Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)10:58



Responder  [ 102 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11  Próximo
 Nepenthes - Miguel Pandini - atualização em 18/11/2009 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Miguel, eu acho que eu vou fazer um laguinho em baixo da minha estufa, mas eu ainda não sei, se eu faço um pântano com um lago atras ou só um laguinho mesmo!
Muito obrigado! Abraços!!


04.01.2009(Dom)9:56
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Atualizando... (plantas em 18/11/2009)
Olá, pessoal!

Muito tempo sem mostrar novas fotos... Realmente!
Sempre sem tempo livre... Mas, essa primavera eu não poderia deixar passar em branco, principalmente depois de adquirir uma nova câmera!

E aqui vão algumas imagens inéditas:


O “Recanto das Neps II”, do lado do sol nascente, coberto com sombrite 70%, lotado de plantas:

Imagem


N. ‘Arakawae’ cv. ‘Red’:

- Imagem da planta inteira, vista de cima:

Imagem


- Jarrinho “lower” em formação:

Imagem


- Jarro “lower” de tamanho médio já bem formado:

Imagem


N. ampullaria x ???:

Jarro “lower”:

Imagem


N. globosa x khasiana:

Um belo “lower” desse híbrido exclusivo (valeu, Fabio Santos!):

Imagem


N. madagascariensis:

Nasceu um broto lateral desde o outono passado, e colocou minúsculos ascídeos e parou, sem dar explicações:

Imagem


“Upper pitchers”:

N. sp. ‘Pioneira’ e N. khasiana em “close”, se exibindo lado a lado:

Imagem


N. kampotiana x maxima:

Seria essa a identificação correta dela? Depois de mais madura, os jarros “lower” passaram a apresentar peristômio bem mais avantajado, lembrando muito o visual do híbrido N. ‘Rokko’... Começo a ter minhas dúvidas... Para os “futucadores” de plantão e maníacos por identificação, um bom desafio:

Imagem


N. thorelli:

A “vermelhona” rajada começou a lançar os primeiros “lower” de bom tamanho (valeu, Pedro Batalha!):

Imagem


N. truncata ‘Lowland’:

Depois de muita experimentação, principalmente no que se refere ao local de cultivo, há cerca de 2 meses foi posta no interior da mini-estufa (aquela para as “neps preguiçosas”, a 100% de umidade)... Parece que minha “truncatinha” está desencantando:

Imagem


N. veitchii ‘Highland’:

- Essa não ata nem desata… Chegou a produzir um mini-jarro no inverno, mas não passou disso, apesar de estar muito saudável:

Imagem

- Detalhe da nova folha brotando, com pêlos para todos os gostos:

Imagem


N. X mixta x X splendiana:

A mais nova aquisição, germinada pelo Marcos Ono, ainda bem pequenina, mas crivada de jarrinhos:

Imagem


N. X chelsonii:

Produzindo jarros novos fora de época (normalmente faz isso em abril e maio)... Um “lower” quase aberto:

Imagem


N. X wrigleyana:

A ex-“alata falsa” já se encontra em fase bem madura… Aqui, um enorme “lower” em formação, na frente de outro de tamanho médio já formado. Dá para imaginar o tamanho final dele:

Imagem


N. globosa ‘Red Viking’:

- Um dos sonhos da wishlist que realizei neste ano! A cor do jarrinho dispensa comentários! E no canto inferior esquerdo, o “seedling” de N. mirabilis ‘Hot Lips’, super-adaptado ao clima daqui, crescendo a todo vapor (valeu, Gilson Gil!):

Imagem

- Um novo jarro em formação, começando a crescer e a avermelhar:

Imagem

- A planta vista de cima, em destaque das demais dentro da mini-estufa:

Imagem


N. bicalcarata:

Outro sonho realizado! Aqui, o segundo jarrinho genuinamente brasileiro, mais robusto que o primeiro, mostrando os dentes! :D ... Ao fundo, o primeiro jarro da misteriosa N. “macfarlanei” do Ono (penso que é uma N. rafflesiana...):

Imagem


E, em breve, mais fotos!

[ ]’s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


Editado pela última vez por Miguel Pandini em 20.11.2009(Sex)8:04, em um total de 1 vez.



18.11.2009(Qua)21:22
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59
Mensagens: 287
Localização: Sorocaba - SP
Mensagem 
Nossa, muito bonitas suas nepenthes!


Dúvida: uma nepenthes Nascida por brotação tende a ter o mesmo sexo que nepenthes mãe?


18.11.2009(Qua)21:25
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Celso escreveu:
Nossa, muito bonitas suas nepenthes!


Dúvida: uma nepenthes Nascida por brotação tende a ter o mesmo sexo que nepenthes mãe?
Obrigado! :D
A planta produzida por estaca é obrigatoriamente do mesmo sexo da planta mãe. Não tem como ser diferente.
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


18.11.2009(Qua)21:28
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Belíssimas Miguel. Fiquei abismado em ver o vigor da sua N. khasiana, muito grande mesmo. A N. madagascariensis pelo visto é uma incógnita. Depois de dois meses que tenho a minha, ela lançou folhas agora. Espero que até o final do ano desenvolva pelo menos um jarro. Uma dúvida, minha N. arakawae que veio do Ono tem a mesma coloração que a sua N. ‘Arakawae’ cv. ‘Red’, inclusive é a foto do meu profile. Seria ela a variação vermelha igual a sua ou a planta original?

abraços e parabéns por ter plantas tão saúdaveis!

_________________
Imagem


18.11.2009(Qua)21:46
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Poxa Belas Nepenthes em. um dia vou ter espaço para ter tantas assim!
:D Parabéns

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


18.11.2009(Qua)22:47
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Maurício Ervilha escreveu:
Belíssimas Miguel. Fiquei abismado em ver o vigor da sua N. khasiana, muito grande mesmo. A N. madagascariensis pelo visto é uma incógnita. Depois de dois meses que tenho a minha, ela lançou folhas agora. Espero que até o final do ano desenvolva pelo menos um jarro. Uma dúvida, minha N. arakawae que veio do Ono tem a mesma coloração que a sua N. ‘Arakawae’ cv. ‘Red’, inclusive é a foto do meu profile. Seria ela a variação vermelha igual a sua ou a planta original?

abraços e parabéns por ter plantas tão saúdaveis!
Obrigado!
A N. khasiana é de lua: tem época que produz jarros bem vistosos, e tem época que parece raquítica...
Não espere muita coisa da sua N. madagascariensis... É uma das neps mais complicadas que temos por aqui... Continuo fazendo experiências com ela, e nada ainda deu certo, infelizmente...
A N. 'Arakawae' cv. 'Red' é a mesma sua... São o mesmo clone. O Marcos Ono, quando fez o cruzamento, observou que nasceram três tipos diferentes: esse é o cultivar 'Red' ou 'All Red', como queiram chamar, pois tem o jarro "lower" totalmente vermelho, às vezes com algumas manchas marrom. Os jarros da minha aqui ainda não passaram dos 10 cm, mas vão ficar maiores à medida que a planta amadurecer. A tendência é que fiquem mais ou menos do tamanho dos da N. alata.


Felipe_Pinho escreveu:
Poxa Belas Nepenthes em. um dia vou ter espaço para ter tantas assim!
:D Parabéns
Espaço??? Onde??? :lol: :lol: :lol:

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


19.11.2009(Qui)7:19
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
O Marcos Ono, quando fez o cruzamento, observou que nasceram três tipos diferentes


Miguel,
Essa informação procede? Sabia que era um híbrido japonês, mas não sabia o nome do cultivador responsável.
Muito bonito o híbrido exclusivo.
Meu palpite para a antiga kampotianaxmaxima é spathulataxmaxima. Veja:
(em http://www.exoticaplants.com/database/c ... maxima.htm):

Imagem

Imagem

Imagem

Parabéns pelas fotos e plantas.
Abraço.
Pedro Emidio

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


19.11.2009(Qui)9:36
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem 
Miguel, de fato suas plantas estão muito bem... bonitas e saudáveis

Parabens :wink:


20.11.2009(Sex)7:05
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Pedro Emidio escreveu:
Miguel Pandini escreveu:
O Marcos Ono, quando fez o cruzamento, observou que nasceram três tipos diferentes

Miguel,
Essa informação procede? Sabia que era um híbrido japonês, mas não sabia o nome do cultivador responsável.
Muito bonito o híbrido exclusivo.
Meu palpite para a antiga kampotianaxmaxima é spathulataxmaxima...
Oi, Pedro e Fábio! Obrigado pelos elogios! :D
Quanto à N. 'Arakawae', o Ono me informou que fez um cruzamento há alguns anos atrás e esse foi o resultado. Essa planta é um híbrido artificial que, teoricamente, qualquer um de nós pode fazer :) ... É só cruzar N. alata com N. X mixta e temos N. 'Arakawae', em pelo menos três padrões, segundo o Ono observou...
Sobre a N. kampotiana x maxima eu não acredito muito que seja N. spatulata x maxima... O peristômio desta que o Pedro indicou está desenvolvido demais, as gavinhas (cabinhos) são grossos e curtos, e as folhas/pecíolos se parecem muito com as da N. maxima... A planta que tenho aqui é bem diferente: as folhas são compridas, estreitas e mais delicadas, o peristômio é mais discreto e as gavinhas são mais longas e fininhas...
Agradeço a ajuda!
Eu ainda penso que esteja mais para N. 'Rokko' [ = N. thorelli x maxima ], como essas aqui:

Imagem

Imagem

Imagem

... Ou, quem sabe, a própria N. kampotiana x maxima...
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


20.11.2009(Sex)7:39
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 102 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB