Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)15:32

Responder  [ 6 mensagens ] 
 Sobre a dormência... 
Autor Mensagem

Mensagem Sobre a dormência...
Bom , o inverno ta chegando e eu queria saber quais dessas plantas precisam de dormência ( http://www.forum.clickgratis.com.br/vie ... ivor#63379 ), e como detalhadamente induzir elas a ''dormir''
Uma dúvida: Uma dionaea que passou 1~2 invernos sem dormir, depois da dormência deste ano, continua com seu pouco tempo de vida? E seus brotos que sairam depoiis do inverno também?

Editado pela última vez por Matheus em 23.03.2009(Seg)23:11, em um total de 1 vez.

22.03.2009(Dom)19:16
Moderador

Mensagem 
Olá Matheus,

As que precisam de dormência a frio sao aquelas nativas a locais naturalmente frios:

Dionaea
Sarras -- TODAS
D.filiformis
D.binata var.binata e algumas formas de D.capensis - as vezes
Darlingotnia (sem falta!!)
P.longifolia
D.intermedia (dependendo do local de origem, mas as formas cultivadas no Brasil em geral não precisam)

Se vc não deu dormencia antes a Dionaea, pode começar agora, nunca é tarde -- até que elas morram por falta de inverno, hehehe!

Abs, Fernando

23.03.2009(Seg)13:10
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Olá Matheus ! o inverno já está chegando aí em SP ? eu pensei que tínhamos acabado de entrar no outono... rsrsrsrs é bom colocar as dionaeas na gaveta de legumes da geladeira...

23.03.2009(Seg)15:10

Mensagem 
é , eu me adiantei heheheh
mais as vezes as respostas demoram, então eu previni, mais como eu induzo a dormencia?
das sarracenias eu coloco o rizoma num saquinho, a Dionaea acho que também , mais e as droseraas?

23.03.2009(Seg)21:31
Moderador

Mensagem 
Eu não removeria do vaso não, isso seria mto estresse p/ as plantas. Colocaria o vaso inteiro na geladeira. Só que antes deixaria o solo apenas umido e não encharcado, para não estimular crescimento de fungos na geladeira.

Abs, Fernando

23.03.2009(Seg)22:32
Destaque

Mensagem 
Citação:
Eu não removeria do vaso não, isso seria mto estresse p/ as plantas. Colocaria o vaso inteiro na geladeira. Só que antes deixaria o solo apenas umido e não encharcado, para não estimular crescimento de fungos na geladeira

É isso que eu pretendo fazer ! mas vou esperar o inverno chegar e, principalmente, a planta dar sinais de que está entrando em dormência... quando ela começar a "diminuir" faço isso... estou certo ?

Grande abraço.

24.03.2009(Ter)8:01
Responder   [ 6 mensagens ]