Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)7:48



Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Resistência das sementes 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Um cultivador me contou de um D. lusitanicum que ele plantou após 16 anos (ou era mais) e germinou sem problemas :shock:

_________________
Droseraholic!!!


23.08.2007(Qui)21:03
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Estou ressuscitando o tópico só para compartilhar uma experiência com o armazenamento de sementes de Droseras.

Eu as armazeno na parte baixa da geladeira acima da caixa de legumes, as sementes ficam em envelopinhos de papel que por sua vez ficam dentro de saquinhos plásticos pequenos com fechamento tipo zip-lock, esses saquinhos ainda ficam dentro de um pote fechado do tipo Tupperware.

Eu aproveitei as férias para semear sementes velhas, inclusive de Droseras com curta viabilidade, alguns exemplos:
D. communis guardadas há 14 meses! D. viridis e D.ascendens há 9 meses e D. villosa há 11.

Todas elas germinaram em aproximadamente 3 semanas sem nenhum tratamento e com boa taxa de germinação, até parecem sementes frescas. :D


08.08.2009(Sáb)18:12
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Pessoal, aproveito o tópico pra fazer uma pergunta relacionada: Comprei sementes mas os Correios deram uma atrasada. Resultado: as sementes levaram umas 2 semanas em temperatura ambiente (entre 20 e 25 graus) do dia que foram enviadas até o dia que pude plantar. Eram droseras (burmanii, spatulata, intermedia e filiformis), dionaea e sarracenia leucophylla. Após uns 13 dias (!!) as sarracenias começaram a germinar, aos 15 comaçaram as dionaeas e algumas poucas droseras intermedia, porém, já fazem 23 dias e nem sinal das outras droseras. Eu sei q ainda tá meio cedo mas, será que o tempo q esperaram sem refrigeração fez eu perder algumas delas??

Vale ressaltar q tô fazendo tudo beeem nos conformes (eu acho). Local bem iluminado por luz indireta, umidade boa e 100% do tempo, substrato normalmente utilizado por vcs, água de chuva e aplicação de fungicida (de aquário, mas tudo bem hehehe) na semeadura e na germinação.

Outra coisa galera, sou novo no ramo e no fórum mas li muuuuito. Resolvi plantar pq gosto muito de carnívoras e me interessei muito em cultivá-las, mas minha veia de biólogo falou mais alto e acabei fazendo um pequeno experimento em relação a substratos (nada diferente do que vcs utilizam mas em algumas formas) e um método simples (provavelmente alguem já fez igual ou parecido) para manter o substrato úmido.

Em breve postarei fotos e já alguns resultados.

Conto com as dicas de vcs!!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


08.08.2009(Sáb)19:25
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Graco,

Você já germinou as que tecnicamente são mais demoradas. 23 dias não é muito tempo, ainda depende do clima e temperatura em que elas estão. Essas Droseras são bem fáceis, acho que em breve germinarão. Ah... e 2 semanas sem refrigeração não é nada para sementes dessas espécies que você comprou, fique tranquilo. :wink:


08.08.2009(Sáb)19:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Além disso vc tem que ver quando as sementes foram colhidas, o atraso dos correios não influencia muito, mas se elas foram colhidas a mais tempo e num foram guardadas com o cuidado necessario, poderia inviabilizar a germinação

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


08.08.2009(Sáb)19:46
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Também faço como o Carlos: guardo as sementes em vidros (de maionese) na geladeira, mas coloco um sachê de sílica (quando tem) ou um toco de giz (devidamente dessecado na chama do fogão). Antes de abrir algum pote, deixo chegar à temperatura ambiente para evitar a formação de condensação na parte interna.

Graco, as mais difíceis você já conseguiu fazer germinar, parabéns! Espere mais um pouco, mesmo que as outras não germinem agora, não descarte os vasos, deixe quieto. :wink:


09.08.2009(Dom)1:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Com certeza deixarei aguardando ainda por um bom tempo!! Hoje começaram a germinar algumas pouquissimas droseras (uma filiformis e duas burmanii) e isso é um ótimo sinal!!

De qq forma agradeço as dicas!!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


11.08.2009(Ter)15:24
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB