Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)19:25



Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Espuma fenólica 
Autor Mensagem
Destaque

Registrado em: 29.12.2007(Sáb)22:24
Mensagens: 223
Localização: Praia Grande /SP
Mensagem 
Abri um outro tópico falando a respeito dessas esponjas, até recebi um folheto da empresa que fabrica, mas eles não chegaram a comentar quanto tempo ela dura no solo.
Eu estava pensando em usá-las para germinar as PC´s.

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... _s-10.html

Abraços

_________________
SITE
http://criadouroperuzzo2.weebly.com

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO


11.03.2008(Ter)19:49
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Francisco,

Foi através do teu outro tópico que eu cheguei aqui. :) Decidi "resuscitar" este já que havia um projeto legal não-iniciado, queria tentar reanimá-lo...

Abraços, Fernando Rivadavia


11.03.2008(Ter)20:21
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 29.12.2007(Sáb)22:24
Mensagens: 223
Localização: Praia Grande /SP
Mensagem 
Tá bom, qualquer novidade vai colocando aí para gente ficar a par.
Abraços

_________________
SITE
http://criadouroperuzzo2.weebly.com

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO


11.03.2008(Ter)22:34
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 20.03.2012(Ter)0:16
Mensagens: 26
Localização: Osasco - SP
Mensagem Re: Espuma fenólica
Pessoal,

Estou ressucitando este tópico com informações extras...

Sou novo no fórum e estava pesquisando opções sobre o cultivo de PC's e como havia recebido algumas seeds para começar meu cultivo (obrigado novamente Karina pela doação) encontrei este tópico e resolvi pesquisar sobre a espuma fenólica.

Encontrei um distribuidor que vende a caixa da espuma com espuma 2x2 à 45 reais (tem mais de 1000 quadrados na caixa com certeza).
Comprei uma caixa mas tive problemas para conseguir o GA3 e fungicida entre outras coisas, então estou fazendo um teste simples mesmo, de colocar algumas sementes na espuma e mante-la apenas humida.

Acho que talvez eu tivesse uma resposta mais rápida se eu tivesse um meio melhor para o cultivo, então vou falar um pouco sobre o teste e depois posto fotos de como estão as seeds e vou atualizando com o tempo.

1º Como estufa estou usando um áquario pequeno e usando como luz artificial uma luminária que eu tinha (lâmpada comum)
2º Como fungicida para eventuais problemas estou usando um para áquarios (depois edito e coloco a marca)
3º 4 quadrados de espuma e 4 copo plástico de café como recipiente da espuma.
4º Água filtrada (filtro da phillips, segundo a propaganda ele elimina o cloro da água e como eu já tinha...)
5º Termômetro de aquário para controlar a temperatura da estufa.
6º 2 dos quadrados estão com D. Capensis, 1 D. Aliciae e 1 de N. globosa

obs.: tenho dificuldades para conseguir encontrar alguns materiais e usei o que tinha em casa, e meu tempo realmente é curto para tudo que faço na vida... trabalhar com informática consome nossa alma... :(


Estou indo para o 3º mês do cultivo e não tive problemas com fungos por enquanto.

Neste momento o resultado está sendo positivo, nas espumas com D. Capensis já é possível ver que as seeds estão tomando forma, no caso da D. Aliciae ainda é uma mostra mais recente então apenas 1 seed deu sinal de vida ainda e no caso da N. globosa ainda estou aguardando, mas vi que as seeds de N. são mais sucetíveis aos fungos e tive problema nas seeds que estou cultivando no sphagnum.

Quanto a temperatura estou mantendo uma variação de 25º à 28º aproximadamente durante um período de aproximadamente 11 horas e a noite mantenho a temperatura ambiente.

Assim que conseguir um tempo posto as fotos para que possam ver tanto o meio de cultivo das seeds e também para que possam me indicar alguma alteração caso eu esteja fazendo errado.

Meu intuíto foi testar a espuma e ver se as plantas se desenvolvem tão bem quando no meio tradicional, a diferença entre o tempo de germinação no sphagnum e na espuma foi imperceptível.

_________________
Robinson S. Carvalhaes


04.06.2012(Seg)15:11
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Espuma fenólica
Legal cara, coloque fotos e nos mantenha informados!!


04.06.2012(Seg)17:57
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 20.03.2012(Ter)0:16
Mensagens: 26
Localização: Osasco - SP
Mensagem Re: Espuma fenólica
Pessoal,

Segue as fotos:

Estufa:

Imagem
Imagem

D. Capensis:

Amostra 1:

Imagem

Obs.: os pontos brancos em cima da espuma foi devido ao flash, quando estiver mais claro atualizo as fotos sem o flash...

Amostra 2:

Imagem

D. Aliciae:

Imagem


Funguicida / Mini-estufa

Imagem

Caixa de Espuma Fenólica e uma amostra em cima para comparação:

Imagem


Cometi alguns erros dentro da estufa como não identificar as espécimes, em alguns dos vasos, mas elas estão germinando bem, um pouco demorado de acordo com minha ansiedade mas estão indo, abaixo creio que seja uma D. Hilaris (se eu tiver sorte hehehe)

Drosera Hiláris (talvez):

Imagem


Conforme forem se desenvolvendo vou publicando para termos uma amostragem melhor.

Curiosidades:

1 - A espuma está dentro de copos descatáveis de café e tem o tamanho de 2cm x 2cm
2 - Os pontos pretos na espuma são outras sementes que ainda não germinaram (para quem nunca viu como eu nunca tinha visto)
3 - E para colocar um comparativo para o tamanho da semente os 5 furos que fiz em cada espuma foi feito com a parte mais fina da ponta de um lápis...

_________________
Robinson S. Carvalhaes


05.06.2012(Ter)13:15
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Espuma fenólica
Mto legal cara! Nos mantenha informados sobre estes testes please!

Abs,
Fernando


06.06.2012(Qua)11:27
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 20.03.2012(Ter)0:16
Mensagens: 26
Localização: Osasco - SP
Mensagem Re: Espuma fenólica
Senhores,

Bom dia!

Bom, tive problemas técnicos e acabei ocasionando um acidente com minhas amostragens, apenas uma sobreviveu e está firme e forte até agora.

O maior problema enfrentado até agora (fora eu com meus dedos eróticos) foram o sugimento de algas no copo de aonde a espuma ficou depositada com as sementes.
O desenvolvimento das seeds foi muito boa e foi equivalente ao sphagnum quanto ao tempo de crescimento. abaixo estão as fotos:

D. Capensis:

Foto com as algas:

Imagem

Foto após uma limpeza:

Imagem


Creio que valeria a pena um teste melhor executado por criadores mais experiente, após as mudas crescerem mais farei o teste do replante em sphagnum.

e como sou teimoso testarei depois novamente com outras seeds...

Fiz testes com plantas que não são carnivoras para tentar ver como se porta a estarquia, e no 1º teste (Manjericão roxo) funcionou muito bem e já consigo ver o primeiro sinal de raiz, na semana passada fiz o mesmo teste com Arruda e começo a ver folhagens surgindo no caule da estaca... vou me prepara para fazer um teste com minha N. Alata e vou postando conforme tiver atualizações.

_________________
Robinson S. Carvalhaes


13.08.2012(Seg)11:41
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Espuma fenólica
Opa, você usou algum tipo de fertilização?

_________________
Droseraholic!!!


13.08.2012(Seg)12:16
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 20.03.2012(Ter)0:16
Mensagens: 26
Localização: Osasco - SP
Mensagem Re: Espuma fenólica
Carlos,

A única coisa que usei realmente foi o fungicida de aquário, mas bem raro, tive muito problemas com fungo para as sementes de Nepenthes, ainda não consegui germinar nenhuma, nem na espuma nem no sphagnum, ainda estou tentando no sphagnum, mas em ambos tive problemas com fungos.

Como tive problemas para encontrar o GA3 e um fungicida diferente as sementes não tiveram um tratamento para serem colocada para germinação. Apenas "coloquei em cima da espuma e mantive úmida e recebendo luz artificial.


No caso da Arruda e do Manjericão também não houve nenhuma alteração no tratamento delas, apenas coloquei a estaca e mantive úmida. Caso vocês achem interessante posso postar a imagem dessa estacas na Espuma.

_________________
Robinson S. Carvalhaes


13.08.2012(Seg)12:26
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB