Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)12:41

Responder  [ 6 mensagens ] 
 Darwin e suas experiências com PCs (TV Escola) 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Darwin e suas experiências com PCs (TV Escola)
ontem à noite (28/11/11) estava assistindo tv e um dos meus canais preferidos é o "tv escola". eis que estava passando uma reportagem sobre algumas das muitas experiências que charles darwin realizou no desenvolvimento da sua teoria evolutiva das espécies. para minha surpresa ele realizou alguns testes em plantas carnívoras, especialmente droseras e dioneas. este link (http://tvescola.mec.gov.br/index.php?op ... em_id=2774) que encontrei na internet da acesso a reportagem muito interessante por sinal. a partir do minuto 04:45 o apresentador da reportagem reproduz as experiências na própria estufa em que darwin realizou as suas no passado e uma coisa me chamou atenção: darwin chegou a conclusão de que as droseras apanham insetos e outras fontes de alimento para suprir a ausência de nitrogênio somente e não de nutrientes diversos como eu pensava. a partir dessa conclusão fiquei pensando a respeito da esterilização de substrato que muito se comenta neste forum. alguns métodos me parecem que eliminam demasiadamente os nutrientes básicos de um substrato, retirando as substâncias mínimas que a planta precisa para se desenvolver. fiquei em dúvida agora se o substrato pode ser tão pobre ou deve conter uma quantia de micronutrientes para a planta se alimentar? não sei se estou "viajando" demais ou entendi errado a reportagem, mas assistam e tirem suas conclusões.
até mais.

29.10.2011(Sáb)22:39
Moderador

Mensagem Re: programa da tv escola.
Poxa, gostei demais da matéria... Faz tempo que procuro esse documentário sobro Darwin...

Em relação ao substrato, eu acho q varia um pouco de espécie para espécie... Acho q algumas droseras até gostam de um substrato com um pouco de fertilizante... O jeito é fazer experimentos.. Amigina o que Darwin deve ter feito..

Abs... Valeu Tuco..

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

31.10.2011(Seg)19:26
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

é eu concordo que algumas plantas carnivoras gostem de um pouco de nutrientes no solo, no momento estou estudando a D tomentosa 'in loco' e eu acho que no local possa haver algum pouco de nutrientes, vou ficar sabendo depois que fizer uma caracterização do substrato. Mas uma coisa eu tenho certeza as plantas carnivoras sempre gostam de agua.

Fotos das minhas plantas

01.11.2011(Ter)20:51
Perfil ICQ YIM
Moderador

Fiz alguns testes com D. intermedia...

Algumas somente em água... Somente em água com nutrientes... Outras com musgo, e musgo com nutrientes...

Em água se desenvolveu bem, porém se alimentou de insetos...

Água com nutrientes, se desenvolveu bem melhor, mas quando se exagerava em nutrientes, a planta perecia...

Com musgo, foi um pouco melhor, que somente em água, mas o musgo com nutrientes diluídos, cresceram satisfatóriamente melhor...

Fiz testes, desde seedings, com fertilizante para orquídeas diluídos em água...

Percebi... Plantas que crescem se alimentando somente de insetos, crescem mais vigorosamente, e mais rápido que com fertilizantes...

Abs...

Minha Growlist

''Never Give Up''

03.11.2011(Qui)10:53
Site Admin

Olá pessoas,

na última expedição fiz algumas coletas e solo que foram analisadas em
laboratório, também foram feitas análises mais 'rasas' da água, ainda vai
sair um artigo sobre isso.

Luiz: você poderia publicar aqui no PCBR o teu experimento com os resultados.

Um abraço.

03.11.2011(Qui)13:42
Moderador

Carlos Rohrbacher escreveu:
Luiz: você poderia publicar aqui no PCBR o teu experimento com os resultados.

Carlos, infelizmente não tirei fotos dos meus testes... Vou aprofundar numa experiência nesse sentido, e logo publicarei detalhadamente esses métodos...

Abs...

Minha Growlist

''Never Give Up''

07.01.2012(Sáb)16:48
Responder   [ 6 mensagens ]