Autor |
Mensagem |
Fausteto
Registrado em: 12.06.2009(Sex)3:01 Mensagens: 3 Localização: Sorocaba - SP
|
 Dúvida sobre a dionaea
Oi, tenho uma dionaea que está fraca, mas prestes a abrir botões. Devo cortar o cauleantes de dar as flores, ou devo arriscar para tentar conseguir sementes? Não sei se saberão me responder, mas a dionaea faz auto-polinização, ou seja dá para obter sementes introduzindo seu próprio pólen no seu estigma?
_________________ Grato, Fausto: Novato, porém curioso...
Editado pela última vez por Fausteto em 30.07.2009(Qui)9:52, em um total de 1 vez.
|
30.07.2009(Qui)9:39 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Fausteto, as respostas para as suas perguntas já estão em outros tópicos. Utilize a ferramenta "Busca" antes de fazer uma pergunta. Através da "Busca" você consegue achar as respostas para as perguntas mais simples rapidinho. Mas quebrando seu galho, sobre cortar a haste depende muito do que você quer. A planta enfraquece muito e provavelmente a sua está fraca porque, pelo que eu entendi, a haste já está grande. Se quiser arriscar vá em frente, se quiser que sua planta se recupere o quanto antes corte a haste. Sobre a sua segunda questão, ela aceita seu próprio polém, mas diferente da maioria das Droseras a Dionaea não se poliniza sozinha, então você tem que fazer essa polinização com um pincel, cotonete, etc.
Abraços
Editado pela última vez por Maurício Ervilha em 30.07.2009(Qui)9:50, em um total de 1 vez.
|
30.07.2009(Qui)9:47 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Fausteto, o Maurício Ervilha tem toda razão, aí você tem que pesar e ver o que prefere, as sementes ou sua Dionaea.
Fora o fato que nessa época as Dionaea eram para estar em dormência.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
30.07.2009(Qui)9:50 |
|
 |
Fausteto
Registrado em: 12.06.2009(Sex)3:01 Mensagens: 3 Localização: Sorocaba - SP
|
Também achei cedo para ela dar o caule...
_________________ Grato, Fausto: Novato, porém curioso...
|
30.07.2009(Qui)9:50 |
|
 |
Nox
Destaque
Registrado em: 28.01.2008(Seg)20:12 Mensagens: 76 Localização: Caxias do Sul - RS
|
Buenas... sobre as flores das PCs...
As dionaeas realmente ficam fracas depois de uma floração. Se a planta não está bem saudável, é melhor cortar as hastes florais.
Droseras dão flores as pampas... nunca perdi nenhuma drosera por deixar as flores. Algumas florescem por estresse!!!
Sarracenias são outros quinhentos. Elas precisam ser polinizadas.... Sei que tem um bom tópico sobre esse processo.
Qualquer coisa dá um toque que te passo as manhas.
_________________ HQPCs... atualizada 12/09 LUNÁTICAS IV... passa lá e dá uma espiada!
 http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-5617.html
|
05.09.2009(Sáb)20:33 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Phoenix ! por favor, me informe as manhas dessa polinização; talvez eu consiga faze-lo ! e aí vamos ter sementes na sala de doações, com certeza ! Um grande abraço.
_________________ Eu acredito em SACI
|
06.09.2009(Dom)6:38 |
|
 |
Nox
Destaque
Registrado em: 28.01.2008(Seg)20:12 Mensagens: 76 Localização: Caxias do Sul - RS
|
 Método de polinização.
Claro, claro... é bem simples....
Primeiramente você tem que ter uma flor de sarracenia... hehehe
Bem, até onde sei, as flores de sarracenia não tem polinizadores naturais por aqui. Para poliniz´-las voê tem que ficar de olho no botão. Assim que ele florescer espere a produção de polen iniciar. Depois pegue o pólen que se deposita no guarda-chuvinha (com um pincel) e passe nas pontinhas do guarda-chuvinha, vc vai ver que tem tipo umas tetinhas. Faça isso seguidamente por uns 3 ou 4 dias. Depois disso é ter paciência e esperar o fruto. Leva vários meses até ele amadurecer e vc colher. Sempre tive resultados assim com bastante sementes.
Era isso...
Qualquer coisa dá um toque.
Francico Rossa - Phoenix
_________________ HQPCs... atualizada 12/09 LUNÁTICAS IV... passa lá e dá uma espiada!
|
06.09.2009(Dom)12:59 |
|
 |
Nox
Destaque
|
http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-4187.htmlAi está um tópico quew explica bem didaticamente como se faz a polinização.
|
06.09.2009(Dom)18:45 |
|
 |
Jackie
Registrado em: 01.08.2009(Sáb)13:16 Mensagens: 54 Localização: Santo Anastácio, SP
|
Citação: e aí vamos ter sementes na sala de doações, com certeza ! hum, sei que ñ é a sala certa para essa pergunta, mas ñ queria abrir um tópico só pra isso.. o que aconteceu com a sala de doações? Faz algum tempo que eu não a vejo mais aqui.. ela esta fechada ou eu fui banida de lá ou o quê? desculpem se a pergunta é inadequada :s
|
06.09.2009(Dom)20:46 |
|
 |
Nox
Destaque
|
mistéeeeerio.... jack... mistéeeerio
|
06.09.2009(Dom)21:10 |
|
 |
|