Ajuda em primeiro plantio de pcs
Autor |
Mensagem |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
shadow, dependendo da planta é até melhor que seja 100% sphagnum.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
12.10.2009(Seg)10:36 |
|
 |
crytech
Registrado em: 05.10.2009(Seg)22:39 Mensagens: 248 Localização: Brasília, Asa Norte - Distrito Federal / DF
|
Ow plantei recentemente em uma jardineira cerca de 40 sementes de droseras (burmanii, capensis tipica, capensis alba e intermedia) e 4 sementes de dionaeas.
A mistura que usei foi somente sphagnum e xaxim doado pela minha tia, não usei argila nem areia, nem vermiculita... Eu só joguei as sementes em cima do substrato de xaxim com sphagnum...
Depois de dar uma pesquisada no forum hoje fiquei meio preoculpado...
Será que vai dar certo??
Abraço.
_________________ Novo fórum brasileiro sobre plantas carnívoras:
 www.carnivoras.com.br
|
25.01.2010(Seg)0:02 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Mantendo o substrato sempre úmido e em um local que tenha uma boa iluminação dá certo sim.
Abraços
25.01.2010(Seg)0:21 |
|
 |
crytech
Registrado em: 05.10.2009(Seg)22:39 Mensagens: 248 Localização: Brasília, Asa Norte - Distrito Federal / DF
|
Maurício Ervilha escreveu: Mantendo o substrato sempre úmido e em um local que tenha uma boa iluminação dá certo sim.
Abraços Bom, noo lugar que deixei pega sol de manhã entre 7 e 9:30 e durante todo o dia pega luz indireta do sol... Creio que seja o suficiente para germinarem as sementes né??? Tenho uma lampada de 9watts que eu posso colocar de noite, será que ajuda ou pode acelerar o processo de germinação?? Abrx.
 www.carnivoras.com.br
|
25.01.2010(Seg)1:08 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
As sementes de dionaea, quando não são frescas necessitam de estratificação a frio. Não precisa colocar iluminação artificial, para germinar tens que ter temperatuura e umidade elevadas.
_________________ Droseraholic!!!
|
25.01.2010(Seg)7:04 |
|
 |
crytech
|
Pois então, dizendo o cara que me vendeu elas foram estratificadas... Mas já to com elas a uns 4 meses sem estratificar...
E eu já tive uma experiencia ruim com 1 única semente de dionaea que plantei e ficou mais de 2 meses sem germinar, ela apenas ficou parecendo uma pipoca tipo com um mofo branco em volta da semente... Daí eu desisti de molhar o vasinho... O que será que aconteceu?
Eu tenho uma lâmpada aqui bem forte, acho que são 150 watts e ela esquenta bastante tipo simulando o sol... Será que vale apena deixar ligada 4 ou 6h por dia até germinarem as sementes??? Ou é melhor eu deixar no sol da tarde? Não é muito forte para as sementes?
Abraços
 www.carnivoras.com.br
|
25.01.2010(Seg)12:14 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Em Brasília o sol é bem forte, em especial nessa época, pegando o sol da manhã até ums 9h30 deve bastar. 
_________________ Droseraholic!!!
|
25.01.2010(Seg)12:25 |
|
 |
Northon Bruno
Destaque
Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29 Mensagens: 646 Localização: Belo Horizonte
|
oi crytech, como assim lâmpadas de 150w, acho que vc vai usar a lâmpada errada, pois as lâmpadas usadas para simular a luz do sol são as lampadas "frias" as brancas, com temperatura de cor de 6500k... essa que vc disse não parece ser a certa... depois vc dá uma pesquisada ai na lâmpada que vc deve usar... Eu sempre coloco tudo para germinar na lâmpada e quase tudo germina mais rápido na lâmpada do que no sol... por experiencia, eu planto um pouco com a claridade do sol e um pouco na estufa que uso uma lâmpada de 48w que é bem forte doi até o olho quando olha para ela... ai vc tb tem que fazer seus testes para ver o q é melhor...
|
25.01.2010(Seg)14:39 |
|
 |
crytech
|
Northon Bruno escreveu: oi crytech, como assim lâmpadas de 150w, acho que vc vai usar a lâmpada errada, pois as lâmpadas usadas para simular a luz do sol são as lampadas "frias" as brancas, com temperatura de cor de 6500k... essa que vc disse não parece ser a certa... depois vc dá uma pesquisada ai na lâmpada que vc deve usar... Eu sempre coloco tudo para germinar na lâmpada e quase tudo germina mais rápido na lâmpada do que no sol... por experiencia, eu planto um pouco com a claridade do sol e um pouco na estufa que uso uma lâmpada de 48w que é bem forte doi até o olho quando olha para ela... ai vc tb tem que fazer seus testes para ver o q é melhor... Essa lâmpada eu esqueci o nome dela, mas é específica para estufas quentes... Até onde eu sei é a mais próxima do sol que existe... Eu tenho uma lampada fria de 9watts, Hoje mesmo não fez sol então acho q vou deixar ela ligada umas 3 horinhas... Abrx.
 www.carnivoras.com.br
|
25.01.2010(Seg)19:07 |
|
 |
marcio vargas
Registrado em: 26.01.2010(Ter)11:35 Mensagens: 13 Localização: Veranopolis - Serra Gaucha
|
Pessoal
Sou bonsaista, gosto particularmente da tecnica do micho, tenho aproximadamente 15 plantas entre nativas e frutiferas, todas obtidas de semente. Nestas ferias meu filho insistio em comprar sementes de plantas carnivoras, comprei no carnivoras shoping. Vieram 5 especies. Acontece que como sempre obtive absoluto sucesso com minhas sementes de arvores resolvi plantar as carnivoras da mesma forma, ou seja, direto no substrato. Agora, depois de uma semana e depois que recebi a dica de um amigo no forum do atelier do bonsai vim ate este forum e percebi que a maneira correta de germinar carnivoras não é no substrato e sim no musgo.
Fica a duvida:
Será que perdi todas as sementes ou há chance de germinar no substrato? Utilizo o mesmo substrato em que germino as sementes florestais e frutiferas (40% areião de rio - 40% terra vegetal - 20% pau picado) Este substrato é bem drenante devido a areia, nutritivo devido a terra e conserva umidade atravez dos pedaços de pau podre, este ultimo também é responssavel por não deixar o substrato compactar...
E ae? Ainda tenho chance de conseguir algo?
_________________ Marcio Vargas Veranopolis RS "...sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra..."
|
26.01.2010(Ter)14:23 |
|
 |
|