Autor |
Mensagem |
bgraciano
|
 Aproveitando o tópico.
Pessoal, eu plantei uma dionaea hj por leafcutting, utilizei sphagnum e pó de fibra de coco 1:1. Para tratar o pó de fibra de coco eu fervi agua, após essa ferver colokei o pó e deixei fervendo por mais 10 minutos. Utilizei agua da torneira mesmo. Eu não lavei depois disso, nem esperei secar, apenas esfriar. Depois que o pó de fibra de coco já estava frio, eu plantei. Alguém sabe se procedi de maneira correta? Abração a todos.
_________________ Olho por olho, dente por dente, e o mundo acabará cego (Gandhi).
|
11.05.2009(Seg)22:31 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
bgraciano,
A grafia correta é sphagnum.
Acredito que a composição do substrato para esse método de replicação das Dionaea não interfere muito, o que garante ou não o sucesso do método é a umidade mantida e a luminosidade oferecida. Então sua nova muda pode surgir, ou não, dependendo desses fatores.
Abraço.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
12.05.2009(Ter)8:07 |
|
 |
bgraciano
|
Ahh tá, valew Bode. Quanto à grafia, eu geralmente escrevo Sphagnum, mas, como já vi escrito sphagnum, dei preferência a esta última escrita, uma vez que é mais "Aportuguesada", hehehe. Então, ontem eu estava aqui perto de casa, quando vi um pote plástico pra vender, ao olhar pensei automaticamente: "MINHAS PLANTAS!"! haha, nossa, perfeito para colocá-las ali, ficou tipo uma estufa. É bom pq fica úmido, e protege da luz solar direta. Vamos ver se nasce. Obrigado pelas dicas ae!! Abração.
_________________ Olho por olho, dente por dente, e o mundo acabará cego (Gandhi).
|
12.05.2009(Ter)11:44 |
|
 |
Vinícius Graça
Registrado em: 12.05.2009(Ter)13:10 Mensagens: 114 Localização: Passos, Minas Gerais - Franca, São Paulo
|
Fibra de coco em pó ou em pedaços? Na minha cidade encontro os dois, mas gostaria de saber qual a melhor opção. Valeu!
_________________ Sempre quando há muita expectativa, há muita frustração, mas toda experiência é válida.
|
19.05.2009(Ter)16:23 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Só dando pitaco com relação a utilização da fibra de côco.
Eu diria que não é um substrato indicado para Carnivoras de um modo geral por uma serie de motivos. Tenho experiencia com a utilização dela no cultivo de Orquideas (cuja maioria tem necessidades bem diferentes das Pcs) e minhas conclusões são as seguintes:
1 - Fibra de coco não serve para vasos fechados e que mantenham a umidade muito alta constante.
Fibra de coco apodrece muito rapidamente em contato com umidade constante e um ambiente não aerado. Em orquideas nos a utilizamos com sucesso em cachepôs, pois permitem aeração e que a fibra seque por inteiro em uma base regular.
2 - A produção e qualidade da fibra de coco é muito irregular, encontrando delas no mercado com excelente qualidade e algumas muito ruins.
É um problema constante pra quem utiliza grande quantidade dela, como é o caso de orquidófilos com grandes coleções.
Então eu não recomendaria nem usaria fibra de coco para carnivoras pelos motivos acima descritos. Talvez ela pudesse ser util para carnivoras que aguentassem umidade moderada e até secura passageira, como algumas nepenthes e Utricularia alpina. Mas para a grande maioria de droseras, utricularias, sarracenias etc, a necessidade de Vaso fechado-alta umidade inutilizaria tal substrato em poucos meses, prejudicando as plantas.
Um abraço
Adilson
|
19.05.2009(Ter)16:33 |
|
 |
Vinícius Graça
Registrado em: 12.05.2009(Ter)13:10 Mensagens: 114 Localização: Passos, Minas Gerais - Franca, São Paulo
|
O que você indicaria, amigo?
_________________ Sempre quando há muita expectativa, há muita frustração, mas toda experiência é válida.
|
19.05.2009(Ter)16:37 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
|
Dai depende de que plantas você vai cultivar. Tem espécies de habitos e substratos genéricos e outras Bem mais especializadas.
Geralmente eu utilizo aqu uma mistura de 5:1:1 de Areia, sphagnum e musgo para as espécies mais tipicas e comuns de Drosera, Dionaea, Sarracenia e Utricularia.
Pra espécies mais especializadas eu uso desde sphagnum puro até areia+ turfa+terra vermelha (pra Droseras do Grupo hirtella e D. montana)
Tem muitos jeitos de combinar substrato, mas isso mereceria um tópico separado que não é o objetivo deste post.
Um abraço
Adilson
|
20.05.2009(Qua)17:13 |
|
 |
Bode
Moderador
|
Samoied (Adilson Peres) escreveu: Pra espécies mais especializadas eu uso desde sphagnum puro até areia+ turfa+terra vermelha (pra Droseras do Grupo hirtella e D. montana) Adilson Muito cuidado com esse tipo de composição para as carnívoras, pois compostos nitrogenados encontrados na terra podem matar a planta. Outra coisa, a turfa (verdadeira) é resultante da decomposição do sphagnum, então dá pra substituir a turfa por sphagnum triturado no liquidificador. Abraços. PS: digo turfa verdadeira pois algumas pessoas preparam uma compostagem de folhas e denominam de turfa, mais a original é proveniente da decomposição do sphagnum.
|
20.05.2009(Qua)22:10 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
|
Bode
Uma boa parte dos Habitats das D. do complexo hirtella, D. cayennensis, D. communis e de D. montana aqui do Centro oeste são em terra vermelha pura, em areas levemente umidas (vide posts meus sobre habitats do DF) Também ja vi D. montana crescendo em terra vermelha em Aiuruoca-MG. E so começei a conseguir cultivar este complexo de plantas a partir da inclusão deste elemento para elas.
Aqui eu tenho acesso a turfa com uma certa facilidade, uma vez que as areas alagadas do DF são muito ricas nela.
|
20.05.2009(Qua)22:38 |
|
 |
Bode
Moderador
|
Samoied (Adilson Peres),
Concordo com você, mais tem muita gente iniciando no cultivo das PC que pode acabar incluindo a terra vermelha no substrato, a mensagem de cuidado não foi direcionada a você, e sim a outros foristas que pudessem ler a mensagem e pensar em adicionar esse elemento ao substrato de outras carnívoras.
Abraço.
|
21.05.2009(Qui)7:22 |
|
 |
|