Larvas de mosquito nos vasos - como proceder?
Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Informação
Olá a todos ! por aqui as larvas apareciam de forma extraordinária, tanto que entrei em contato com o Departamento de Controle de Vetores da Prefeitura para solicitar informações, e eles me instruíram a lavar as bandejas de cinco em cinco dias. Passei a fazer isso, não apenas retirando a água, mas passando uma esponja de louça na bandeja para retirar qualquer possibilidade de mantenimento de ovos, e parece que resolveu ! nunca mais apareceu nenhuma larva por aqui ! é mesmo chato de se fazer, mas parece que resolve e é muito melhor que arriscar.
|
01.04.2008(Ter)10:27 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
 Re: Informação
Francisco Eduardo escreveu: Olá a todos ! por aqui as larvas apareciam de forma extraordinária, tanto que entrei em contato com o Departamento de Controle de Vetores da Prefeitura para solicitar informações, e eles me instruíram a lavar as bandejas de cinco em cinco dias. Passei a fazer isso, não apenas retirando a água, mas passando uma esponja de louça na bandeja para retirar qualquer possibilidade de mantenimento de ovos, e parece que resolveu ! nunca mais apareceu nenhuma larva por aqui ! é mesmo chato de se fazer, mas parece que resolve e é muito melhor que arriscar. É exatamente o que faço aqui... só que de 7 em 7 dias (aos sábados ou domingos). Na maioria das vezes encontro algumas larvas, se bem que em épocas mais frias não surge nenhuma. Nesse verão passado eu encontrei apenas 1 em estado de pupa. Eu não acho chato fazer isso, mesmo porque é o único dia que tenho mais de 15 minutos para olhar pra elas... 
|
01.04.2008(Ter)10:54 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Na falta de água nova (da chuva, deionizada...) dá para filtrar a água das bandejas e reaproveitar. Uma grarrafa PET com o fundo cortado e elemento filtrante (lã acrílica, por exemplo) Vale lembrar que a saúde das pessoas vem em primeiro lugar Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
01.04.2008(Ter)12:50 |
|
 |
Paulo César Morais
Registrado em: 17.05.2008(Sáb)0:59 Mensagens: 1 Localização: Araguari - MG
|
Primeiro, quero dizer que estou chegando agora no fórum e no mundo das Carnívoras. Comprei algumas sementes e nem chegaram ainda. estou lendo os tópicos do fórum e estou aprendendo muito. Cultivo Bonsai e Orquídeas, e não tenho experiencia nenhuma com PCs. lendo esse tópico, percebi o quanto é importante a questão de se evitar o desenvolvimento do mosquito da dengue e ao mesmo tempo deixar as plantas em condições ideais de cultivo. li todas a mensagens e todas as sugestões. Eu me lembrei então de uma forma de cultivo de um tipo de orquídea chamada Catasetum. muito comum no Brasil,tem espécies em todos estados praticamente, estando presente até na região amazônica. A melhor forma de se plantar essas orquídeas é um vaso plástico transparente,onde os furos são feitos lateralmente. As embalagens pets são muito usadas e essas orquídeas crescem muito bem. O vaso é feito cortando-se a embalagem pet mais ou menos no meio, aproveita-se a parte de baixo, os furos são feitos não embaixo, mas lateralmente uns seis centimetros da base. faço os furos esquentando um pedaço de ferro ou arame e queimando o plastico, formando furos bem circulares. depois coloco pedaços de ceramica (pedaços de telhas ou tijolos) quebrada até um pouco acima dos furos e depois se completa com o substrato usado no cultivo, no caso de orquídeas estou usando casca de pinus com carvão. o vaso fica então com um pouco de água no fundo e mantem o substrato úmido, o que é ideal paro os Catasetuns. e o bom é que o mosquito não consegue entrar pelos furos laterais e se entrasse nunca conseguiria sair. na parte de cima a água está coberta pelo substrato e pela planta. pensei que talvez esse tipo de vaso pudesse ser adaptado para plantas carnívoras. como ainda não tenho nenhuma muda, não tenho como fazer essa experiência. mas, algumas pessoas do fórum podem fazer ou já ter uma idéia se pode funcionar ou não. Era isso que tinha pra sugerir, se for uma idéia absurda, desconsiderem e dêem um desconto pela minha falta de experiência. Abraço a todos.
_________________ P.C.
|
17.05.2008(Sáb)1:34 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Bem aqui depois de 4 meses de cultivo de carnivoras... NUNCA APARECEU UMA LARVINHA! É impressionante galera, não apareceu uma larvinha...+ mesmo assim lavo os pratinhos toda semana! E aqui em casa tem mosquito viu, toda noite acordo cheio de picadas, minha mão vive dizendo pra olhar os pratinhos...e sempre nd de larvas. Eu devo ter sorte mesmo Flow Bruno G.
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
17.05.2008(Sáb)8:16 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Paulo,
te convido a fazer um tutorial com essa forma de envasar PCs, parece interessante para que precise se ausentar constantemente de casa.
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
17.05.2008(Sáb)11:26 |
|
 |
|