Passo-a-passo Bandeja bog (bandejog)
Olá a todos.
Vou tentar explicar como faço meus bogs com aquelas bandejas grandes que vemos normalmente em açougues para colocar a carne.
Ingredientes:
- Uma garrafa pet de 1,5L ou 2L (pode ser substituído por um pedaço de cano de pvc de pelo menos 3");
- Uma bandeja plástica de aproximadamente 10cm de profundidade;
- Substrato (preferencialmente com sphagnum puro, ou + perlita ou similar);
- Uma tesoura;
- Uma faca ou canivete com ponta afiada (para quem não tem idade nem destreza, chame ajuda para furar a garrafa pet. Você vai precisar dos dedos mais a frente);
- Pinças;
- Caso escolha o cano: uma serra para canos de pvc;
- Câmera fotográfica.
Modo de preparo:
A princípio, prepare seu substrato. Pense que o bog é um vaso grande, então imagine como o substrato vai ficar no final dentro de um vaso e faça nesse projeto. Esteja preparado para usar bastante substrato.
No meu caso utilizarei somente sphagnum, mas prefiro fazer uma camada de 1-2cm de perlita no fundo do bog quando tenho ela disponível.
Eu já tinha guardado uma parte mais suja do musgo antes, então utilizarei esta parte no fundo, e coloco a parte mais limpinha por cima.

Musgo sujo.

Musgo limpo.
Pego minha bandeja já lavada e começo o preparo da abertura de água. Use a faca ou canivete e a tesoura para retirar a "cabeça" da garrafa pet. Gosto das garrafas de coca-cola ou de fanta por serem mais afuniladas. Esta aqui é mais gordinha (de guaraná) e ocupa mais espaço.

Bandeja plástica (finge que tá limpa).

Assim eu vou cortando com a tesoura até que a parte inferior da rosca fique no nível da bandeja. Você pode mudar colocando mais para baixo ou para cima, é simplesmente por estética. Prefiro assim porque fica quase imperceptível quando tá tudo "fechadinho" de pc's.
Você pode usar um cano de pvc para isso, usando o mesmo gabarito. Corte o tamanho certo com a serra.

Depois faça alguns "dentes" na base do cone com a tesoura para facilitar a entrada da água no substrato. Você terá que fazer isso no cano se for sua opção, utilizando a serra. É complicado mas dá certo.

Pronto! A primeira parte está concluída. Agora é só colocar o substrato.
Eu coloquei o substrato mais sujo no fundo, essa parte é uma boa para aproveitar o substrato de outros vasinhos (
aqui o esquema pra reaproveitar o substrato).

Depois coloque o resto do substrato e voilà! Pronto para receber as mudas/sementes.

Depois de mais de uma hora separando mudas (e muita dor no pescoço) é hora de plantar. Vou colocar as mudinhas de
Dionaea muscipula tipica bem juntinhas por serem pequenas para funcionar como um berçário, utilizando as pinças para plantá-las. Nessa hora vale de imaginação. O bog que fiz com as
Drosera burmannii foi assim. Teste novas idéias para ver como fica!

Ah sim, mantenha sempre uma reserva de substrato por perto caso você vá plantar mudas, já que servirá para alguns ajustes.

Depois use a câmera para tirar as fotos e postar aqui hehehe.
E assim concluo meu primeiro tutorial. Estou a disposição para esclarecer dúvidas. Correções e sugestões são muito bem vindas.
Agora boa sorte a todos e espero ver bogs aparecendo nas galerias hein!
Abraços.