feitas a partir de folhas tem um crescimento mais rápido, pelo menos foi o que eu e mais alguns foristas observamos.

O sphagnum vivo é usado para enfeitar os vasos e também para auxiliar no resfriamento do substrato, uma vez que ele auxilia na evaporação da água e com isso diminui a temperatura do substrato de algumas plantas mais sensíveis, como as darlingtonias que são cultivas em regiões mais quentes do Brasil.

Abraço.

28.02.2009(Sáb)10:50

Mensagem 
Bode escreveu:
Rafa,

A turfa é originada da decomposição do sphagnum, pelo menos foi o que me disseram alguns agrônomos.

Para germinação de sementes costuma-se usar o sphagnum morto (seco) para que não haja o crescimento dele e acabe cobrindo as mudinhas ou afundando as sementes, pois o crescimento do sphagnum é mais rápido que da maioria das plantas carnívoras originadas por sementes. Mudas feitas a partir de folhas tem um crescimento mais rápido, pelo menos foi o que eu e mais alguns foristas observamos.

O sphagnum vivo é usado para enfeitar os vasos e também para auxiliar no resfriamento do substrato, uma vez que ele auxilia na evaporação da água e com isso diminui a temperatura do substrato de algumas plantas mais sensíveis, como as darlingtonias que são cultivas em regiões mais quentes do Brasil.

Abraço.

Hum...obrigado Bode.
então, posso usar um sub. do tipo: sphagnum seco+turfa+perlite 2:1:1, e usar sphagnum vivo por cima do vaso, de modo a mantê-lo húmido e a enfeitar o vaso.

cumps,

Rafa :wink:

01.03.2009(Dom)16:35
Moderador

Mensagem 
você pode sim, na realidade, se está comprando todos os componentes do substrato (sphagnum, turfa e vermiculite) e quiser economizar, pode apenas comprar o shpagnum, pois as plantas carnívoras aceitam um substrato composto apenas por esse musgo sem muitos problemas.

Abraço.

01.03.2009(Dom)16:38

Mensagem 
Bode escreveu:
você pode sim, na realidade, se está comprando todos os componentes do substrato (sphagnum, turfa e vermiculite) e quiser economizar, pode apenas comprar o shpagnum, pois as plantas carnívoras aceitam um substrato composto apenas por esse musgo sem muitos problemas.

Abraço.

Eu não compro assim. Cá em Portugal eu compro o sub. no site do CP (que está registado aqui no fórum), e é "universal" para PCs...(aquele que disse acima).

Mas estava a pensar em acrescentar quando as transplantar sphagnum, comprado à parte. Muito obrigado pelas sugestões :!:

cumps,

Rafa

01.03.2009(Dom)16:43
Moderador

Mensagem 
Entendi agora, mais como disse antes, você pode adicionar o sphagnum sem problema algum no substrato das suas PC's.

Abraço.

01.03.2009(Dom)16:51
Responder   [ 6 mensagens ]