Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 13.05.2025(Ter)18:50

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Duvidas sobre substratos "pobres" 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Duvidas sobre substratos "pobres"
Andei lendo sobre composição dos diferentes substratos para algumas PCs, e na maioria dos textos falava que o substrato tinha que ser "pobre" em nutrientes e ácido, mais em muitos a composição era xaxim (pó, pedaços pequenos, etc), turfa, areia lavada, fibra de coco e sphagnum.

Concordo que alguns dos compostos como o xaxim, a fibra de coco, o sphagnum e até a turfa são ácidos, por causa da decomposição (o sphagnum morto e não o vivo).

Agora a dúvida, como ter um solo pobre se usa-se na composição a turfa, a fibra de coco e o xaxim, que sempre ouvi que são excelentes por liberarem grande quantidade de nutrientes para as plantas? então já que é pra ter um solo pobre em nutrientes o ideal não seria colocar apenas areia e mais algum tipo de bustrato que não tivesse tanto nutriente como os acima citados? ou estou enganado quanto aos substratos liberarem nutrientes para as plantas? :?:

Digo isso porque nos laboratórios de uma universidade pública que alguns amigos cursam agronomia eles usam a turfa em grande quantidade para produzir mudas para diversos experimentos.

Outra dúvida, li também que as PCs tem como habitat lugares alagadiços, mais nesses locais os solos não são ricos em nutrientes que a água transporta? podem até ser muito ácidos por causa da grande quantidade de matéria orgânica, mais não são muito ricos também?

Ficam aqui algumas dúvidas de um iniciante, espero que alguém me ajude com essas dúvidas.

Abraço a todos.

19.04.2008(Sáb)23:04
Destaque

Mensagem 
Citação:
liberarem grande quantidade de nutrientes para as plantas?

O que eles realmente devem fazer é abaixar o pH e melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas.
Citação:
Digo isso porque nos laboratórios de uma universidade pública que alguns amigos cursam agronomia eles usam a turfa em grande quantidade para produzir mudas para diversos experimentos.

Mas as mudas depois não são transplantadas? É igual ao feijão plantado no algodão, ele nasce
mas depois não consegue sobreviver.

Citação:
Outra dúvida, li também que as PCs tem como habitat lugares alagadiços, mais nesses locais os solos não são ricos em nutrientes que a água transporta? podem até ser muito ácidos por causa da grande quantidade de matéria orgânica, mais não são muito ricos também?

Mas depende do que você entende por nutriente, elas são sensíveis a compostos nitrogenados
e sais presentes na água, a minerais não.

Clayton.

Growlist e Wishlist

19.04.2008(Sáb)23:14
Moderador

Mensagem 
Sobre os substratos (xaxim, casca de coco e turfa) eu sei que abaixam o pH por causa da decomposição, como já havia escrito, agora se essa queda de pH aumena ou não a absorção, eu não sei, sei que casca de coco e xaxim são bastante usados na produção de orquídeas por terem boa aboserção e retenção de água (no caso do xaxim) e por ser um tipo de substrato rico em nutrientes para as plantas, em todo caso vou tentar entrar em contato com uns professores da agronomia pra saber mais e durante a semana q vem, assim que tiver alguma resposta mais detalhada posto aqui pra esclarecer melhor.

Sobre transplantar as plantas depois de nascidas na turfa para um outro local, as vezes eles fazem quando precisam de uma muda maior, mais ainda assim continuam usando turfa na composição, mais também será uma pergunta pra algum professor.

E quanto aos ambientes alagadiços em que as PCs são encontradas, imagino que sejam ricos em todos os tipos de nutrientes, por causa da decomposição da matéria orgânica... mais acho q tb não custa dar uma perguntadinha para algum engenheiro agrônomo ou biólogo de plantão da universidade...hehehe

Mais ainda ficou a dúvida... o que torna o ambiente propício ao crescimento é o pH baixo ou a falta de nutrientes? ou ambos?

Agradeço a ajuda e colaboração... abraços.

19.04.2008(Sáb)23:32
Site Admin

Mensagem 
Bode escreveu:
...imagino que sejam ricos em todos os tipos de nutrientes, por causa da decomposição da matéria orgânica...
o que torna o ambiente propício ao crescimento é o pH baixo ou a falta de nutrientes? ou ambos?

Embora não seja engenheiro, biólogo ou algo parecido posso te dizer que os ambientes onde essas plantas crescem são pobres em nutrientes (compostos nitrogenados), daí a característica de capturar presas ter sido selecionada.
Se o ambiente fosse rico em nutrientes fariam mais sentido ter a forma de uma árvore ou um capim.
Vale lembrar que a maioria existe em substratos ácidos, mas há exessões como o drosophyllum.

Té.

20.04.2008(Dom)11:55
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
O xaxim e a fibra são usados no aquário para gerar acidez no substrato, e creio
que também é usado na agricultura para isso, correção do pH do solo.

Mas é melhor falar um eng. agrônomo mesmo, ele pode te afirmar com certeza.

Mas uma coisa te digo, rico em nutrientes naturalmente esses substratos não são,
se não as plantas morreriam ou deixariam de criar armadilhas como fazem se adubadas

Clayton.

Growlist e Wishlist

20.04.2008(Dom)13:33
Site Admin

Mensagem 
Clayton escreveu:
O xaxim e a fibra são...

Na verdade 'eram', já a algum tempo a retirada do samambaiaçú da mata e o seu comércio são proibidos por lei.

Não incentivem a destruição da Mata Atlântica :roll:

20.04.2008(Dom)13:50
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Bode;

Falar que um solo é pobre em nutrientes, não quer dizer que não possua nenhum tipo, mas que a quantidade dissolvida é pequena, mesmo pq, todo solo tem uma certa concentração de macro e micro-nutrientes. Também há que se notar que cada planta só absorve o que realmente necessita, não havendo reservas em excesso na planta. Conforme dito por Carlos; os solos onde as Pc´s são encontradas, são pobres em compostos "nitrogenados", por isso a necessidade de capturar presas a fim de compensar essa falta do nitrogênio, absorvendo o nutriente através da decomposição de matéria orgânica. O xaxim e a fibra de côco tornam o solo ácido, mas não acredito que aumente a absorção da matéria orgânica em decomposição, mesmo pq se isso acontecesse, a planta não precisaria capturar mais nada. Acho que problema seria se o solo tivesse em sua composição um alto teor de minerais como mármore e granito que aí sim, tornaria o solo básico e o ph aumentaria bastante.

Minha Growlist

21.04.2008(Seg)14:15
Destaque

Mensagem 
É, não me expressei bem :oops:

Há um pH ideal para que a planta absorva nutrientes eficientemente, o xaxim era
usado para isso, não sei o que substitui ele atualmente mas
eu uso côco para acidificar os vasos de algums plantas, no aquário, se não me engano,
pH 7 é muito alto para que as plantas absorvam nutrientes eficientemente.

Não creio que côco seja rico em nutrientes, irei fazer um teste
de amônia, nitrito e GH nele para verificar isso. (é uma pena mas
teste de nitrato é muito caro por aqui :roll: ), e também porque como ele é uma semente (correto?),
não há sentido em ter nutrientes na casca do côco.

O sphagnum não libera nenhum composto nitrogenado, isso eu sei porque
já fiz o teste, deixei o sphagnum de molho quase um mês e nem sinal de amônia ou nitrito.

E outro detalhe importante é que tanto ele como o recipiente foram fervidos,
logo ele não deve ter acidificado a água por decomposição, porque em um
dia o pH já estava abaixo da escala e nem sinal de amônia e não deviam haver bactérias
para decompô-lo.

Ivaldo,
Realmente, o solo não é completamente livre de nutrientes, cultivadores estrangeiros inclusive avisam
que a total falta de nutrientes no substrato, ao usar 100% areia por exemplo, pode prejudicar as plantas (Pinguiculas nesse caso).

Mas PCs não absorvem nutrientes por decomposição de matéria orgânica, e sim pelas enzimas produzidas por elas.
E o pH excessivamente baixo impede a reprodução de bactérias decompositoras,
em pH mais alto a fibra pode ser decomposta por bactérias.

Está havendo uma confusão entre as plantas "comuns" e as PCs 1crazy

E se falei besteira, quem tiver paciência para ler a mensagem me corrija :lol:

Carlos,

Foi um erro de verbo :oops:

Clayton.

Growlist e Wishlist

21.04.2008(Seg)17:57
Destaque

Mensagem 
Clayton;

Não falou besteira não, mas, esse é um tema bastante complexo. Imagine a comfusão na cabeça dos iniciantes que tiveram a curiosidade de ver tudo isso que falamos aqui. Mas estamos aqui justamente para isso, ajudar os amigos e informar no que for preciso. O que acontece aqui comigo deve ser por conta disso: ph, nutrientes, luz, sol......que ainda não tive o prazer de ter minhas Neps com flores.

Minha Growlist

21.04.2008(Seg)21:02
Destaque

Mensagem 
Realmente, é bem difícil comprender isso.

Plantas são seres muito complexos 1crazy

Por isso para os iniciantes é isso que interessa:

Água, sol e substrato adequado, é disso que as PCs precisam, o resto é para quando vocês tiverem uma Heliamphora :wink:

Clayton.

Growlist e Wishlist

21.04.2008(Seg)22:03
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo