Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
Finalmente consegui algumas respostas!!!!
Consegui hoje finalmente falar com um professor da agronomia que é professor de solos, e ele me disse que a turfa, o sphagnum, o xaxim e a fibra de coco são substratos extremamente pobres em nutrientes, e que todos eles são ácidos não pela decomposição, mais pela presença de acidos orgânicos na sua composição, e é isso que torna o local ácido.
Disse também que todos os substratos são usados nas culturas e na geração de mudas não como fonte de nutrientes ou para acidificar o solo, mais sim para aumentar a drenagem do solo, pois um solo muito encharcado pode acabar apodrecendo a raiz das plantas, e por isso o uso desses substratos.
Acho que agora consegui entender um pouco do cultivo das plantas carnívoras e sobre a composição e função do solo.
Agradeço mais uma vez a ajuda de todos e sempre que precisarem de alguma coisa é só chamar.
Só precisa saber de uma coisa: as plantas mais simples como as Droseras e Utriculárias não precisam de muita frescura não é só semear e o resto a natureza se organiza pra fazer germinar e crescer.
Tomara q esteja certo... estou louco pra ter a minha primeira mudinha...hehehehe
Queria tirar uma dúvida, aqui em casa durante a noite a temperatura está em torno dos 20ºC e durante o dia chega perto dos 29, essa variação de temperatura vai permitir uma germinação e um desenvolvimento das plantas sem muitos problemas? ou será melhor eu cultivá-las dentro de casa que a temperatura varia um pouco menos?
Outra coisa, a umidade do ar a noite chega a 76% e durante o dia cai pra uns 50% eu devo usar a cobertura no vaso pra deixar o substrato sempre úmido ou posso só manter o pratinho (com areia lavada) dos vasos bem úmidos q já é o suficiente?
No Brasil o fator temperatura é um problema danado. Muita variação, às vezes chove e depois faz muito calor, outras vezes faz calor e a umidade é muito baixa.....etc. Aqui em Maceió, fica mais ou menos como no seu caso. Durante o dia chega a fazer mais de 33º e durante a noite uns 20º. Moro na parte alta da cidade, uns 150 m acima do nível do mar, sei lá...imagino ser isso. A umidade chega a ser 80% ou mais. Eu uso recipientes com água (pratos) embaixo dos vasos, inclusive nas neps. Apenas impovisei uma cobertura que fiz com ripas e plástico transparente para proteção contra a chuva. Nada de frescuras, terrários, sombrites....e tudo sempre dá certo. Acho que com você também vai funcionar de forma simples, pq pelo que falou, tem uma certa igualdade por aí.
Então pelo que vi não vou precisar manter as mudas ou mesmo as sementes que estão nos vasos para germinar, dentro de casa, o negócio é só proteger do sol direto, da chuva e manter a umidade dos vasos.