Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)1:57



Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Começando com carnívoras e com algumas dúvidas 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Olá Adilson.
Esse infelizmente não é o sphagnum como você desconfiou. Dá pra usar? Dá, mas vai ser praticamente a mesma coisa com o pó de coco. Usei num jarro de seedlings de sarracenia e ele deixa um mau cheiro terrível nas primeiras semanas e até agora (meses depois) depois que troco a água fico com as mãos com mau cheiro.
Tenho certeza que terei que trocar em breve, mas valeu pra testar e saber que não vou usar mais :roll: .
Talvez se você misture numa proporção pequena junto com o pó de coco, mas como o Carlos disse, use em apenas alguns para ver se prejudica ou não o desenvolvimento.

Abraços e boa sorte.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


19.06.2012(Ter)16:09
Perfil

Registrado em: 05.06.2008(Qui)22:40
Mensagens: 13
Localização: Curitiba - PR
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Olá Jadson.. bem que eu desconfiei, ainda bem que é barato.. gastei R$ 7,00, vou colocar eles dentro da água e o que sobreviver vou usar nos meus aquários, kkkkk.

Não vai ter jeito, vou comprar pela internet mesmo o sphagnum.. só de combustível já daria para comprar alguns kilos.. :)

Um abraço!


19.06.2012(Ter)16:41
Perfil

Registrado em: 30.04.2006(Dom)8:29
Mensagens: 95
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Olá,no Ceasa de sua cidade não possui sphagnum?Caso não ache,muitos orquidários tem sphagnum para venda.

Abrs,
Fabiano Pereira


19.06.2012(Ter)21:53
Perfil

Registrado em: 05.06.2008(Qui)22:40
Mensagens: 13
Localização: Curitiba - PR
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Olá Fabiano

O Ceasa aqui de Curitiba fica bem longe do centro da Cidade, mas era uma opção.

Eu digo era pois acabei de encomendar 1Kg com o Marcos Ono..

Acho que até semana que vem deve chegar dai eu utilizo ele, já que é o mais recomendável.

Já que vou entrar nesse hobby é bom fazer tudo certinho, ainda mais que estou começando e não quero cometer erros primários.

Um abraço!


19.06.2012(Ter)22:00
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Adilson, se quiser ver como é, o sphagnum é aquele que está nos vasos das orquídeas e palmeiras do Shopping Barigui.
(Dá uma vontade de passar a mão... :lol: )

_________________
A red Dionaea is a state of mind.


20.06.2012(Qua)0:50
Perfil

Registrado em: 05.06.2008(Qui)22:40
Mensagens: 13
Localização: Curitiba - PR
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
RobertoR escreveu:
Adilson, se quiser ver como é, o sphagnum é aquele que está nos vasos das orquídeas e palmeiras do Shopping Barigui.
(Dá uma vontade de passar a mão... :lol: )


Se soubesse tinha lá encher um saquinho.. kkk, vai pegando um punhadinho de um vaso, pega mais um tanto de outro.. kkk

Dai no dia seguinte aparece na TV procurado por furtar no shopping kkkk..

Bom agora comprei e acho que vai dar para plantar alguns vasinhos né?

Um abraço!


20.06.2012(Qua)1:54
Perfil

Registrado em: 05.06.2008(Qui)22:40
Mensagens: 13
Localização: Curitiba - PR
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Olá amigos

Chegou o sphagnum que comprei do Marcos Ono..

Agora posso dar inicio ao cultivo das sementes.. :)


25.06.2012(Seg)13:54
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 24.04.2012(Ter)8:51
Mensagens: 153
Localização: Tenente Ananias - RN
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Que bom Adilson!!
Boa sorte e bom cultivo! :D

_________________
"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."


25.06.2012(Seg)14:25
Perfil

Registrado em: 05.06.2008(Qui)22:40
Mensagens: 13
Localização: Curitiba - PR
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Obrigado Aquiles :)

Bom vou postar aqui as fotos de como deixei a "estufinha" de PCs... se tiverem sugestões, críticas, comentários e dicas, são sempre bem vindos, ainda mais para quem está começando.

Utilizei um dos aquários vazios que eram de killifish para colocar 6 copinhos plásticos com diversos furos no fundo feitos com clips quente.

Preenchi estes copinhos até metade com pedrinhas de rio, previamente lavadas, como da foto abaixo:
Imagem

Tive que usar estas pedrinhas pois a única areia que tenho no momento ou é para aquário marinho, ou sobras misturadas com substrato fértil, por isto descartei.

Em cima da pedras coloquei um bom tanto de sphagnum o qual fervi previamente durante uns 10 minutos.

E para complementar peguei uma tesoura e fui picando mais sphagnum por cima, para fazer a "cama" para as sementes.

Identifiquei todos os potinhos, como não tenho aquelas plaquinhas profissionais :) imprimi e colei com durex.

Coloquei água dentro do aquário deixando um pouco abaixo do nível em que coloquei as pedras de rio.

Algumas fotos..

Estufinha em cima de uma de minhas baterias de killifish e com iluminação artificial direta.
Imagem

Detalhe de identificação e nível da água.
Imagem

Estufinha visto de cima, devo deixar sem tampa? A tampa são dois vidros independentes.
Imagem

Imagem

Fiquei com duas dúvidas:

Tem algum problema usar estas pedras de rio no fundo?
Sera que por não ter usado areia poderei ter problemas com a capilaridade em transmitir água para o sphagnum? Se tiver posso aumentar o nível da água..


Editado pela última vez por adilsonb em 26.06.2012(Ter)0:29, em um total de 1 vez.



25.06.2012(Seg)20:52
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Pois é Adilson, ficou maneiro a etiqueta hehehe, mesmo sem as plaquinhas "profissionais" :lol: .
Quanto a tampa, acho melhor não pois aumenta o risco de ter um ataque de fungos nas sementes, já sobre a areia geralmente misturamos com o sphagnum mas o esquema que você montou pode dar certo, o negócio e ver se a granulometria das pedrinhas atrapalha isso que você desconfiou
adilsonb escreveu:
Tem algum problema usar estas pedras de rio no fundo?
Sera que por não ter usado areia poderei ter problemas com a capilaridade em transmitir água para o sphagnum? Se tiver posso aumentar o nível da água..
fique atento quanto a umidade do sphangum por cima e caso perceba que não tá legal aumente o nível da água.
E mudando um pouco a linha de raciocínio, você pensou em fazer um terrário com pcs? Já que você deve ter aquários parados tente fazer um, fica bem bonito, tanto que vou fazer um aqui em casa assim que puder :mrgreen: .

Abraços e boa sorte.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


25.06.2012(Seg)22:50
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB