|
Página 1 de 1
|
[ 10 mensagens ] |
|
Autor |
Mensagem |
lucasfunner
Registrado em: 03.01.2009(Sáb)11:37 Mensagens: 93 Localização: mogi mirim
|
 Caruncho
Eu andei procurando pela cidade tentando achar o Tenébrio,mas de todas agropecuárias nenhuma tinha,até fui em um cara que vende isca de pesca,mas pra variar ele não tinha. Depois de um tempo,fui abrir o armário onde guardamos derivados de cereais e vejo um besouro(pequeno) voando,perguntei a minha mãe,ela disse que era caruncho(não sei se vocês conhecem por outro nome),achei interessante,capturei alguns,fucei nos pacotes de farinhas,e peguei tanto os besouros quanto umas larvas e coloquei em um pote com amendoim e outro com farinha de trigo,farinha de milho e macarrão(ambos com ovos).
Ai vem a pergunta: vocês sabem se esse besouro pode substituir o Tenébrio?alguem ultiliza?
uma foto do besouro(internet,depois bato umas fotos):
_________________ she makes me stand up and shout.
|
04.04.2009(Sáb)10:48 |
|
 |
lucasfunner
|
ops 
|
04.04.2009(Sáb)10:50 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Assim como o tenebrio, esse besouro tem o estágio larval, só que não sei o valor nutricional dessa espécie, por isso não dá pra dizer se ela pode substituir ou não o tenebrio.
Se você pretende usá-lo para alimentar as carnívoras, acredito que não terá muito problema com as plantas, no entando, se for utilizar como alimento para algum animal, é bom tentar achar o valor nutricional dela, pois para animais há uma relação de nutrientes que as espécies predadores podem ingerir na dieta diária, e acredito que assim como o tenebrio, o caruncho tem um alto teor de gordura, o que impede a ingestão em grande quantidade pelos animais predadores.
Abraço.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
04.04.2009(Sáb)11:04 |
|
 |
lucasfunner
|
eu só irei usa para alimentar PC's então,não tem problema...que bom 
|
04.04.2009(Sáb)11:09 |
|
 |
Bode
Moderador
|
Antes de começar a distribuir ele pras pc, tente usar uma larvinha ou outra em uma ou outra folha de uma planta que seja fácil de cultivar, como a D. burmannii, pois caso dê algum problema, você não perderá alguma planta importante da sua coleção.
Não se esqueça que alguns insetos não são bem aceitos pelas pc, como por exemplo os percevejos (maria-fedida) e algumas formigas.
Abraço.
|
04.04.2009(Sáb)11:15 |
|
 |
lucasfunner
|
obrigado bode espero que isso ajuda a outros membros que tenham dificuldade de achar Tenébrios 
|
04.04.2009(Sáb)11:48 |
|
 |
Liza
Site Admin
Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00 Mensagens: 1076 Localização: Belo Horizonte, MG
|
Olá Pessoal! Aqui em casa aparecem muitos desses bichinhos... principalmente na farinha de trigo e no fubá. Se deixarmos esses alimentos no pacote original ou esquecermos o recipiente aberto, dá caruncho na certa!  Ah, e eles conseguem furar o pacote de farinha/fubá. Então contaminam facilmente toda a despensa da casa se não tomarmos muito cuidado. Eles também gostam de arroz, aveia, trigo e soja Se pensarmos em plantas carnívoras que teriam pouco ou nenhum inseto pra capturar, acho que os carunchos são uma boa opção Quando vejo que tem algum pacote com carunchos, coloco a farinha num pote bem grande com bastante ar e deixo separado até formarem uma colonia (em poucas semanas eles de multiplicam sozinhos), depois coloco a farinha num prato e coloco la na estufa. Em algumas horas eles voam e caem nas pcs, mas váaarios fogem, depois jogo a farinha fora pq está cheia de ovos  Outra opção muito interessante é a Drosophila (aquele mosquito da banana), basta pegar uma banana que já tenha umas Drosophilas e colocar perto das PCs. quando elas voarem podem ser capturadas e como a banana ficará sempre ali, elas não fogem e se multiplicam facilmente. Se quiser ter os insetos sempre, basta ir acrescentando cascas de bananas ou outras frutas por perto. Essa tecnica só é inconveniente quando as PCs ficam dentro de casa  Um abraço,
_________________ Liza Kamei
|
04.04.2009(Sáb)12:14 |
|
 |
Bode
Moderador
|
Uma dica pra evitar os carunchos é colocar grãos de pimenta do reino no meio das coisas, a pimenta acaba espantando os carunhos, só tem que tomar cuidado na hora de comer, tem de lembrar de tirar as pimentas, senão vai arder um pouco.
Abraços.
|
04.04.2009(Sáb)14:16 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Citação: Ah, e eles conseguem furar o pacote de farinha/fubá. Então contaminam facilmente toda a despensa da casa se não tomarmos muito cuidado. Eles também gostam de arroz, aveia, trigo e soja Isso é verdade... já tive o desprazer de descobrir e posso testemunhar... a solução que encontrei foi comprar apenas a quantidade que usamos num período breve, isso faz com que eu vá mais ao supermercado, mas evita que eles tenham tempo de invadir a despensa... outra coisa: se alguém encontrar uma colônia no saco de fubá, por exemplo, pode preparar a lupa para analisar o saco de farinha, o saco de arroz... 
|
05.04.2009(Dom)7:09 |
|
 |
lucasfunner
|
eu vou começar a utilizar ele para alimentar as PC's 
|
05.04.2009(Dom)10:26 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 10 mensagens ] |
|