Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)13:18



Responder  [ 102 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11  Próximo
 Nepenthes - Miguel Pandini - atualização em 18/11/2009 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fala Miguel,

eu te disse que ela precisava de calor, está muito bem aí com o teu excesso de cuidados :lol:

Aquela N. alata que você me enviou está cheia de jarros lá em Jaraguá, onde é quente e úmido (estou 'em off', nas PCs de S. Bento, frio e úmido).

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


27.12.2008(Sáb)21:31
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
Ola
Adorei a foto da aranha, muita bonita. :lol:
:D :D

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


28.12.2008(Dom)7:45
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Aê, pessoal! Obrigado pela torcida!! :D


Pedro Emidio escreveu:
Miguel,
achei sua N ventricosa "mini" mto parecida com N talangensis e a sua N sp parecida com N mirabilis.
vc tem muito mais estrada do que eu.. são só palpites.
Abraço,
Pedro Emidio.
Ôpa! De fato, essa primeira parece mesmo a tal N. talangensis, mas a minha planta aqui só formou uns poucos jarrinhos "upper" e ainda não dá para a gente afirmar nada por enquanto! Sobre a segunda, se vc se refere à 'Pioneira', eu não descarto qualquer possibilidade. Só acho que ela tem jarros "lower" muito pequenos para uma N. mirabilis. Mas, nunca se sabe...


Pedro Batalha escreveu:
Uau Miguel!!! Já ia te mandar uma MP, perguntando como estavam indo as estacas!!! Demais!!! Essa planta é muito linda mesmo! E fiquei impressionado pelo fato dela já ter lançado um jarro...!!! Estou muito orgulhoso aqui. Parabéns por tudo!
Ei, Pedro! Esquece essa coisa de "estacas"... :D Elas agora já são plantas, e de fazer inveja! Vc é que está de parabéns por tê-las produzido tão bem! :wink: E o meu clima aqui caiu como uma luva pra ela!!


Alex Moura escreveu:
Caramba! Belos pitchers! Gostei muito da N. khasiana, aqui ela nunca coloca jarros bonitos, são sempre pequenos e feios...
Acho que eu também já tenho um palpite para a N. "Horribilis". Conheço muito bem esta Neps!
Oi, Alex! De fato, parece que a minha N. khasiana se desenvolve diferente das do pessoal do forum. Ainda estou estudando a fundo o comportamento e o cultivo dessa neps... Sobre a 'Horribilis', já tenho quase certeza...


Carlos Rohrbacher escreveu:
Fala Miguel,
eu te disse que ela precisava de calor, está muito bem aí com o teu excesso de cuidados :lol:
Aquela N. alata que você me enviou está cheia de jarros lá em Jaraguá, onde é quente e úmido (estou 'em off', nas PCs de S. Bento, frio e úmido).
Um abraço.
Beleza, Carlos! Ela é de fato um híbrido de duas "lowland" bem radicais... Falta muito pouco para eu ter a confirmação disso... E eu tinha certeza que a N. alata iria se dar bem aí!


dion escreveu:
Ola
Adorei a foto da aranha, muita bonita. :lol:
:D :D
Eita! Valeu!
Ela estava numa posição excelente para ser fotografada!


Lucas Laroc escreveu:
Miguel, você tem tipo um lago em baixo das neps?? tem uns alfaces d'água (é esse o nome?) em baixo da nep na foto fiquei curioso!
Eita garoto observador! :D
De fato, faltou eu apresentar para vocês o novo local que preparei para elas... Eu o chamo de "recanto II", e ficou extremamente adequado para as minhas neps "lowland" pouco exigentes.
Fica num local parecido com o do outro recanto, só que aqui pega justamente o sol da manhã, filtrado por sombrite 50%. Coloquei 8 plantas suspensas por cabos, de forma semelhante ao recanto antigo. E as demais ficam sobre dois tabuleiros de madeira, que foram colocados apoiados em cima de duas caixas d'água de 500 litros cada, que eu uso há anos para cultivar algumas plantas aquáticas e palustres a céu aberto. Além das alface-d'água, tenho alguns aguapés e outras flutuantes nesses dois tanques. Vejam imagens do local, com detalhes da montagem (dá para ver parte da minha mini-estufa de neps em adaptação, e o umidificador com o vaso da minha Cephalotus no seu "retiro de verão", na parte inferior, além de algumas sarras):

Imagem

Imagem


E aproveitando a oportunidade, mais algumas imagens do meu cultivo:


N. globosa x khasiana (do Fábio Santos):

Ainda produzindo jarros bem pequeninos, mas já com algum colorido. Dá para perceber um certo "degradê", com a parte superior quase branca partindo para um vermelho bem vivo na parte de baixo. Essa promete!

Imagem


N. X mixta:

Mais um "lower" bem saudável, apesar de pequeno:

Imagem


N. 'Yatomi':

Mais um jarrinho dos bons, mas ainda com menos de 10 cm:

Imagem


N. 'Accentual-Koto':

Fiquei devendo uma imagem da planta inteira:

Imagem


N. madagascariensis:

Uma foto da planta inteira, ainda sem nenhum jarro. Mas, houve uma modificação radical no método de cultivo dela: agora estou usando um prato sem furos embaixo do vaso, deixando o substrato e todo o conjunto encharcado, como é descrito o habitat dela nas montanhas de Madagascar. Além do musgo superdesenvolvido (compare com os dos outros vasos em volta), as folhas dessa neps dobraram de tamanho depois disso:

Imagem


N. X chelsonii:

Aqui, três (isso mesmo: três) jarros se formando ao mesmo tempo, animados pela alta umidade e calor!

Imagem



N. albomarginata:

O mais novo jarrinho "lower", todo encharcado depois de mais uma chuvarada "torrencial" (reparem na cor alaranjada do colarinho, talvez por causa dos respingos):

Imagem



E, por fim, no mesmo quadro três vigorosos jarros “upper”, no “recanto I” – da esquerda para a direita, N. spp. ‘Pioneira’, N. maxima e N. khasiana x X mixta:

Imagem

Até a próxima!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


28.12.2008(Dom)10:41
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fala Miguel,

adorei os musgos, muito bem crescidos mesmo, isso me lembra os paludários para salamandras e anuros,
tem alguma perereca morando aí? Se não você poderia 'importar' uma para morar nessa tua floresta 8-)

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


28.12.2008(Dom)15:01
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Muito mbonito o jarro da N. yatomi. Recentemente tb comprei uma do Marcos, e gostaria de saber com quantos cm fica o seu jarro, tem idéia ?

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


28.12.2008(Dom)17:44
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Esse recanto II está muito irado!! eu falei com o meu pai para a gente montar um parecido, só que em menor escala...ele não gostou muito da ideia...eu vou tentar converse ele! :D
qual são as plantas flutuantes que você tem por ai?? podemos negociar?!? ultima coisa...as caixa d'água tem alguma circulação ou filtragem de água??
Abraços!


28.12.2008(Dom)18:41
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Lindas Miguel!!! Parabéns!
Esse musgo que você utiliza para recobrir o substrato é qual? Musgo de Java?

_________________
Imagem


29.12.2008(Seg)1:09
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
Citação:
N. madagascariensis:

Uma foto da planta inteira, ainda sem nenhum jarro. Mas, houve uma modificação radical no método de cultivo dela: agora estou usando um prato sem furos embaixo do vaso, deixando o substrato e todo o conjunto encharcado, como é descrito o habitat dela nas montanhas de Madagascar. Além do musgo superdesenvolvido (compare com os dos outros vasos em volta), as folhas dessa neps dobraram de tamanho depois disso:



Ola
Miguel, gostaria de trocar informações sobre a sua nepenthes, tirei umas fotos pra comparar, mas achei melhor perguntar se eu posso postar aqui mesmo? ou vc prefere que eu abra um tópico novo sobre ela?

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


29.12.2008(Seg)10:23
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
Fala Miguel,

adorei os musgos, muito bem crescidos mesmo, isso me lembra os paludários para salamandras e anuros,
tem alguma perereca morando aí? Se não você poderia 'importar' uma para morar nessa tua floresta 8-)

Um abraço.
De vez em quando aparece uma... Mas, é tanta planta que ela simplesmente desaparece!


Lucas Laroc escreveu:
... qual são as plantas flutuantes que você tem por ai?? podemos negociar?!? ultima coisa...as caixa d'água tem alguma circulação ou filtragem de água??
Abraços!
As flutuantes são as mais simples possíveis: alface d'água (Pistia stratiotes) e aguapé (Eichornia crassipes), nada especial. Não tem sistema de filtragem nenhum. Conto com alguns lebistes "vira-lata" para o serviço anti-larvas!


Pedro Batalha escreveu:
Lindas Miguel!!! Parabéns!
Esse musgo que você utiliza para recobrir o substrato é qual? Musgo de Java?
Ele mesmo! Uso esse, já que Sphagnum não sai aqui (não sei por quê)!


dion escreveu:
... Miguel, gostaria de trocar informações sobre a sua nepenthes, tirei umas fotos pra comparar, mas achei melhor perguntar se eu posso postar aqui mesmo? ou vc prefere que eu abra um tópico novo sobre ela?
Talvez seja melhor vc criar um novo tópico para a sua planta, e colocar um link de referência para esse...


Ivaldo Cavalcante Junior escreveu:
Muito bonito o jarro da N. yatomi. Recentemente tb comprei uma do Marcos, e gostaria de saber com quantos cm fica o seu jarro, tem idéia ?
Ôpa! Boa compra, Ivaldo! É uma neps realmente encantadora! Não tem se mostrado nada exigente, e cultivo essa como as demais mais simples!
Mas, até agora, os jarrinhos "lower" ainda não chegaram aos 10 cm... A planta está como uma roseta pequena, e tem um jarrinho em formação que parece ser um pouco maior que os demais! Como ela é descendente de N. thorelli e N. veitchii, não acredito que seus jarros adultos devam ultrapassar os 15 cm... Mas, é só um palpite, que eu espero esteja errado! :D

Veja imagens da planta inteira e um close de um dos jarrinhos, com referência ao tamanho:

Imagem

Imagem


E tenho uma pequena grande novidade: hoje descobri um broto lateral na minha N. gracilis que veio do Marcos Ono! Breve devo fazer alporquia dessa também!

Abraços a todos!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


31.12.2008(Qua)17:46
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:


Ivaldo Cavalcante Junior escreveu:
Muito bonito o jarro da N. yatomi. Recentemente tb comprei uma do Marcos, e gostaria de saber com quantos cm fica o seu jarro, tem idéia ?
Ôpa! Boa compra, Ivaldo! É uma neps realmente encantadora! Não tem se mostrado nada exigente, e cultivo essa como as demais mais simples!
Mas, até agora, os jarrinhos "lower" ainda não chegaram aos 10 cm... A planta está como uma roseta pequena, e tem um jarrinho em formação que parece ser um pouco maior que os demais! Como ela é descendente de N. thorelli e N. veitchii, não acredito que seus jarros adultos devam ultrapassar os 15 cm... Mas, é só um palpite, que eu espero esteja errado! :D


E tenho uma pequena grande novidade: hoje descobri um broto lateral na minha N. gracilis que veio do Marcos Ono! Breve devo fazer alporquia dessa também!


Miguel;
Espero realmente ter feito uma boa compra; aproveitei que meu pai foi à São Paulo e comprei algumas espécies "lowland": Nepenthes arakawae ; Nepenthes chelsonii ; Nepenthes gracillis ; Nepenthes rafflesiana ´nivea` ; Nepenthes yatomi e dois híbridos: Nepenthes accentual- koto e Nepenthes rafflesiana ´nivea`X Nepenthes gracillima e por se tratarem de plantas pouco exigentes, resolví adotar o mesmo sistema das outras Nep´s que tenho e coloquei´pratos com água embaixo dos vasos e tenho notado que as plantas estão com um desenvolvimento muito bom. Algumas chegaram com 1 ou 2 ascídios, mas a maioria sem nenhum. Após a colocação dos pratos de água desenvolveram muito, e estão todas com pequenos jarros. Também conseguí sementes de N. gracilis "Green" e algumas germinaram e já transplantei para os vasos definitivos. É isso aí, acho que estou conseguindo manter as plantas muito bem, mesmo depois de tanto tempo afastado. Sorte com suas plantas, abraços.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


31.12.2008(Qua)19:45
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 102 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB