Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)21:33



Responder  [ 10 mensagens ] 
 Fugicida Natural (em teste) 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem Fugicida Natural (em teste)
:D Bom dia pessoal!

Bom, quero expor os seguintes fatos (acontece comigo).

Mesmo tendo utilizando Fugicidas como Aqualife, Atlantys, tive sementes e alguns brotos, atacados por fungos, e isso em sementes como as de Dionaeas, que depois de 4 semanas na geladeira, funga ao se expoxta a claridade e o calor é terrivel!!

Com raiva o suficiente e motivado pelo ódio, pesquisei algumas formas de se evitar fungos em plantas, brotos e sementes, cheguei a perguntar pra todos que conheço e ouvi até algumas coisas realmente suspeitas!
/pensar
Bom, a algum tempo atraz, tive a seguinte idéia: 1idéia , com uma base em ensinamentos fornecidos pela minha vó, que cresceu no interior aqui do amazonas, cheguei ao seguinte: MANGARATÁIA!!!!, em um recipiente préviamente escaldado, exterilizado, coloca-se água destilada(1/2 litro), e adiciona-se fatias bem finas e pequenas de mangaratáia( um pedaço de + 5 cm por 3 de expessura, cortados em fatias finas), deixar por 24horas "descançando", e molhas com cuidado as sementes e o substrato que fica ao redor dela, 1 vez por dia, pelo horario da noite!

:arrow: Foi exatamente oque fiz a cerca de 1 semana atraz, e até agora não fungou nenhuma semente (dionaea, d. Intermedia, D. spatulata, ) que foi exposta a essa mistura, porem ainda estou em fase de testes, não da pra dar certeza de nada!

Acredito que esta funcionando e irá funcionar, ontem de noite (24/08) plantei 15 sementes de Dionaea, em sphagnum morto, molhei as sementes e o musgo com essa soluçao, e coloquei o vaso junto com minhas plantas adultas e as outras semeando, onde pega sol pela parte da manha!

Notei que na geladeira, todos os vegetais, legumes, verduras e praticamente tudo funga e apodrece! porem a mangaratáia fica por meses, vai murchando e seca, e muito dificilmente funga, minha vó diz que mangaratáia não funga!
Se não funga, é porque tem substancia anti-fugicas naturais e potentes, e essas substancias sao tao eficases, que preservam sua "batata" por meses sem fungar!

Estou esperançoso quanto a esta experiência, espero que esta seja a cura pro fungo, e suas molestias!

8-) I want to believe

Em breve colocarei mais informaçoes, e adicionarei algumas fotos !

_________________
:)


25.08.2007(Sáb)9:36
Perfil YIM
Mensagem 
movido


Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)0:16, em um total de 1 vez.



23.03.2008(Dom)15:38
Destaque

Registrado em: 29.12.2007(Sáb)22:24
Mensagens: 223
Localização: Praia Grande /SP
Mensagem 
Eu estou tentando a folha do Chapéu de sol:

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... highlight=

Abraços

_________________
SITE
http://criadouroperuzzo2.weebly.com

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO


23.03.2008(Dom)16:02
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 26.01.2008(Sáb)14:18
Mensagens: 22
Localização: Minas Gerais Belo Horizonte
Mensagem 
o que que é Mangaratáia?

sorte pra você e posta alguma foto da folha pra gente saber o que é!!

fuiz.


23.03.2008(Dom)17:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14
Mensagens: 344
Localização: Curitiba, Paraná
Mensagem 
Mangaratáia = gengibre = Zingiber officinale 8-)

Tinha gente que usava, mas parece que dava muita alga...

Deu certo a experiência?

PS: Isso não foi um tópico duplicado? Ohem aqui: http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-2007.html


23.03.2008(Dom)19:04
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
to curioso..e aí? Como ficou isso?

Abração

_________________
Imagem


23.03.2008(Dom)23:41
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Sim..........
E o resultado ?????


24.03.2008(Seg)8:20
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Alguns dias atras quando consegui entrar na doação de sementes de D. intermedia preparei uns 5 vasos com sphagnum, pedaços de um vaso velho de xaxim e mais musgo triturado no liquidificador por cima de tudo, e tava regando e mantendo tudo com iluminação como se já tivesse plantado, fiz isso durante uns 5 ou 6 dias, e ontem notei que dos 5 vasos 3 tinham um mofo amarronzado nuns pontos, e justamente ontem chegaram as sementes de D. intermedia.

Separei 2 vasos q não tinham nenhum pontinho de mofo e coloquei 4 sementes em cada e vim aqui no forum pra ver o que poderia fazer pra resolver o problema dos fungos, aí vi que estavam testando canela em pó (para prevenir) e uma mistura de gengibre (para combater) fungos, então fiz o seguinte:
NOS VASOS SEMEADOS (2): polvilhei canela em pó (ontem) e hj fiz uma solução de gengibre e água e borrifei neles;
NOS VASOS NÃO SEMEADOS (3 que tinham fungo): ontem joguei água por cima e em um deles polvilhei um pouco de canela, no segundo eu peguei um pedaço de pão e coloquei sobre o musgo fazendo leve pressão e em seguida coloquei do lado do vaso pra servir como meio de cultura pro fungo q apareceu lá pra depois levar pra um professor dar uma olhada e ver se identifico o fungo (usei o pão por ser um meio de cultura bom e não ter nada mais na hora) e no terceiro vaso não fiz nada.

Depois de jogar a água e manter o ambiente quente, achei q iria encontrar os vasos todos mofados hoje cedo, mais não cresceu mais nada lá, até agora, nem no pão q está do lado do vaso, vou esperar uns 3 ou 4 dias e ver se vai aparecer fungo nos vasos q eu coloquei a canela, a solução de gengibre, no q eu só coloquei água e no pão, aí vou ver o resultado do gengibre e da canela e posto aqui.

Espero que a canela e o gengibre que coloquei nos vasos das D. intermedia não prejudiquem o brotamento e desenvolvimento das mudas. Fiz isso mais como um teste, pq recebi uma quantidade enorme de sementes, então se não germinar, eu posso fazer mais vasos e não usar nada.

Alguém já fez o teste com o gengibre ou com a canela? qual o resultado que teve?

Alguém com mais experiência tem alguma coisa a acrescentar sobre o que eu fiz? aceito críticas construtivas e destrutivas (prefiro as construtivas...hehehehe)

Espero dessa vez estar livre dos fungos.

Estava me esquecendo, no final de semana preparei mais alguns vasos que estão lá no quintal, eles não pegam sol, e estão sem cobretura, sem fungo e sem sol. Em alguns deles eu borrifei hoje um pouco da solução de gengibre, nos outros deixei como está e vou esperar pra ver se vão fungar ou não e quais vão fungar.

Uma última coisa, tinha visto em alguma parte do forum que a canela em pó aumento o índice de germinação das sementes, mais não estou lembrado em qual tipo de planta que ela tinha esse tipo de efeito, alguém sabe se dá certo com D. intermedia?

Abraço a todos.

PS: se essa mensagem estiver fora do lugar, ou não encaixada no contexto do forum, sintam-se a vontade em movê-la.


30.04.2008(Qua)18:41
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Bom, como o prometido, depois de 15 dias de testes com o extrato do gengibre, e com a canela em pó, aconteceu o seguinte: nos vasos onde coloquei a canela em pó sobre o substrato e depois coloquei as sementes, não cresceu nenhum fungo e também depois de 15 dias de semeadas as D. intermedia também não nasceu nada, ainda, mais acho que por causa da queda de temperatura a germinação vai demorar um pouco a mais; nos vasos onde borrifei o extrato de gengibre a cada 4 dias, também não nasceu fungo, e os poucos tufos de fungos que tinha, sumiram, apenas em um dos vasos que ainda persiste um pontinho de fungo bem pequeno que apareceu tem uns 2 dias, mais como não sei a localização das sementes de D. intermedia, preferi deixar o fungo e borrifar o extrato sobre ele amanhã; e nos vasos onde coloquei a canela e ainda borrifei o extrato de gengibre não apareceu fungo.

Pelo menos aqui em casa, a canela foi efetiva para o não aparecimento de fungo no substrato, embora não tenha acelerado a germinação como li em alguma parte do forum uns tempos atrás, sobre o gengibre, ele combateu muito bem o fungo que havia nos vasos, e onde não havia também não apareceu.

Agora só resta esperar para que as sementes germinem, pra aí comprovar que não acontece nada (ou que acontece se não germinar) com as PCs usando o extrato de gengibre e a canela em pó.

Acho que dá pra concluir alguma coisa sobre o uso dos dois no combate ao fungo, embora ainda não consegui concluir nada em relação a taxa de germinação, mais quem sabe num futuro quando minhas sementes nascerem eu consiga notar alguma diferença e aí posto aqui os resultados.

Abraço a todos.


14.05.2008(Qua)20:05
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Boa experiencia! :D
Gostei dos resutados

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


14.05.2008(Qua)20:12
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB