Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)16:00

Responder  [ 5 mensagens ] 
 Extratificar a frio? Armazenar "ao natural? 
Autor Mensagem

Mensagem Extratificar a frio? Armazenar "ao natural?
Tudo bem pessoal, recentemente recebi doacoes de sementes de amigos do forum e estou felizao aqui ehehheeh. Ja plantei as sementes mas como me mandaram bastante sementes sobrou umas aqui e outras ali. Gostaria de saber como e o processo de armazenamento das sementes, posso guardar em uma caixnha normal ou preciso por elas na geladeira? E se elas forem para a geladeira quanto tempo tem de ficar por la?
Outra coisa, uma duvida bem estupida rs ... como eu faco para regar os vasos com as sementes? Basta preencher os pratinhos debaixo do vaso com agua? Posso burrifar agua de leve com um borrifador?

Flw pessoal! Qualquer dica e bem vinda :D.

28.03.2009(Sáb)14:32
Moderador

Mensagem Re: Extratificar a frio? Armazenar "ao natural?
balbinow escreveu:
Tudo bem pessoal, recentemente recebi doacoes de sementes de amigos do forum e estou felizao aqui ehehheeh. Ja plantei as sementes mas como me mandaram bastante sementes sobrou umas aqui e outras ali. Gostaria de saber como e o processo de armazenamento das sementes, posso guardar em uma caixnha normal ou preciso por elas na geladeira? E se elas forem para a geladeira quanto tempo tem de ficar por la?
Outra coisa, uma duvida bem estupida rs ... como eu faco para regar os vasos com as sementes? Basta preencher os pratinhos debaixo do vaso com agua? Posso burrifar agua de leve com um borrifador?

Flw pessoal! Qualquer dica e bem vinda :D.

Para armazenar as sementes, você deve colocá-las num potinho que seja lacrado e colocar na geladeira na parte baixa, perto da gaveta de frutas, e quanto mais rápido puder semear todas, melhor será a taxa de germinação.

Para manter os vasos semeados sempre molhados, você deve sempre adicionar água pelo pratinho, nunca por cima, eu nem borrifador uso, pois isso poderia afundar as sementes no substrato e você perderia tudo.

Abraço e boa sorte.

28.03.2009(Sáb)21:11

Mensagem 
Saquei, mas agora ja era ... deu uma chuvarada fudida e respingou agua nos vasinhos ... espero não ter perdido tudo :(. As sementes de B. liniflora eu vi pelo vaso mas as de capensis/intermedia sao quase impossiveis de se ver :S.

29.03.2009(Dom)10:41
Moderador

Mensagem 
Continua mantendo os vasos como se nada tivesse acontecido, pois pode ser que as sementes tenham saído do lugar mais continuem na superfície e as plantas nascem e crescem normal.

Outra coisa é fazer uma proteção pros vasos quando a gente semeia, use um fundo de garrafa pet, como o Carlos R. mostra nesse link: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1746.html

Aqui todas as minhas plantas ficam com essa proteção até quando estão com 1 ou 2 cm de diâmetro, pois ela garante uma umidade do ar maior e a proteção que as plantas precisam contra chuva forte e ladrões de substrato (pardais e abelhas).

Abraço.

29.03.2009(Dom)11:57

Mensagem 
Realmente, eu achei algumas sementes por cima ... vou manter como estao por enquanto, o local onde os vasos ficam esta no fim da cobertura do telhado. A chuva que bate ou e chuva de vento ou o respingo da chuva ao bater na ardosia no chao. Vou ser otimista por aqui heheeh.
Interessante o projeto, a umidade aqui esta BEM alta e não costumo ter problemas com ladroes de substrato não. Mas vou ver aqui de aplicar esse esquema, na verdade eu fiz dois vasos com garrafas pet. Vlw pela dica ae bode! Cara que ironia, poucos dias depois de mandar a carta selada para você eu notei uma haste floral saindo da minha spatulata, pior ... tem duas hastes saindo :D.

29.03.2009(Dom)13:12
Responder   [ 5 mensagens ]