Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 10.05.2025(Sáb)11:37

Responder  [ 38 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Sobre dormência induzida 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Clayton escreveu:
Bruninhofonseca13,

Esse ano vou tentar pela primeira vez esse método, com uma D. filiformis
Eu coloquei a planta no último compartimento da geladeira dentro
de um pote de sorvete com canela pra evitar fungos.
Vamos ver se dá resultado.

Garcia bonsai,

Tire ela do pratinho, mas
mantenha o substrato sempre úmido, acho que é só.

Até mais,

Clayton.

Opa! Bom saber que alguém já está fazendo esse teste! Eu vou esperar minhas Sarras e Dionaeas diminuirem o crescimento e vou colocá-las na geladeira por 3 meses. Vou usar um fungicida comercial para evitar surpresas desagradáveis.

07.04.2008(Seg)17:27
Destaque

Mensagem 
Bem amigos;
Sobre dormência induzida eu nunca fiz, mas acho que uma pessoa gabaritada pra falar no assunto é Fernando Rivadavia, ele já me fez comentários sobre esse assunto no passado.

Minha Growlist

07.04.2008(Seg)17:29
Destaque

Mensagem 
galera tb tenho minha Dionaea com aquele cano onde eu coloco agua, todo dia depois do almoço encho aquele cano, em dias mto quentes de tarde tb coloco mais um pouco de agua. Como faço para diminuir a quantidade de agua nos canos jogo menos agua mais quanto á menos???
Flow

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

07.04.2008(Seg)17:33
Destaque

Mensagem 
FranciscoPeruzzo escreveu:
Pessoal,
a dormência das plantas, não seria apenas uma época em que seu metabolismo diminui, será que realmente temos que colocá-las na geladeira ??? Aqui no Brasil não temos tantas regiôes que ficam tão frio durante alguns meses como na Europa e EUA.
Eu não vejo muita necessidade em colocar na geladeira as plantas.
Abraços

Nós como cultivadores tentamos sempre reproduzir o ambiente em que elas vivem, com a maior fidelidade possível, para sempre termos plantas fortes e bonitas. Se esse método da geladeira não trouxer benefício nenhum, então não perderei tempo fazendo. Até que alguém me convença do contrário, farei o teste para ver como sairemos :wink:

07.04.2008(Seg)17:37
Destaque

Mensagem 
Alex,
endendo sua posição, mas este negócio de reproduzir o ambiente da planta é muito relativo, pois só de estarmos cultivando-as em vasos já existe uma diferença enorme.
Não entendo nada de plantas, mas vou dar um exemplo os canários que eu crio, por mais que tente mantê-los dentro do natural, tenho certeza absoluta que se soltar qualquer ave minha ela irá morrer rapidinho, ou de fome ou por um predador.
Resumindo tudo, é ótimo que diversas pessoas façam o teste da geladeira em diferentes regiões do Brasil, assim poderemos mais tarde comparar e ver a real necessidade do método.
Abraços.

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

07.04.2008(Seg)17:46
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Alex,
endendo sua posição, mas este negócio de reproduzir o ambiente da planta é muito relativo, pois só de estarmos cultivando-as em vasos já existe uma diferença enorme.
Não entendo nada de plantas, mas vou dar um exemplo os canários que eu crio, por mais que tente mantê-los dentro do natural, tenho certeza absoluta que se soltar qualquer ave minha ela irá morrer rapidinho, ou de fome ou por um predador.
Resumindo tudo, é ótimo que diversas pessoas façam o teste da geladeira em diferentes regiões do Brasil, assim poderemos mais tarde comparar e ver a real necessidade do método.
Abraços.

Entendi,
Brigado! :wink:

07.04.2008(Seg)19:36
Destaque

Mensagem 
Alex,
Abraços.

Realmente. É que o cultivo de PC's no Brasil ainda é recente (com algumas exceções, claro) não tivemos tantos períodos de dormência para passar, talvez ainda não dê pra saber se elas aguentam bem, durante vários anos com o nosso inverno fraco, ou pior, para os que moram mais ao norte e não têm inverno... Pelo que li, elas até aguentam passar 2 ou 3 anos sem dormência, mas depois disso enfraquecem e morrem... Vou tentar fazer o teste com as mais comuns aqui para ver o que dá...

08.04.2008(Ter)9:08

Mensagem 
Eu tenho alguma coisa pra contar...
Faz dois anos, eu tirei uma Sarracenia e uma dionaea dos seus vasos, cortei uma parte do rizoma da Sarracenia e dividi a touceira de dionaea. Guardei o pedaço de rizoma na geladeira sem as folhas e envolta em sphagnum úmido, dentro de um pode de plástico. Fiz o mesmo com algumas mudas da dionaea. Replantei a dionaea e a Sarracenia, mães das mudas que guardei na geladeira, de volta nos vasos. Elas passaram o inverno no meu quintal, suportando o clima daqui do interior de São Paulo. Aqui faz frio à noite, algumas vezes ficando por volta dos 10º C ou até mais frio. Mas no durante o dia, pode fazer calor, perto dos 30ºC. Coloquei um termômetro ao lado dos potes na geladeira e ele marcava cerca de 4º C sempre que o consultava. Isso foi em meados de julho (estava atrasado, pois elas já estavam em dormência) e as plantas permaneceram lá até o meio de setembro.
Na minha experiência, quem se deu melhor foi a Sarracenia que foi guardada na geladeira. Ela cresceu mais vistosa que a planta mãe na estação de crescimento. Eu não percebi muita diferença nas mudas da dionaea... Elas ficaram mais fracas depois da experiência. Demoraram mais para começarem a crescer. Talvez devesse ter tirado elas mais cedo da geladeira.
Sugiro que continuem as experiências, usando duas plantas da mesma espécie, deixando uma dentro e outra fora da geladeira para poder haver comparação.

08.04.2008(Ter)12:14

Mensagem 
Andrei escreveu:
Eu tenho alguma coisa pra contar...
Faz dois anos, eu tirei uma Sarracenia e uma dionaea dos seus vasos, cortei uma parte do rizoma da Sarracenia e dividi a touceira de dionaea. Guardei o pedaço de rizoma na geladeira sem as folhas e envolta em sphagnum úmido, dentro de um pode de plástico. Fiz o mesmo com algumas mudas da dionaea. Replantei a dionaea e a Sarracenia, mães das mudas que guardei na geladeira, de volta nos vasos. Elas passaram o inverno no meu quintal, suportando o clima daqui do interior de São Paulo. Aqui faz frio à noite, algumas vezes ficando por volta dos 10º C ou até mais frio. Mas no durante o dia, pode fazer calor, perto dos 30ºC. Coloquei um termômetro ao lado dos potes na geladeira e ele marcava cerca de 4º C sempre que o consultava. Isso foi em meados de julho (estava atrasado, pois elas já estavam em dormência) e as plantas permaneceram lá até o meio de setembro.
Na minha experiência, quem se deu melhor foi a Sarracenia que foi guardada na geladeira. Ela cresceu mais vistosa que a planta mãe na estação de crescimento. Eu não percebi muita diferença nas mudas da dionaea... Elas ficaram mais fracas depois da experiência. Demoraram mais para começarem a crescer. Talvez devesse ter tirado elas mais cedo da geladeira.
Sugiro que continuem as experiências, usando duas plantas da mesma espécie, deixando uma dentro e outra fora da geladeira para poder haver comparação.

Interessante! Mais ainda continuo em duvida se induzo ou não a dormencia! Quais são as características das plantas que estão entrando em dormencia?

08.04.2008(Ter)13:41
Destaque

Mensagem 
Depende da planta, vou listar as que sei:

Drosera

Diminuem de crescimento ou param de crescer, algumas se reduzem a um hibernáculo (pigméias e de clima temperado) ou
um tubérculo (tuberosas) e outras morrem (anuais).

Dionaea

Param de crescer, podem ficar sem nenhuma folha.

Pinguicula

Diminuem o ritmo de crescimento, algumas reduzem-se a hibernáculos (clima temperado) outras formam
folhas especiais para resistir ao inverno (mexicanas).

Sarracenia

Algumas param de crescer, outras formam folhas especiais(filódias).

Nepenthes

Diminuem o ritmo de crescimento.

Pode ter alguma coisa errada, não me lembro bem de algumas.

Até mais,

Clayton.

08.04.2008(Ter)13:48
Responder   [ 38 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo