Autor |
Mensagem |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
 Musgo de Java
Olá, pessoal!
Aqui no norte do ES, parece que o clima não ajuda no desenvolvimento de musgo Sphagnum, principalmente nos vasos das minhas Nepenthes. Já plantei diversas vezes o Sphagnum vivo, mas ele não vai à frente, inexplicavelmente...
Cansado de ver meus vasos de Neps com cobertura morta, desde o início de 2007 tenho experimentado colocar o Musgo de Java - Vesicularia dubyana - e este tem se desenvolvido estrondosamente bem, cumprindo de forma mais que satisfatória o papel de cobertura úmida para as PC's (leia-se "Neps"), papel esse que seria do Sphagnum...
Para quem não conhece, o Musgo de Java é largamente usado em aquarismo doce, decorando aquários plantados... O curioso desse musgo é que ele toma todo o espaço que seria do Sphagnum, sufocando o pouco que resta dele!
Alguém aí também já experimentou esse recurso nos vasos das Neps? Seria realmente uma boa opção? Alguma contra-indicação?
[ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
12.11.2007(Seg)13:14 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
 Imagens...
Bem... Faltaram as imagens... Aí vai:    Se alguém usa, ou pretende usar, comente... [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
16.11.2007(Sex)17:38 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Pois, eu só tenho dessa praguinha no aquário mesmo.
Será que ele ajuda ou atrapalha as plantas?
_________________ Droseraholic!!!
|
16.11.2007(Sex)17:56 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
|
Carlos Rohrbacher escreveu: ... Será que ele ajuda ou atrapalha as plantas? Bem, no vaso da Neps "pioneira" tem uma infestação dele, há anos... E nunca atrapalhou... O que eu percebo é que o Sphagnum vivo desaparece com o desenvolvimento desse outro...
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
16.11.2007(Sex)18:01 |
|
 |
Rafael Dornelas
Destaque
Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07 Mensagens: 385 Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
|
Interessante !! Não conhecia esse musgo...
Queria saber se vc só usou com as neps ... Como vc disse que ele está indo bem, talvez poderíamos colocar em outras pc's, ou não ?
_________________ Rafael D. Moraes
|
16.11.2007(Sex)18:04 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
|
Rafael Dornelas escreveu: Interessante !! Não conhecia esse musgo...
Queria saber se vc só usou com as neps ... Como vc disse que ele está indo bem, talvez poderíamos colocar em outras pc's, ou não ? Olá! Ele é muito conhecido dos aquaristas que tem aquários plantados. É uma planta anfíbia - vive tanto submerso como emerso em locais de grande umidade. Por enquanto, só usei nas Neps... Não sei se outras PC's o aceitam bem... [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
16.11.2007(Sex)18:10 |
|
 |
rafaelsessa
|
Boa dica, aqui em casa o sphagnum também não cresce nem por reza. Engraçado que hoje fui mexer num vasinho antigo da minha mãe e ví um pouquinho de um musgo seco diferente, não sabia qual tipo era, mas agora já está respondida a minha dúvida. Vou testar. É mais fácil achar em casas de aquarismo ou floricultura também tem? Até
|
16.11.2007(Sex)18:45 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
|
Faz tanto tempo que não visito mais casas de aquarismo que nem sei te dizer... Se realmente precisar, eu te mando um pouco do meu aqui. Tenho um bocado numa caixa d'água externa, com outras plantas aquáticas...
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
16.11.2007(Sex)19:16 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Valeu Miguel, é algo a se pensar por aqui, ao menos os vasos de nepenthes iam ficar mais simpáticos Rafael Dornelas escreveu: Como vc disse que ele está indo bem, talvez poderíamos colocar em outras pc's, ou não ? Tamvez com Nepenthes, Catopsis, Brocchinia e Sarracenias grandes, mas para Droseras, Pinguiculas e Utricularias não me parece uma boa. Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
16.11.2007(Sex)19:46 |
|
 |
Douglas Abrantes
Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15 Mensagens: 149 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Esse musgo tem algum outro nome? No outro dia vi vendendo um tal de musgo da india numa dessas lojas de 1,99', vendo essas fotos axei parecido com o que vi dentro do saco.
|
16.11.2007(Sex)20:53 |
|
 |
|