Darwin e suas experiências com PCs (TV Escola)
ontem à noite (28/11/11) estava assistindo tv e um dos meus canais preferidos é o "tv escola". eis que estava passando uma reportagem sobre algumas das muitas experiências que charles darwin realizou no desenvolvimento da sua teoria evolutiva das espécies. para minha surpresa ele realizou alguns testes em plantas carnívoras, especialmente droseras e dioneas. este link (
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?op ... em_id=2774) que encontrei na internet da acesso a reportagem muito interessante por sinal. a partir do minuto 04:45 o apresentador da reportagem reproduz as experiências na própria estufa em que darwin realizou as suas no passado e uma coisa me chamou atenção: darwin chegou a conclusão de que as droseras apanham insetos e outras fontes de alimento para suprir a ausência de nitrogênio somente e não de nutrientes diversos como eu pensava. a partir dessa conclusão fiquei pensando a respeito da esterilização de substrato que muito se comenta neste forum. alguns métodos me parecem que eliminam demasiadamente os nutrientes básicos de um substrato, retirando as substâncias mínimas que a planta precisa para se desenvolver. fiquei em dúvida agora se o substrato pode ser tão pobre ou deve conter uma quantia de micronutrientes para a planta se alimentar? não sei se estou "viajando" demais ou entendi errado a reportagem, mas assistam e tirem suas conclusões.
até mais.