Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 13.05.2025(Ter)15:56

Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Água de poço 
Autor Mensagem

Mensagem É isso aê!
"ações realizadas pelo proprio homem".. quando num tem jeito... Google na veia dos mortais!!! huahuahuhauhuauha :D

11.03.2008(Ter)23:12
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Olá, Marcelo!
Não sei se vc atentou para essa pergunta, que por sinal é bastante procedente:

Clayton escreveu:
Você tem como medir acidez (ph) ou dureza (kh) dessa água?

O fato da água ser potável, no sentido sanitário, não significa que ela seja boa para as PC's ou para um aquário, por exemplo.
A água, até chegar ao poço, atravessa inúmeras camadas do solo, que podem ser ricas em diversos minerais, talvez alguns deles prejudiciais às PC's...
Além dos testes de pH, kH, também os de dH (dureza total), de amônia, de nitritos e de nitratos podem ser usados no seu caso... Encontre-os nas boas lojas de produtos para aquarismo, ou em sites de e-commerce...
Meu pai mandou escavar um poço no quintal dele e fiz um teste com a água, que não cheira bem nos primeiros segundos de bombeamento... Usei a água sem o mau cheiro, mas, mesmo assim, fulminou em poucos dias uma muda-cobaia de Sarracenia x areolata, planta extremamente resistente! :shock:
É bom verificar bem esses parâmetros, incluindo-se o odor... :wink:
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

12.03.2008(Qua)10:21

Mensagem 
A água n tem cheiro algum.. Vou Fazer o teste o mais rápido q possivel.. Agora minha vida ta um caos.. comecei num emprego novo, e voltaram minhas aulas na faculdade, tou sem tempo pra nada... :(

Mas muuuito obrigado pelas dicas pessoal!! :D

12.03.2008(Qua)21:52
Destaque

Mensagem 
Eu uso água do mesmo lençol freático que a Indaiá. Só não temos os aditivos que eles colocam. A água sai na torneira ácida, uso tb água dos tanques dos peixes que após 24 hs fica alcalina, com ph entre 8 e 9. Nunca houve nada com as plantas a não ser uma proliferação excessiva de algas nos vasos que coloco a água.

12.03.2008(Qua)22:14
Moderador

Mensagem 
Pessoal,

Como assim agua mineral faz mal??? As PCs adoram crescer em nascentes em montanhas! Aquilo é agua mineral pura... Agua mineral engarrafada não deveria conter cloro.

Abs, Fernando Rivadavia

13.03.2008(Qui)0:24
Destaque

Mensagem 
:shock:
Sempre li que água mineral faz mal...

Não seria porque no ambiente essa água é corrente e os minerais não
se acumulam como nos vasinhos?

13.03.2008(Qui)21:42
Moderador

Mensagem 
Acho que está havendo uma confusão entre minerais e sais.

Não é a agua mineral em si que faz mal, ao menos que ela contenha muitos sais dissolvidos. O que pode matar as plantas é o ACÚMULO de sais na superfície do solo. Isto ocorre com vasos que ficam sentados em bandejas de agua, pois a agua é puxada para a superfície do solo e de lá evapora, deixando os sais.

Portanto, se a agua que vc está usando (normalmente de torneira) contém mtos sais dissolvidos, estes tendem a acumular na superfície do solo e acabam matando as plantas. Portanto agua deionizada é geralmente melhor pois os sais dissolvidos (íons) sao removidos.

Caso a agua de nascente contenha muitos sais, na natureza o acúmulo geralmente não ocorre pois a chuva ajuda a lavar os sais da superficie. Portanto, uma maneira de evitar acumulo nos teus vasos é regar tudo de cima regularmente ou deixar exposto às chuvas. Pronto! :)

Abraços, Fernando Rivadavia

15.03.2008(Sáb)20:12
Destaque

Mensagem 
Você tocou no ponto certo Fernando. Aqui tenho uma água que foi testada várias vezes e os sais dissolvidos não trazem prejuízo à planta. Uso pratos cheios d`água embaixo dos vasos das plantas e nunca tive problemas até então. Mas é preciso notar o seguinte: coloco água diretamente no substrato, o que deve ajudar na lavagem do excesso dos sais expulsando-os, também não tenho uma regularidade em trocar a água das bandejas. Isso só ocorre quando estou com muita paciência. Por outro lado, completo os pratos com água todos os dias. As fotos das nepenthes que encontram-se em meu poder estão no tópico " minhas carnívoras" para que todos possam ver e conferir a evolução das plantas !!!!

15.03.2008(Sáb)21:02

Mensagem 
Sempre quando li a respeito de q n é bom usar água mineral, imaginei q seria daquelas águas engarrafadas.. afinal de contas na natureza essas plantas recebem "água mineral" tb.. Se n me engano, li em algum lugar q dentre os "aditivos" da água mineral engarrafada q faria mal de fato as PC's seria o fluor.. Alguem já leu ou aouvio falar a respeito?

16.03.2008(Dom)18:54
Moderador

Mensagem 
Olá Marcelo,

Agua mineral de verdade não TEM aditivos, que eu saiba (aditivos tem apenas os naturais da fonte). Se tem fluor, é natural da fonte. Agua "mineral" com aditivos é gato-por-lebre. Preste atençao nas embalagens no supermercado. Esta falsa agua mineral é agua de torneira filtrada e aditivada com minerais p/ ficar parecida com a mineral. Dai cada empresa decide o que vai adicionar, inclusive fluor. Leiam os rótulos! ;)

Abraços, Fernando Rivadavia[/b]

17.03.2008(Seg)2:05
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2