Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)17:44

Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Substrato 

Substrato para Sementes
Sphagnum seco 33%  33%  [ 12 ]
Sphagnum + Areia 1:1 42%  42%  [ 15 ]
Turfa + perlita 1:1 0%  0%  [ 0 ]
Sphagnum + Turfa + perlita 1:1:1 11%  11%  [ 4 ]
Outro (caso seleccionar esta poste com o substracto alternativo) 14%  14%  [ 5 ]
Total de votos : 36

Substrato 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Olá Vinícius, só estou contando minha esperiencia, mas alguns cultivadores tem sucesso com a fibra de coco, eu particulamente não gostei pq matou minhas pequenas dorseras...
Bem se quizer deixar e fazer o teste, pode ser que de certo...é meio arrisaco trasplantar os seedlings muito novos, espere elas crescer ai passe para um susbrato(na minha opinião) mais adequado, por exemplo o sphagnun com areia de contrstução bem lavada(1:1).

Abs

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

16.07.2009(Qui)11:35

Mensagem 
Mas você usou qual fibra de coco? Eu uso a úmida negra (aquela para orquídeas que não se decompõe...) e a minha plantinha, que foi comprada em muda e depois transferida para um vaso com fibra essa fribra de coco até está dando flor!

16.07.2009(Qui)13:08
Destaque

Mensagem 
Não me recordo o nome agora, bem cada um tem seu cultivo, aqui o uso da fibra não foi satisfatorio...

Growlist Bruno Garcia:

16.07.2009(Qui)13:41

Mensagem 
Pessoal, obrigado pela participação no fórum.

Abri esse tópico pq vou iniciar-me no munda das sementes :P

tenho 2 dúvidas:

-primeiro, o vaso tem de ser muito fundo? já que são tão pequenas não bastariam uns 5 cm de altura? é que poupava-se muito substracto (e dinheiro :P )
-acham melhor colocar o vaso no parapeito da janela, com as condições naturais (luminosidade alta, sem sol directo, água por baixo do vaso) ou numa mini-estufa (igual, só que cm muita mais umidade, embora a luminosidade seja um pouco reduzida)?

continuem a votar.

Só para complementar, a turfa basicamente é composta por sphagnum, mas decomposto. em portugal (falo por mim e pelos poucos cultivadores que conheço) é considerado o substracto universal (turfa + perlite). aligeirada com perlite ou outro componente para descompactar o solo (como a areia grossa) fica um substraco excelente, pela sua acidez.

Cá em casa vou germinar as minhas em dois substractos diferentes:

-turfa+perlite 1:1 (pelo que já disse);
-sphagnum seco puro (porque é o mais utilizado pelos utilizadores do fórum).

Depois coloco neste tópico o resultado, mas estou ciente de que é mais provável que germinem melhor no sphagnum.

cumps,

Rafa

16.07.2009(Qui)15:05
Destaque

Mensagem 
Olá Rafa, o tamanho do vaso vai muito de qual especie vc vai germinar, para a drosera comun usa-se muito aquele numero 2 de violetas, já para Droseras pigmeias e tuberosas que tem raizes mais fundas, recomenda-se um vado maior do que o numero 2 de violetas...para as D. tuberosas formarem o tuberculo nessecita de pelomenos 15 cm de profundidade...
Já para conseguir uma boa germinação é sempre importate a presença se luz solar direta(pelomenos de manhã), usar uma estufa tb é bom, pois há mais umidade e também a presença da luz artificial que trás muitos beneficios as plantas, mas eu sempre gostei mais da deixar a planta ao ar livre...
É isso ai, Abraços

Bruno

Growlist Bruno Garcia:

16.07.2009(Qui)15:22

Mensagem 
Boas,

então isso quer dizer que na tua opinião o melhor era uma estufa que apanhasse o sol da manhã directamente?

obrigado.

16.07.2009(Qui)15:27
Destaque

Mensagem 
Sim! Mas cuidado para não cozinhar os pequenos seedlings! Estufa com muito sol e muita umidade pode formar uma panela de pressão lá dentro, tirando a possibilisdade de fungos, então na minha opinião é melhor deixar o vaso ao ar livre, pegando sol de manha...se for Droseras não há necessidade de de estufa, elas germinam mais faceis, agora para sementes de Nepenthes já é mais complicado...

Growlist Bruno Garcia:

16.07.2009(Qui)15:44
Destaque

Mensagem 
gosto de usar musgo + areia, da mais drenagem e ao mesmo tempo retem agua.

16.07.2009(Qui)20:03
Site Admin

Mensagem 
Pois, depende muito do gênero e da espécie ... ... o ideal é pesquisar muito sobre a espécie antes de adquirir ou replantar não só para o substrato mas para outros fatores como temperatura, luminosidade e temperatura.
Das plantas mais comuns: Para as sarras uso sphagnum morto e areia (sphagnum vivo para plantas adultas, a vermiculita também já usei com sucesso) e para droseras e utricularias brasileiras uso sphagnum e areia, a quantidade depende da espécie, assim como o nível da água. Nas pings utilizo perlita, sphagnum e areia além de turfa ... ... se a turfa nacional viesse com mais turfa e menos pedras e galhos eu usaria mais, inclusive para as sarras e utrics.
Importante: Lave e ferva o musgo, lave muito bem a areia ou use areia de filtro de piscina para evitar excesso de nutrientes.

Acho que é isso, té.

Um abraço.

16.07.2009(Qui)20:28
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
É assim, as espécies tenciono germinar são as seguintes: Drosera capensis, D. capensis 'alba', D. intermedia e D. burmanii. Têm todas as mesmas recomendações?

-O sol da tarde cá em Portugal não é muito forte, e elas estão atrás do vidro da janela. Posso deixá-los (aos seeds) no mesmo sitio que as plantas?
-Quanto aos fungos, alguém me explica como usar a canela como anti-fungico?
-Porquê ferver o sphagnum? Só para evitar que os esporos germinem?
-Devo borrifar as sementes/micro-plantas?

Acho que é só :P :oops:

cumps,

Rafa

17.07.2009(Sex)9:23
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo