Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)16:00

Responder  [ 8 mensagens ] 
 Sphagnum seco, brotando? 
Autor Mensagem

Mensagem Sphagnum seco, brotando?
eu comprei uns pacotes de Sphagnum seco,coletei as sementes de minha dionaea,piquei o Sphagnum,coloquei as sementes,passei aquele plastico filme e coloquei a geladeira,uns dias depois vi uma coisa interessante:

Imagem

Imagem

quando vi isso estranhei,afinal o Sphagnum veio seco,pensei se poderia ser as dionaeas germinando e se poderia ser alga.
Mas vi q estava verde como se estivesse brotando,e fui fazer um teste:(fiz isso ontem 22/03)
Peguei argila expandida,lavei com agua da torneira,coloquei no fundo de um pote,lavei areia com agua da torneira e coloquei,fui no galão de agua onde fica o Sphagnum peguei um punhado e coloquei nesse pote( um tipo de Sphagnum q ñ sei o nome e aquele "comum") sobre a areia e passei o plastico filme.E hoje(23/03) fui olhar estava assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

se precisarem de mais fotos tem mais 3.

com um dia de geladeira ele ficou assim,ele esta brotando mesmo?

22.03.2009(Dom)15:48

Mensagem 
ai vai as outras 3

Imagem

Imagem

Imagem

22.03.2009(Dom)15:57
Destaque

Mensagem 
Olá Lucas ! o sphagnum tende a se regenerar ! aproveite e tente iniciar um cultivo dele, assim em algum tempo vc não vai mais precisar compra-lo seco... isso é normal.

23.03.2009(Seg)19:14
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Parece ser regeneração de sphagnum sim! Por mais que eu tentasse cultivar, a coleçào de PCs crescia em progressao geométrica e sphagnum nunca era suficiente. Por sorte eu descobri varios lugares na beira de estradas em barrancos na serra do mar onde poderia coletar em grandes quantidades.

Abs, Fernando

23.03.2009(Seg)19:18
Destaque

Mensagem 
O crescimendo do sphagnum é bem lento... consegui um pouco dele ainda vivo, e está "plantado" sobre substrato de PCs na estufa, mas cresce mais devagar que as nepenthes... acho que daqui a umas três gerações, alguém da minha descendência terá uma bela plantação... :roll:

23.03.2009(Seg)19:21

Mensagem 
:lol:

esses brotos apareceram de um dia para o outro na geladeira,para mim isso foi extremamente rapido!

23.03.2009(Seg)19:35

Mensagem 
bom, sendo lento ou não... esse final de semana fui comprar sphagnum e me dei com uns em um platico tranparente que pegava chuva, quando fui ver tinha um saco bem verdinho, acho que o proprio saco se tornou uma estufa e começou abrotar

aproveitei e comprei,
esse final de semana quero fazer uma mini estufa para cultiva-lo

24.03.2009(Ter)3:23
Destaque

Mensagem 
Citação:
esse final de semana quero fazer uma mini estufa para cultiva-lo

Excelente idéia, até porque parece que a maior parte dos fornecedores vendem sphagnum advindo simplesmente da extração...

Citação:
esses brotos apareceram de um dia para o outro na geladeira,para mim isso foi extremamente rapido!

Estou torcendo para que com vc seja diferente mas, entre nascerem esses "pontinhos" verdes e ele formar uma quantidade que vc veja que dá para deixar desidratar um pouco e manter o resto, vai muito tempo. Os "pontinhos" nascem rápido mesmo - ou será que nascem rápido porque não estamos esperando por eles, hein ?

Grande abraço a todos !

24.03.2009(Ter)7:38
Responder   [ 8 mensagens ]