Autor |
Mensagem |
kato
Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07 Mensagens: 224 Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
|
 Resistência das sementes
Olá pessoal! Queria saber se as sementes têm um tempo de vida útil... será que dava para guardar elas algum tempo para depois semear ou elas devem ser plantadas o quanto antes?
Abraços
|
19.08.2007(Dom)11:06 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá kato, depende muito da espécie, Drosophyllum lusitanicum podem ficar anos guardados, Drosera grantsaui devem ser plantadas rapidamente e Utricularia reniformis imediatamente... e essas regras vivem sendo quebradas, há quem estratifique as sementes de Sarracenia, há quem as colha e imediatamente plante, como exemplo: semeei algumas Drosera villosa que haviam ficado um ano na geladeira de um cultivador e nasceram, após quatro meses mas nasceram  Espero ter ajudado.
_________________ Droseraholic!!!
|
19.08.2007(Dom)11:31 |
|
 |
kato
Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07 Mensagens: 224 Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
|
Vlw carlos... mais uma pergunta então qual seria o melhor modo de guardalas na geladeira? abraço
|
19.08.2007(Dom)13:45 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá kato,
essa é uma boa pergunta. Não sei como os demais cultivadores fazem, mas eu mantenho dois potes fechados (um para as sementes que irei semear e outro para trocas/doações) na porta da geladeira onde se encontram envelopes de papel com as sementes. Nesses envelopes fica a data do recebimento das sementes, espécie, local de origem e doador.
Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
19.08.2007(Dom)19:40 |
|
 |
kato
Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07 Mensagens: 224 Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
|
Legal Carlos! vlw é q pretendo me mudar em breve então não quero q as plantas q eu venha a receber ficquem acostumadas por aki...quero q elas ja se adptem as condiçoes da nova casa. Vlw
|
19.08.2007(Dom)21:51 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Só é importante tomar cuidado para que as sementes não se desidratem demais na geladeira. Colocar os envelopes dentrop de um pote, quando se quer guardar por mais tempo, é uma boa dica. Abraços.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
20.08.2007(Seg)14:22 |
|
 |
Guilherme C.
Registrado em: 28.02.2007(Qua)17:15 Mensagens: 109 Localização: Santa Maria - RS
|
um fato interessante... na minha apostila do 2ºano.. tem um relato sobre sementes que foram encontradas junto a uma múmia... ou algo do genero... (ou seja... é VELHA  .. ) que aós serem colocadas em condições ideais germinaram em pouco tempo... legal não? quando puder posto como está escrito lá.... tive uma idéia... não seria legal uma sala destinada á curiosidades?
|
20.08.2007(Seg)15:31 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
 legal
Recebi um pacote de D. Binata da Liza e to sem musgo por enquanto... acho que vou por na porta da geladeira, junto com os ovos.... 
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
20.08.2007(Seg)17:50 |
|
 |
Fernando Willian
Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46 Mensagens: 120 Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
|
Olá pessoal, as minhas sementes eu guardo na geladeira, dentro de uma carta e esta dentro de um tupperware. A taxa metabólica diminui bastante o que acarretará maior tempo de conservação. E olhe que tenho algumas sementes que demoraram 1 mês para nascer, mas o importante é que nasceram!! Creio que as sementes se conservem por até alguns anos, porém mais difícil será fazer elas nascerem, mas nada impossível  Para isto existe o ácido giberélico para quebrar à dormência das sementes. Citação: Para a conservação de sementes em longo prazo é necessário manter a atividade respiratória em níveis baixos, através da redução da temperatura ambiente e do grau de umidade das sementes.
A seguir, as sementes são acondicionadas em embalagens herméticas e armazenadas em temperatura subzero, geralmente -20°C (freezer) para a conservação em longo prazo ou a +5°C (temperatura semelhante a da geladeira) para a conservação por períodos menores. Recentemente, com o avanço da biotecnologia vegetal, a criopreservação passou a ser uma técnica promissora de conservação de germoplasma.
A criopreservação rotineiramente envolve a desidratação parcial das sementes antes da imersão em nitrogênio líquido. O congelamento e armazenamento do germoplasma à temperatura ultrabaixa (-150 a -196°C), interrompe o metabolismo celular reduzindo ou eliminando completamente a ocorrência de reações metabólicas que podem levar à degeneração celular. Dessa forma ela permite a conservação de material biológico por muitos anos assegurando alta estabilidade genética e fisiológica, sendo considerada como uma promissora maneira de conservação a longo prazo de células, tecidos e órgãos vegetais, a partir dos quais plantas inteiras podem ser regeneradas.
na minha humilde opiniao (para que guardar?, a natureza a aguarda!) Por hoje é só! Abraços
_________________ Por quê no rio tem pato comendo lama?
Editado pela última vez por Fernando Willian em 23.08.2007(Qui)12:35, em um total de 1 vez.
|
23.08.2007(Qui)0:12 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Guilherme C. escreveu: ... na minha apostila do 2ºano.. tem um relato sobre sementes que foram encontradas junto a uma múmia... ou algo do genero... (ou seja... é VELHA  .. ) que aós serem colocadas em condições ideais germinaram em pouco tempo... legal não? ... Isso depende da planta. Realmente existem sementes muito resistentes ao tempo. Uma delas é a da acácia amarela - Acacia farneziana! Abraço!
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
23.08.2007(Qui)8:03 |
|
 |
|