Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)14:00



Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Como cultivar nepenthes?? 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem Como cultivar nepenthes??
Ola!!
Quero mostrar os lugares que ficam minhas nepenthes, no decorrer do texto fiz perguntas, portanto peço por favor que respondem elas e me dêem dicas. Obrigado:
Em casa agora tenho dois lugares pra cultivar nepenthes, os dois é arejado e nas fotos tem o horário que pega sol nas pcs.
O primeiro lugar é esse:

Imagem

Já havia deixado a N. alata em outros lugares sem sombrit, mas foi neste aqui que ela se desenvolveu melhor, com folhas grandes, verdes e com jarros mais vermelho e grande, o ultimo tinha 20 cm de tamanho olham a foto.

Imagem

Acredito que quando a planta gosta de um local não devemos tirar, estou certo? O que vcs acham?

Esse local construí em fevereiro desde ano, coloquei a N. alata neste lugar e tbm coloquei, mais duas espécie que comprei com o Sr. Ono, nepenthes rafflesiana var. 'gigantea' e Nepenthes belli: Olha a foto:
Obs: As fotos foram tiradas no horário que estava sol nelas e com o sombrit.
Elas estavam no primeiro lugar, mas as fotos delas tirei no segundo lugar.

Imagem

O que está deixando meio intricado que tem umas manchas vermelhas na folha e que até agora não formou nenhum jarro, nasceu dois mais está bem pequeno, olha a foto da folha dela:

Imagem

Tem algo errado, por ela estar com essas manchas vermelhas?

A N. belli, parecer estar boa, mas tbm a troquei do primeiro lugar para o segundo, olha a foto:

Será que está boa?

Imagem

Agora estou pesquisando a fundo e descobri onde é o habitat dela, ela cresce em baixo de árvore, ou seja, o sol que elas pegam é o da manhã ou o da tarde, pq no meio dia é sombra, correto?
Então fiz um outro lugar, onde ao meio dia fica sombra nela, olha o segundo local:

Imagem

O sombrit que uso nos dois lugares que estou falando, segundo o vendedor é de 50%, olha a foto de comparação entre sol direto e com sombrit:

Imagem

Eu comprei uma N. ampullaria, mas veio com a ponta quebrada, o Miguel me disse pra colocar ela em um aquário, olha a foto dela no aquário, coloquei mais um pedaço de sombrit, pra não entrar muito sol, lá dentro o que acham? Fiz certo?
No aquário tem argila expandida com água, mas o vaso fica com água em baixo.
No pote em frente ao aquário tem sementes de nepenthes será que está certo pra elas germinarem? foram colocadas no musgo.
Olha a foto dela no aquário e do pote de sementes de N.:

Imagem

Aqui onde moro, interior de são Paulo, faz frio de 6º. Á noite, faz calor até 33º. Isso varia de acordo com a época a media é 15º a 29º, a umidade é de uns 60%. Aqui perto de casa tem uma serra, com um rio.
Qual a temperatura baixa que as nepenthes podem suportar? As de baixo e as de altas temperaturas.
Vi em tópico que quando a temperatura cai, tem que proteger do frio, mas devo colocar ela em estufa de noite e tirar durante o dia??
Se for pra tirar durante o dia, pode tirar as 6:00, pois é o horário que saio pra trabalhar.

Bom minha principal duvida seria:
No meu caso. Qual é o melhor lugar pra mim deixar as nepenthes, no lugar 1 ou no lugar 2?
Aqui onde moro e nos lugares que mostrei, é possível cultivar nepenthes de baixa e altas atitudes sem precisar ficar construindo estufas??


abçs.

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


22.06.2008(Dom)14:31
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Dion no pote que tem sementes de Nepenthes, vc fez uns furinhos para ter circulaçao do ar?tem que fazer. :roll:


22.06.2008(Dom)16:48
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
edirlessandro arruda escreveu:
Dion no pote que tem sementes de Nepenthes, vc fez uns furinhos para ter circulaçao do ar?tem que fazer. :roll:


Esses cuidados basicos, faz fiz amigo! valeu
minha preocupação seria no lugar02 estaria bom pra germinar ela.

abç

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


22.06.2008(Dom)18:40
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Coitado do português... foi assassinado

Citação:
respondem elas
os dois é arejado
20 cm de tamanho olham a foto
intricado
Qual é o melhor lugar pra mim deixar


22.06.2008(Dom)21:56
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
André, creio que nesses dois lugares seja possível manter Nepenthes até mesmo sem sombrite, isso para as que estiverem um pouco mais crescidas e adaptadas, já as menores e mais novas realmente é melhor que recebam a luz mais filtrada com a sombrite.
As estufas servem para manter um "micro-clima" mais controlado e apropriado ao desenvolvimento delas, mas claro, não é essencial, você provavelmente conseguirá cultivá-las neste local se fizer tudo certinho :wink:

Sobre as manchas avermelhadas nas folhas, isso é normal, se não me engano isso ocorre pela atuação de algumas bactérias (?) que se acumulam no local porque neste ponto a folha produz uma substância que as atrai (néctar (?)), mas isso não é prejudicial.

Quanto ao frio é isso aí. Tome maior cuidado com a sua ampullaria, o correto seria não deixá-la pegar este frio de 6ºC, mas a minha fica dentro da estufa direto, nunca a levei para local abrigado durante as noites mais frias que por várias vezes chegou a 8ºC, creio que lá dentro já seja suficiente porque até agora ela está indo muito bem até...


23.06.2008(Seg)0:09
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
Bode, aqui no forum o português sempre foi assassinado, os meus ainda foi uns tirinhos. rssrs
se for pra ficar respondendo erros de português, nossa, deixa queto.

Alex muito obrigado, é dessas resposta que estou esperando dos amigos do forum, para que eu possa sanar umas duvidas sobre as nepenthes. vc acha que devo guarda minha N. ampullaria dentro de casa a noite? eu não tiro ela do aquario e ela fica no lugar dois direto, pegando só um pouco se sol.

valeu!!

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


23.06.2008(Seg)5:41
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem dion
Sobre o português do fórum, não quis chatear, é que quando não está bem escrito é difícil entender, por isso existem as normas e tudo mais, não são frescuras, e sim formas de tornar a língua "entendível" para todos, agora quando há muitos erros quem lê precisa reler várias vezes para tentar entender. Se te causei chateação por esse motivo, me desculpe, não foi minha intenção.

Agora sobre suas neps, tenho pouca experiência com esse tipo de PC, mais minhas alata ficam sobre um sombrite junto com as orquídeas da minha namorada, fizemos uma proteção usando 3 camadas de sombrite e 50%, isso só protege as plantas do sol direto do meio dia até umas 3 da tarde, sendo que depois das 3 o sol atinge as plantas direto. Então o que quero te mostrar com isso é que não existem regras para o cultivo de certas plantas, existem alguns parâmetros que podem ser seguidos, mais para a maioria das coisas é só uma questão de adaptar a planta. As minhas alata comprei do Paulo Minatel, e lá na casa dele elas ficavam sobre um sobrite e não pegava nada de sol direto, aqui em casa o primeiro jarro que ela soltou tem aproximadamente 20 cm, muito maior do que os outros que ela tinha quando veio, e mesmo com o frio de 6ºC que aqui também faz a noite, elas continuam crescendo mais e mais.

Você mesmo respondeu uma de suas perguntas do texto, sobre onde deixar a sua neps, pois um pouco abaixo no texto você disse que a planta estava produzindo jarros enormes e isso significa que a planta gostou do lugar, uma planta nunca se desenvolve tão bem num lugar onde não tenha gostado.

Agora deixar sua planta num aquário, isso é uma medida temporára, certo? por que se deixar ela lá pra sempre, como vai fazer quando a planta estiver maior? vai comprar outro aquário? acho que o melhor seria pesquisar o local de origem dela e se necessário for, coloque na estufa.

Tudo é questão de adaptação da planta ao ambiente.

Boa sorte no cultivo.

Abraços a todos.


23.06.2008(Seg)6:31
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
dion escreveu:
... aqui no forum o português sempre foi assassinado...

Nem sempre...
São poucos os que "assassinam" a língua regularmente...

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


23.06.2008(Seg)14:02
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 10.05.2008(Sáb)0:30
Mensagens: 141
Localização: Jaú, São Paulo
Mensagem Olá
Cara essa vermelha ai na folha pode ser falta de sol, ainda mais esta epoca que ta frio, na minha opinião reduza a agua pois a nep é a unica que não precisa de tanta agua e se adapta á sombrite, varie um pouco dexa ela 50%sol e 50% sombra, a nep que você me vendeu ta otima, abraços amigo

_________________
GUITAR SOUL...


23.06.2008(Seg)15:42
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem Bode
Coloquei uma N. ampullaria no aquario pra ela se recuperar, pois veio com a ponta quebrada, assim que ela brotar ou crescer, eu tiro ela do aquario.

quando o seu comentario sobre os erros de português, e outros que vierem, não tem problema de mencionar, mesmo pq quando escrevi o texto, estava meio aereo mesmo. rsrsrs

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


23.06.2008(Seg)20:59
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB