
Algas, evitem esse problema!
Boa noite pessoal, estava lendo o
tópico 
e enfim tirei uma dúvida do Carlos que seria uma boa deixar expresso por aqui.
Então vamos falar das algas fedorentas que podem causar à
eutrofização das águas.
Toda vez que regamos nossas queridas plantas via "pratinho" estamos acelerando o crescimento das algas, estas crescem devido ao aumento de nutrientes fosfatados e nitrogenados que estão dissolvidos na água (mesmo que seja de chuva) em pequena quantidade que porventura pode tornar-se um grande problema ao passar do tempo se não lavarmos os pratos.
Com o aumento da disponibilidade de nutrientes, temos um aumento considerável no número de algas e cianobactérias. Num primeiro momento, há mais alimento disponível para os organismos heterótrofos, mas há pouca troca de gases entre o corpo d´água e a atmosfera, ocasionando uma baixa oxigenação da água.
O problema se agrava ainda mais quando as algas começam a morrer. Uma grande quantidade de nutrientes provenientes dos corpos dessas algas fica disponível aos decompositores, que são principalmente bactérias e organismos bentônicos. Esses organismos utilizam o já pouco oxigênio disponível no processo de decomposição, levando a uma “
desoxigenação” do corpo d´água.
Assim temos como conseqüência à
morte de organismos aeróbios autótrofos e heterótrofos e degradação da água com alteração da composição, cor, turbidez, transparência, etc, além de provocar liberação de gases e mal odores, produção de substâncias tóxicas prejudiciais para irrigação, abastecimento, vegetais, etc.
Portanto a água já em estado putrido e com grande quantidade de nutrientes pode ser maléfica para culturas de vegetais que não necessitem de muitos nutrientes como por exemplo nossas plantas carnívoras (nós amamos solos pobres em nutrientes!!!

)
Por isso é recomendade lavar o lado interno dos pratos e o externo dos vasos semanalmente para eliminarmos a pequena quantidade de alga ali presente. Para saber se tem algas passe o dedo e sentirá o "limo"!!!

Jamais obtenha uma forma rápida de obter de algas ou terá o problema que foi citado! Vale lembrar que um pouquinho não faz mal! ;)
Não não é só pelas algas, mas também ajude a eliminar os focos do mosquito da dengue!
Resumo em sequência temporal: Aumento de nutrientes nitrogenados e fosfatados
Proliferação de bactérias e algas fotossintetizantes.
Proliferação de microorganismos aeróbios
Diminuição do teor de gás oxigênio na água
Morte dos organismos aeróbios (autótrofos e heterótrofos)
Um abraço