Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)19:14

Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Substrato 

Substrato para Sementes
Sphagnum seco 33%  33%  [ 12 ]
Sphagnum + Areia 1:1 42%  42%  [ 15 ]
Turfa + perlita 1:1 0%  0%  [ 0 ]
Sphagnum + Turfa + perlita 1:1:1 11%  11%  [ 4 ]
Outro (caso seleccionar esta poste com o substracto alternativo) 14%  14%  [ 5 ]
Total de votos : 36

Substrato 
Autor Mensagem

Mensagem 
bom Rafa, conssigo responde as suas duas últimas perguntas.

*o sphagnum é fervido para tirar certas impurezas que possam prejudicar as pequenas sementes, como se fosse esterilizar o musgo.

*não é recomendável borrifar nas sementes, pois isso pode afundá-las no substrato dificultando o desenvolvimento das futuras folhas, ou até mesmo machucando as folhas recém-nascidas.E no caso das pequenas droseras, a água borrifada pode retirar as gotículas de néctar de suas folhas. O ideal é deixar um recipiente com água em baixo da sementeira, para que a água seja absorvida por baixo.

espero ter ajudado

17.07.2009(Sex)9:56

Mensagem 
Ajudou sim!

Tenho mais duas duvidas xD

-como é que posso tornar o sphagnum vivo em sphagnum seco? a partir de uma cultura de sphagnum, por exemplo, como eu retiraria o sphagnum vivo e o secava, para plantar as sementes?
-posso semear as droseras em qualquer parte do ano? ou é mais recomendado na estação quente/fria?

cumps,

Rafa

17.07.2009(Sex)14:21

Mensagem 
bom,
acho que não sei responder essas duas.

Mas sobre o sphagnum:
O sphagnum fica seco quando morre.Ou seja, quando toda sua água [ou grande parte] é retirada.
Então o jeito é expor o musgo ao sol e esperar secar.

17.07.2009(Sex)19:47
Site Admin

Mensagem 
Em tempo, repostas às perguntas ... ... mas lembre que o tópico é sobre substrato :roll:

Rafa escreveu:
-O sol da tarde cá em Portugal não é muito forte, e elas estão atrás do vidro da janela. Posso deixá-los (aos seeds) no mesmo sitio que as plantas?

Sim, sem problemas.

Citação:
-Quanto aos fungos, alguém me explica como usar a canela como anti-fungico?

Esse é um mito, colocar canela e benzer me parecem ter os mesmos resultados. :lol:
Sugiro o uso de um fungicida a 50% do indicado para orquídeas, sem cobre, aqui uso o Dithane.

Citação:
-Porquê ferver o sphagnum? Só para evitar que os esporos germinem?

Esteriliza, desprende a sujeira mais facilmente.
Como na Europa se compra o musgo já limpo e estéril você não precisa fazer isso.

Citação:
-Devo borrifar as sementes/micro-plantas?

Não, borrifa-se somente nepenthes, catopsis, brocchineas e utrics ... ... droseras em geral não (há excessões)

18.07.2009(Sáb)0:07
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Okay, obrigadão pelas respostas ;)

Peço desculpa por ter fugido ao tópico, mas como nunca germinei PCs aproveitei-o para esclarecer tudo.

Cumprimentos,

Rafa :wink:

18.07.2009(Sáb)5:21

Mensagem 
Hum... mesmo reconhecendo que o sphagnum puro pode ser o melhor substracto, vou usar turfa + perlite, já que em portugal muita gente germina as sementes assim, com bastante sucesso.

Quando tiver tudo feito e alguns seedlings (espero eu) posto aqui, para que fiquem também a conhecer a turfa como substracto.

Quanto aos fungos estou a fazer uma "experiência", comparando alguns extractos de frutos e vegetais como anti-fúngicos (também estou a experimentar solução de canela). Neste momento o único com resultados positivos é a canela.

Quando voltar a postar neste tópico apresento mais resultados.

cumps,

Rafa ;)

03.08.2009(Seg)5:42

Mensagem 
Bom sou novato e acredito que para minha região é mais fácil encontrar a fibra de coco, e a areia de construção. Mas não sei se é uma boa escolha para utilizar para a germinação. Se alguem quiser postar algo sobre o assunto ou até mesmo por pm eu agradeceria.

Alysson Lima

03.08.2009(Seg)18:36
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3