Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)4:32



Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Mudando uma Nepenthes de vaso ???? pedido de orientação !!!! 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Mudando uma Nepenthes de vaso ???? pedido de orientação !!!!
Comprei uma Nepenthes na Chácara Tropical na última sexta - feira, e ela veio num vasinho de plástico desses número 9 onde se planta droseras ou dionaeas. Como li que ela se desenvolve mais, gostaria de transplanta-la para um vaso maior, onde ela possa se desenvolver mais adequadamente e atingir um maior tamanho... gostaria, ainda, de pendurar este vaso, para melhor drenagem da água... peço a ajuda dos mais experientes para saber: a) posso usar um xaxim ou coxim ou devo manter o vaso de plástico ? qual o substrato mais adequado para as Nepenthes (musgo com pó de xaxim 1:1 ou substrato para orquídea ou mesmo apenas pó de xaxim) ? estou perguntando sobre o substrato porque sei que ela possui necessidades diferentes das droseras e dionaeas que eu cultivo com sucesso no substrato de musgo e pó - de - xaxim... desde já muito obrigado pela ajuda ! :lol:


11.12.2007(Ter)8:45
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Olá!

É preciso alguns cuidados para se trocar uma Neps de vaso... Mudar para um vaso maior é de fato MUITO melhor!

Respondendo às suas perguntas:

1 - Escolha do novo vaso: vc quiser usar um outro vaso plástico maior, do tipo de pendurar, com aquele suporte plástico ou com uma corrente, sem problemas. Se quiser, pode acrescentar mais furos no vaso, inclusive nas laterais dele. Coxim eu não aconselho, pelo menos por enquanto, pois é um material ainda não 100% aprovado. Mas, se vc tiver algum vaso grande de xaxim (+/- 30 cm diam.), essa é a melhor opção para a sua Neps. Use um prato plástico perfurado para mantê-lo suspenso em correntes. Se for xaxim velho, reaproveitado, como os meus aqui, melhor. Se não, deixe o vaso mergulhado numa bacia grande por uma semana pelo menos, trocando a água todos os dias para eliminar o excesso de tanino.

2 - Substrato: eu aconselho vc preparar um parecido com o que eu uso com as minhas Neps há tempos e que deu certo. São esses os ingredientes:
a - Sphagnum sêco (3 partes);
b - Pó de xaxim, deixado de molho por pelo menos uma semana, trocando a água todo dia (2 partes);
c - Fibra de côco maduro desfiada, deixada de molho por um mês, trocando a água de 2 em 2 dias (2 partes);
d - Areia de rio grossa, com grãos entre 3 mm e 5 mm, bem lavada, até a água da lavagem sair limpa (1 parte);
d - Carvão vegetal (pedaços mais leves), picado em pedacinhos em torno dos 5 mm; use um alicate para quebrá-lo em pedacinhos e aproveite o pó do carvão (1 parte);
e - Casca de "pinus" higienizada (fervida), do tipo usada para orquídeas, quebrada em pedacinhos (1 parte);
f - Turfa natural (se vc conseguir), mas só se não tiver terra misturada (1 parte);
g - Perlita expandida (se vc conseguir), principalmente se vc for usar um vaso plástico; com vaso de xaxim, não há tanta necessidade; se não usar a perlita, aumente um pouco a quantidade de sphagnum (1 parte).

3 - Mudança para o vaso maior: coloque o substrato preparado no vaso formando uma pequena "montanha", deixando mais alto no centro. Use o vaso da sua planta como uma fôrma para marcar o lugar dela no vaso novo. Pressione suavemente o substrato com a palma da mão para melhor acomodação (mas, sem exageros), isso para evitar que ele abaixe demais depois que a planta estiver no lugar, sendo irrigada constantemente. Para retirar a planta do vaso pequeno, escolha uma ocasião em que o substrato dela não esteja demasiadamente molhado, para evitar que ele desagregue. Massageie as paredes do vaso cuidadosamente para que o substrato se solte. Eventuais raízes que estejam saindo pelos furos do fundo devem ser reintroduzidas com cuidado, sem cortar. Tampe a parte de cima do vaso (aberta) com uma das mãos, mantendo o caule da Neps entre os dedos, e vire todo o conjunto de cabeça para baixo, retirando o vaso original com cuidado. A seguir, desvire a planta, segurando o substrato dela com as duas mãos, colocando-a no local reservado no novo vaso, com bastante cuidado pra não machucar as raízes. Regue bastante, umas 3 ou 4 vezes por dia na primeira semana, evitando o sol direto também, mesmo se sua Neps já estava adaptada a pequena ensolação. Após esse período de adaptação à casa nova, volte a cultivá-la normalmente! Se vc puder, plante bastante Sphagnum vivo, cobrindo toda a superfície do novo vaso!

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


11.12.2007(Ter)9:57
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Tem alguma diferença de por as neps em vasos suspensos por correntes?


11.12.2007(Ter)10:32
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Magodorio escreveu:
Tem alguma diferença de por as neps em vasos suspensos por correntes?

Sim... Quando se usa vasos plásticos, o peso do conjunto "substrato molhado + planta + vaso plástico" é compatível com suporte de tiras de plástico. Mas, quando se usa xaxim, o conjunto "substrato molhado + planta + xaxim molhado" tem que ser suspenso por correntes. Caso contrário, vc pode ter o desprazer de ver sua Neps no chão, com o vaso partido e substrato espalhado para todos os lados...

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


11.12.2007(Ter)11:54
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Obrigado !
Caríssimo Miguel: muitíssimo obrigado pela verdadeira aula ! :lol: vou fazer tudo isso direitinho e espero em breve postar notícias da neps ! Um abraço.


11.12.2007(Ter)16:05
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
@Miguel
Desculpa, me expressei mal. O que eu queria perguntar, era se tem alguma " vantagem" de ter o vaso suspenso em relação ao vaso em cima de algum outro lugar.


11.12.2007(Ter)18:46
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Re: Obrigado !
Francisco Eduardo escreveu:
Caríssimo Miguel: muitíssimo obrigado pela verdadeira aula ! :lol: vou fazer tudo isso direitinho e espero em breve postar notícias da neps ! Um abraço.
Ôpa! De nada! Mas sem essa de "aula"! :lol:
As imagens são indispensáveis, já que a gente mora tão longe...!

[ ]'s



Magodorio escreveu:
@Miguel
Desculpa, me expressei mal. O que eu queria perguntar, era se tem alguma " vantagem" de ter o vaso suspenso em relação ao vaso em cima de algum outro lugar.
Ah, sim! Eu as mantenho penduradas porque é o único jeito aqui. Mas, se vc tem como mantê-las apoiadas em algo mais alto, sem problema... :lol:

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


12.12.2007(Qua)8:36
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Suspensas ???
Olá Miguel ! é aula, sim ! pelo menos para mim é ... rsrsrsrsrs :lol: me diz uma coisa: é melhor coloca-las suspensas ou posso mante-las sobre o parapeito da janela ?????


14.12.2007(Sex)18:01
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Presente de Natal para a neph
Hoje, seguindo as orientações do Miguel, mudei minha nephs de vaso...
o que era assim:
Imagem
Ficou assim...

Imagem
Coloquei o vaso na sombra, seguindo a orientação, e estou regando quatro vezes por dia. O pratinho embaixo não fica cheio de água não, é só para não molhar o suporte, porque ela está na sala... mais uma vez, obrigado, Miguel !
Um abraço a todos !


24.12.2007(Seg)15:35
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 26.12.2005(Seg)14:08
Mensagens: 87
Localização: Itu - SP
Mensagem 
Olá Francisco,

Realmente sua Nepenthes está bem melhor.
Você sabe qual é a espécie?

[ ]

_________________
Imagem

www.biophotos.com.br


24.12.2007(Seg)15:40
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB