Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.06.2025(Sex)18:31

Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Preparo de Ácido Giberélico 
Autor Mensagem

Mensagem 
Boa tarde,alguem sabe me dizer quanto tempo posso estocar o GA3 depois de preparado sem que ele perca sua viabilidade?

05.03.2010(Sex)12:30

Mensagem Giberelina
Amigos,
Como é um hormônio vegetal, a dosagem errada pode ser letal para as plantas. Sugiro consultarmos um agrônomo com alguma experiência em carnívoras ou no uso de giberelina para descobrir como usar.
Cuidado com as plantas raras.
Abraços. :D

06.03.2010(Sáb)0:52

Mensagem Vlw!
Francisco Eduardo
Vlw mesmo pelo link, é muito difícil encontrar GA3 (e AIB também), existe um cartelzinho safado (e uma legislação idem) que não deixa nada disso chegar até o público. Sendo que no exterior esses produtos (e tb agrotóxicos de alta performance) são comuns e acessíveis. Pra quem quiser aqui o link da ficha de segurança:

Material Safety Data Sheet
Gibberellic acid MSDS
http://www.sciencelab.com/xMSDS-Gibbere ... id-9927177

(Resumindo: evitar inalação, ingestão e contato com os olhos. Pele e mucosas também, afinal é um ácido orgânico, fraco, mas poooode ser irritante, se bem que a gente come isso todos os dias, vindo das plantas da nossa dieta)

Valdemar Schossland
Pelo que já li na net, a solução deve ser armazenada no CONGELADOR, em frasco âmbar (parece coisa de outro mundo, mas é só vidro escuro comum), assim pode durar anos. É melhor ter um frasco menor (de 10 ml, com conta-gotas se quiser) porque descongela mais rápido, deixe o frasco maior como estoque. A quantidade usada é sempre mínima (pq é um produto caro), nos tutoriais da net eles fazem mini pacotinhos de papel (filtro ou absorvente) contendo as sementinhas e pingam algumas gotas de GA3 na concentração recomendada, deixam agindo em recipiente fechado para não ressecar (ressecamento acidental após a embebição inicial normalmente prejudica a viabilidade das sementes, ainda mais sob efeito do GA3 que já iniciou o processo germinativo). O interessante é que dá pra ter uma solução estoque concentrada, p. ex., a 1000 ppm e quando precisar de uma solução mais fraca (250 ppm para a maioria, 500 ppm para as "difíceis", segundo os protocolos da net) é só fazer a diluição por gotas (imagine o quanto isso rende). Evite o uso em sementes de fácil germinação porque provoca estiolamento, aliás o excesso de GA3 sempre provoca estiolamento. Por esse motivo é bom enxagüar as sementes após o tratamento (e caso a semente precise de estratificação, use o GA3 ANTES).

O GA3, embora não sirva para propagação vegetativa (é um inibidor de enraizamento), é muito utilizado como indutor de crescimento e floração (aplicações foliares). Ninguém nunca se perguntou como é possível uma muda minúscula estar coberta de flores, maiores do que o normal, sendo que isso nunca acontece com as mudas caseiras que fazemos? Esse é (ou era?) o segredo mais bem guardado dos produtores, não é só controle ambiental não, grande parte das plantas espetaculares que a gente vê por aí estão todas "anabolizadas". Porém, a diluição, a época e a freqüência de aplicação não são iguais para todas as plantas. Para descobrir mais do que isso só "catando milho" na net mesmo.

06.03.2010(Sáb)10:37

Mensagem 
1rip ressuscitando o tópico.

alguem aqui do forum vende o ga3?

é bom usar em sementes de nepenthes mesmo? jah foi testado?

08.05.2010(Sáb)9:59

Mensagem 
Pelo que sei GA3 não se usa em sementes de Nepenthes, nunca ouvi dizer de ninguem que usou

08.05.2010(Sáb)11:53
Perfil ICQ

Mensagem 
essa semana vou ver se consigo... vou comprar 2 gramas...

08.05.2010(Sáb)13:15

Mensagem 
dizem que acelera o brotamento das sementes de nepenthes, crescendo quase em 96% de chance de erminar.

08.05.2010(Sáb)13:27

Mensagem 
Viajei esses dias pra Barbacena e aproveitei pra tentar achar o bendito Acido Giberelico, depois de umas 3 ou 4 lojas de agropecuaria, me informaram de um lugar que vendia. Chegando lá era um produto que continha 10 gramas. Era um composto de acido giberelico com qualquer outra coisa que eu nem me dei o trabalho de perguntar, mas o responsavel pela loja me garantiu que teria a mesma eficiencia do acido giberelico puro. O preco: 12 reais! Maravilha né? Estava tudo perfeito, até o homem pedir o numero da minha licença de produtor... Ah, maldita legislacao! E entao... alguem achou o acido pra comprar afinal? Abraco!

09.07.2010(Sex)3:01

Mensagem 
GA3 é um ingrediente crucial para a produção comercial (sem ele não tem planta bonita: azaleas minúsculas abarrotadas de flores, rosas "gigantes", etc., todas anabolizadas), por isso que não querem que caia nas mãos de ninguém (cartelzinho fuleiro!). Facilitaria muito se não existissem esses protecionismos ridículos... Por que não proíbem o cigarro que dá câncer, aborta, deforma e mata aos poucos (uma arma biológica completa!)? Criem a licença de fumante, quem não tiver não compra.

09.07.2010(Sex)16:10

Mensagem Re: preparo de Ácido Giberélico
Bom meu amigo!!!!!
Boa tarde!!!!
Sou estudante de farmácia no RJ e acho que posso dar uma ajuda quanto a diluição do ácido Giberélico!!!
A primeira coisa a se saber é se o produto é registrado no ministério da agricultura, pois o mesmo certifica a sua eficácia, e a segunda coisa é saber se possui uma bula ou instruções de uso, pois a bula do produto instrui sobre a diluição!!!A diluição de um composto é determinada pelo veículo QSP que vem escrito em frascos de produtos químicos como remédios e alimentos industrializados!!!(Veículo QSP é o líquido (solvente) ultlizado para dissolver um (soluto) que é o ácido giberélico). Se o ácido Giberélico não possui bula ou instruções de diluição, aconselho a vc a entrar em contato com o laboratório responsável que com certeza tem um farmacêutico responsável pelo produto e o mesmo pode orienta-lo quanto a diluição!!!Ela provavelmente vai lhe dizer se essa substância é hidrossolúvel (dissolve em água) ou se é lipossolúvel (Dissolve em gordura) que precisam de uma molécula de colesterol para atingir um determinado tecido ou sistema de um organismo humano ou de uma planta!!!!
Pelo que eu pude ver, a substância deve ser hidrossolúvel, pois o alcool etílico possui água na sua formulação e portanto o ácido Giberélico dissolve tanto em água quanto em álcool!!!
O X da questão é pelo fato de saber se as plantas (principalmente as carnívoras), toleram álcool e se não vão morrer ou se não irá impedir a germinação das sementes!!!!Achei estranho dizer no frasco que deve ser diluído em álcool!!! O ideal é consultar ao laboratório responsável e pergunte a farmacêutica que é responsável pelo produto!!!!
Leve em conta tb aos amigos experientes no assunto que afirmam que deu certo a diluição em água!!!Mas quanto ao álcool, acho que se deve tirar essa dúvida quanto a diluição mais apropriada, pois o produto pode ser mais eficaz e pode ficar mais potencializado com o soluto indicado pelo laboratório, seja água ou seja álcool!!!Espero ter ajudado!!!Um abração e feliz 2012 pra todos no forúm!!!!
À propósito, sou novo no fórum e criei por alguns anos plantas carnívoras!!!PArei decriar ha alguns anos e estou querendo voltar!!!!

31.12.2011(Sáb)15:53
Responder   [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo