Re: Escarificação Mecânica
Olá caros amigos do fórum, boa noite!
Recebi algumas sementes de dionaea muscipula de um amigo da Austrália, 42 ao todo, e como havia sugerido nosso amigo
Cristiano Marques, fiz a experiência e é com grande satisfação que venho compartilhar os resultados:
Apliquei a técnica de escarificação mecânica em 20 delas no dia 09/05/2014 e 14 germinaram, um resultado de 70% de sucesso.
Em 10 - escarifiquei passando na lixa de unha na parte mais fina e semeei em musgo sphagnum + pó de perlita expandida = o resultado foi que 7 germinaram e as mudas já estão com mais de 3 armadilhas e com 1 cm de tamanho aproximadamente.
Em 10 - escarifiquei passando na lixa de unha na parte mais fina e as coloquei para germinação "in vitro" = o resultado foi que 7 germinaram e as mudas já estão com quase 1 cm e com duas armadilhas em média.
O resultado foi o mesmo para as duas amostras, a única diferença é que as mudas "in vitro" demoram um pouco mais para desenvolver armadilhas, mas dão raízes muito mais rápido que as semeadas diretamente no musgo.
Com as outras 22 sementes restante, resolvi experimentar colocá-las no dia 29/05/2014 diretamente para germinação "in vitro" sem escarificá-las, e para minha alegria e surpresa digo ao amigos que tive 100% de sucesso na germinação delas.
Quando percebo que as raízes estão com aproximadamente entre 2 e 3 mm, as planto em musgo sphagnum + perlita expandida.
Estou muito contente com os resultados obtidos, assim que conseguir um tempinho extra, tiro as fotos para mostrar as minhas meninas!
Espero que se vocês fizerem o mesmo experimento tenham os mesmos ou ainda melhores resultados que os meus!
Um agrande abraço,