Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 24.04.2024(Qua)22:00



Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Fugicida natural (em teste) 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem Fugicida natural (em teste)
:D Bom dia pessoal!

Bom, quero expor os seguintes fatos (acontece comigo).

Mesmo tendo utilizando Fugicidas como Aqualife, Atlantys, tive sementes e alguns brotos, atacados por fungos, e isso em sementes como as de Dionaeas, que depois de 4 semanas na geladeira, funga ao se expoxta a claridade e o calor é terrivel!!

Com raiva o suficiente e motivado pelo ódio, pesquisei algumas formas de se evitar fungos em plantas, brotos e sementes, cheguei a perguntar pra todos que conheço e ouvi até algumas coisas realmente suspeitas!
/pensar
Bom, a algum tempo atraz, tive a seguinte idéia: 1idéia , com uma base em ensinamentos fornecidos pela minha vó, que cresceu no interior aqui do amazonas, cheguei ao seguinte: MANGARATÁIA!!!!, em um recipiente préviamente escaldado, exterilizado, coloca-se água destilada(1/2 litro), e adiciona-se fatias bem finas e pequenas de mangaratáia( um pedaço de + 5 cm por 3 de expessura, cortados em fatias finas), deixar por 24horas "descançando", e molhas com cuidado as sementes e o substrato que fica ao redor dela, 1 vez por dia, pelo horario da noite!

:arrow: Foi exatamente oque fiz a cerca de 1 semana atraz, e até agora não fungou nenhuma semente (dionaea, d. Intermedia, D. spatulata, ) que foi exposta a essa mistura, porem ainda estou em fase de testes, não da pra dar certeza de nada!

Acredito que esta funcionando e irá funcionar, ontem de noite (24/08) plantei 15 sementes de Dionaea, em sphagnum morto, molhei as sementes e o musgo com essa soluçao, e coloquei o vaso junto com minhas plantas adultas e as outras semeando, onde pega sol pela parte da manha!

Notei que na geladeira, todos os vegetais, legumes, verduras e praticamente tudo funga e apodrece! porem a mangaratáia fica por meses, vai murchando e seca, e muito dificilmente funga, minha vó diz que mangaratáia não funga!
Se não funga, é porque tem substancia anti-fugicas naturais e potentes, e essas substancias sao tao eficases, que preservam sua "batata" por meses sem fungar!

Estou esperançoso quanto a esta experiência, espero que esta seja a cura pro fungo, e suas molestias!

8-) I want to believe

Em breve colocarei mais informaçoes, e adicionarei algumas fotos !

_________________
:)


25.08.2007(Sáb)9:37
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Interessante a sua experiência!

E, caso dê certo, essas planta produz sementes? Será que ela viveria aqui no meu clima (norte do ES)?

Fico na torcida pelo sucesso da sua experiência! Abraço!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


25.08.2007(Sáb)9:59
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
Interessante a sua experiência!

E, caso dê certo, essas planta produz sementes? Será que ela viveria aqui no meu clima (norte do ES)?

Fico na torcida pelo sucesso da sua experiência! Abraço!


Obrigado,
:D essa planta possui nome científico (pesquisarei), assim que eu tiver um bom material (conteúdo) posto aqui!

Essa planta pelo que percebo, ela se da muito bem tanto em clima sempre húmido, quanto em clima muito seco e quente :? pois tenho vários exemplares pelos jardins da minha casa, na parte seca, muito seca mesmo, e na parte alagada, onde fica uma torneira com vazamento , a que fica perto dessa torneira, onde é sempre muito molhado esta muito mais bonita e evoluida que a da parte seca, porem a da parte seca , esta crescendo normalmente, elas se multiplicam aqui por " batatas, que fica dentro do solo :) Percebi tambem, que quanto mais velha a "batata" com a qual to fazendo a esperiencia contra fungo, menos poder fugicida ela tem, portanto o "lance" sao as "batatas" novas e frescas!

é uma planta muito resistente, e se não me engano da um caule com flores brancas!

Em breve posto aqui algo decente e que colabore! 8-)
abraços

_________________
:)


25.08.2007(Sáb)12:44
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem 
Amigão, leve isso bem a sério, pois isso é uma praga :evil:
acabo de notar a perda de algumas sementes de Nepenthes e eu já estou cheio
caso eu consiga mais sementes vou entupilas de um pouco de tudo affff

boa sorte na sua pesquisa e por favor nos deixe saber dos resultados


25.08.2007(Sáb)15:54
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
8-) Que domingo ensolarado aqui em manaus, as minhas carnivoras agradecem!

Olá pessoal, até agora nenuma semente fungada, e enhum sinal de fungo, tudo ok! :D
Tava pesquisando um pouco e olha só que legal!

Mangaratáia é como chamam aqui no Norte do Pais, fora daqui acredito que seja GENGIBRE
fica muito fácil de vocês acharem aí na região de vocês! :D :lol: :wink: , e é muito facil de plantar, basta enterrar uma "batatinha" na terra húmida e macia e pronto, em algum tempinho ta nascendo , entao com algum tempo a mais ela vai se multiplicando, elas dão sementes tambêm!! 8-)

Imagem

:arrow: Nome científico: Zingiber officinalis
Imagem
Planta herbácea, da família Zingiberaceae, parte aérea anual com até‚ 0.8m de altura; parte subterrânea perene, constituída por rizomas carnosos, ricos em substâncias aromáticas e óleo essencial, utilizados in natura na preparação de diversos pratos da cozinha oriental. Secos, são empregados no preparo de extratos, para condimentos, bebidas alcoólicas, licores, confeitaria e refrigerantes; por destilação em corrente de vapor, obtém-se um óleo essencial adotado em perfumaria.

Cultivar: O Gengibre é uma planta que necessita de temperatura elevada, entre 25 a 30º, e precipitação de até 2.000mm anuais, principalmente na época do plantio até o início da formação de novos rizomas.

Esta planta quando cultivada em área com reduzida insolação, desenvolve bem a parte aérea, mas seu rizoma fica reduzido. Os solos preferidos são os de textura leve, bem drenados, para que não haja o apodrecimento dos rizomas pelo acúmulo de água.

Época de plantio: setembro-novembro.

Espaçamento: 1,0 x 0,4m.

"Rizomas-sementes" necessários: 2t/ha. Plantar rizomas com 70-80g.

Controle da erosão: cultivado geralmente em solos de baixada, exige práticas simples de conservação do solo.

Calagem e adubação: corrigir a acidez do solo quando o índice de saturação em bases for inferior a 50%. Aplicar no plantio 240kg/ha de P2O5. Em cada uma das três amontoas, incorporar 30kg/ha de N e 70kg/ha de K2O.

Outros tratos culturais: c3pinas e amontoas, incorporando o adubo em cobertura.

:arrow: Controle de pragas e moléstias: dispensável.

Colheita: junho-agosto. Arrancar os rizomas manualmente quando a parte aérea da planta estiver seca.

Produtividade normal: 20--30t/ha.

Rotação: aconselhável, com culturas de outras famílias.

Propriedades Terapêuticas

Antisséptico; Antiemético; Antiinflamatório; Bacteriostática; Carminativo; Espasmolítico; Estimulante da Circulação Periférica; Estomáquico.

Composição Química

Rizoma: Água = 80,3%; Proteína = 2,4%; Carbohidratos = 12,3%; Minerais = 1,2%; Ca = 20 mg%; P = 60 mg%; Fe = 2,6 mg%.
Vitaminas - Gengibre verde: Tiamina = 0,06; Riboflavina = 0,03; Niacina = 0,60; Vit.C = 6,0 mg%; Caroteno = 40 microgr.%.
Gengibre seco: ajowan e asa fétida apresentaram altos níveis de Cálcio (1,0-1,5%) e Ferro (54 a 62 mg%). O conteúdo de taninos nos temperos foram igualmente altos (0,9 a 1,3% DM).
Carbohidratos: Amido, Glucose, frutose.
Proteínas: Albumina, Globulina, Propamina, e Glutelina, Treonina e Prolina.
Aminoácidos: Ác. glutâmico, aspártico, sérico, glicina, treonina, alanina, glutamina, argenina, lisina, leucina, cisteína, histidina, leucinas, asparagina e pipecolico.
Óleos essenciais: Monoterpenos e compostos associados: Campfeno; Alfa e Beta-pineno; Cumeno; Mirceno; Limoneno; Para-Cimeno; Beta-Felandreno, 2-Heptanol, 2-Nonanol, n-Decanol, metil Heptanona; 1,8-Cineol, Borneol, Linalol, Geraniol e Neral.
Sesquiterpenos: ar-Curcumeno; Diarilheptanóide (3s, 5s)-dihidroxi1-4'-hidroxi-3,5-dimethoxifenil) - 7 - (4 " - hidroxi-3' metoxifeni)heptano (15), alfa-Farneseno; beta-Bisaboleno; ama -Selineno; beta -Elemeno e b-Sesquifelandreno, Gingiberol (b-udesmol), Zingibereno (alfa e beta); (E)-8-beta, 17-epoxilabd-12-eno-15, 16 dial, [6]-,[8]-, e [10] - Shogaols e [6] -, [8] - e [10] - Gingerol, 6 Dehidrogingerdiona, Gingerolipideos A, B e C (monoacildigalactosilglicerois), Galactolactona.
Ácidos Orgânicos e Fenois: Ácido Acético, Caprílico, 6-gingesulfônico; Chavicol. (1,9).
Fonte: http://www.agrov.com/vegetais/raizes/gengibre.htm


1rocker Bom pessoal, darei seguimento as minhas pesquisas e com a minha experiência, caso alguem queira realiza-la tambem, agora podem correr atrás de GENGIBRE!!! :wink:
Abraços, depois voltarei com algo novo!

_________________
:)


26.08.2007(Dom)13:54
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
:!:

_________________
:)


26.08.2007(Dom)13:54
Perfil YIM

Registrado em: 03.07.2007(Ter)19:56
Mensagens: 2
Localização: Marilia - SP
Mensagem 
MANGARATÁIA se não fala nunca ia saber que é gengibre. Mas é isso mesmo gengibre não funga ele seca ate o ultimo, mas não emboloram como dizem aqui. o bom que você faz o fungicida com a sobra um quentao, um sashimi. :lol:


26.08.2007(Dom)14:44
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
Opa, fiz o seguinte teste a 2 dias, :


Retirei apenas o concentrado da batata de mangaratáia, o caldo que adquirido (não muito) deu pra fazer uma várias aplicações diretas em sementes com fungos (utilizei sementes frescas de jabuticaba) , as sementes estavam parcialmente enterradas em terra preta, ainda havia um pouco de polpa da jabuticaba presa a semente! logo no final do dia seguintem apareceu um fungo cinza e preto (bem desenvolvido) em toda a semente, um verdadeiro BOLOR de fungos, com a terra ainda húmida, apliquei com o auxilio de uma seringa e com agulha, algumas gotas do concentrado que extraí da "batata" da mangaratáia. Esperei algumas horas e pulverisei um pouco de água de chuva, para humidecer a terra e a semente, o fungo já havia sido praticamente todo destruido, o resto que ficou na semente, veio a PADECER com uma aplicaçao do concentrado no período da noite, e logo de manha, já não havia mais fungos!

Quanto a experiência com os pedaços picados dentro de 1/2 litro de agua destilada, achei melhor cancelar, pois ele se estraga (afermenta) em uns 2 dias. A utilização do caldo resultante da "batata" da mangaratáia (puro), ao meu ver, esta sendo auto o suficiente para a erradicação dos fungos, uma vez que além de exterminar o fungo presente, ainda funciona como um Ant-fungo também. Acredito que aplicando uma vez ao dia, o concentrado com o auxilio de uma seringa com agulha , gotejar umas 2 gotas por semente uma vez ao dia, e depois de algumas horas pulverizar um pouco de agua destilada, assim acredito que será o fim de problemas com fungos!
:D depos volto com algumas informaçoes mais precisas, porem o fungo da semente de jabuticaba, foi destruido, caso não fosse, teria se alastrado por completo, fungando a semente ainda fresca!

:arrow: Quero ressaltar aqui, que ainda não postei um "passo a passo " , nem os procedimentos he ascepcia necessários para a obtenção do concentrado de mangaratáia para evitar fungos, e quero deixar bem claro, que este metodo não deve ser utilizado por iniciantes, pois caso ocorra algo inesperado, pode acontecer algo ruim as plantas, brotos e sementes!
Aguardem futuros comentarios meus aqui, para acrescentar ainda mais sobre esse assunto!

As sementes que comprei do fabio, irão chegar hoje, acredito que não terei mais problemas com fungos!

abraços 8-)

_________________
:)


29.08.2007(Qua)15:54
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.09.2006(Sáb)22:16
Mensagens: 595
Localização: mato grosso do sul
Mensagem 
ok! sucesso e aguardo fotos!!!

_________________
Abraços,
ISMAEL MARINHO BENITES
Colecionador de Plantas Carnívoras


29.08.2007(Qua)22:02
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
Bom pessoal, novidades, até agora nada de fungos (de novo), acredito que não terei mais problemas com isso, para os que se interessarem, vou postar aqui ainda essa semana um "passo a passo" com fotos, e ensinar a todos os interessados a erradicar fungos de forma mais eficiente sem contaminar o solo !
abraços,

_________________
:)


11.09.2007(Ter)22:37
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB