PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

Algas, evitem esse problema!
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=2436
Página 1 de 5

Autor:  Fernando Willian [ 30.11.2007(Sex)0:22 ]
Título:  Algas, evitem esse problema!

Boa noite pessoal, estava lendo o tópico :lol: e enfim tirei uma dúvida do Carlos que seria uma boa deixar expresso por aqui.

Então vamos falar das algas fedorentas que podem causar à eutrofização das águas.

Toda vez que regamos nossas queridas plantas via "pratinho" estamos acelerando o crescimento das algas, estas crescem devido ao aumento de nutrientes fosfatados e nitrogenados que estão dissolvidos na água (mesmo que seja de chuva) em pequena quantidade que porventura pode tornar-se um grande problema ao passar do tempo se não lavarmos os pratos.

Com o aumento da disponibilidade de nutrientes, temos um aumento considerável no número de algas e cianobactérias. Num primeiro momento, há mais alimento disponível para os organismos heterótrofos, mas há pouca troca de gases entre o corpo d´água e a atmosfera, ocasionando uma baixa oxigenação da água.

O problema se agrava ainda mais quando as algas começam a morrer. Uma grande quantidade de nutrientes provenientes dos corpos dessas algas fica disponível aos decompositores, que são principalmente bactérias e organismos bentônicos. Esses organismos utilizam o já pouco oxigênio disponível no processo de decomposição, levando a uma “desoxigenação” do corpo d´água.

Assim temos como conseqüência à morte de organismos aeróbios autótrofos e heterótrofos e degradação da água com alteração da composição, cor, turbidez, transparência, etc, além de provocar liberação de gases e mal odores, produção de substâncias tóxicas prejudiciais para irrigação, abastecimento, vegetais, etc.

Portanto a água já em estado putrido e com grande quantidade de nutrientes pode ser maléfica para culturas de vegetais que não necessitem de muitos nutrientes como por exemplo nossas plantas carnívoras (nós amamos solos pobres em nutrientes!!! :lol: )

Por isso é recomendade lavar o lado interno dos pratos e o externo dos vasos semanalmente para eliminarmos a pequena quantidade de alga ali presente. Para saber se tem algas passe o dedo e sentirá o "limo"!!! :lol: Jamais obtenha uma forma rápida de obter de algas ou terá o problema que foi citado! Vale lembrar que um pouquinho não faz mal! ;)
Não não é só pelas algas, mas também ajude a eliminar os focos do mosquito da dengue! :twisted:


Resumo em sequência temporal:
Aumento de nutrientes nitrogenados e fosfatados
Proliferação de bactérias e algas fotossintetizantes.
Proliferação de microorganismos aeróbios
Diminuição do teor de gás oxigênio na água
Morte dos organismos aeróbios (autótrofos e heterótrofos)

Um abraço

Autor:  Miguel Pandini [ 30.11.2007(Sex)7:56 ]
Título:  Excelente!!!

Valeu!!!

Muito importante esse seu texto... Eu ainda não havia atentado para esse detalhe... Farei isso de forma mais radical de agora em diante, principalmente com a minha pequena coleção de sarracênias!!!

Muito obrigado!

[ ]'s

Autor:  Carlos Rohrbacher [ 30.11.2007(Sex)11:01 ]
Título: 

Tópico promovido a "fixo" :wink:

Autor:  Douglas Abrantes [ 01.12.2007(Sáb)21:07 ]
Título: 

Bom! Eis mais um ótimo detalhe para eu não deixar de ficar mais de uma semana sem lavar os pratos/bandejas. Aqui no rio, ficar uma semana sem lavar, já aparecem as malditas larvas de mosquitos, provavelmente larvas do aedes, que por sinal, minhas bandejas estão cheias e tá na hora de lavar (domingo dia da limpeza :D). Em uma semana, além das larvas, a água já fica meio nojenta mesmo, cheio de algas nojenta!

Autor:  crisinha [ 11.12.2007(Ter)0:20 ]
Título: 

pois é, eu sempre dou uma olhada, uma limpada justamente pelas malditas larvas! Já tive uma péssima experiência (como postei aqui até a fotinho) então.... sempre tem limpeza aqui!!!

Autor:  Miguel Pandini [ 11.12.2007(Ter)12:30 ]
Título: 

Adotei esse procedimento, e já deu para perceber uma melhora substancial no aspecto das minhas sarracênias...

Autor:  Fernando Willian [ 14.12.2007(Sex)23:12 ]
Título: 

Olá a todos!

Uma forma de evitar algas em excesso é colocar areia nos vasos. No meu caso, que tenho muitas plantas em poucos vasos, uso areia e sphagnun, além de dar uma estética mais bonita com o musgo crescendo verde e bonito e umidade sempre alta por 3-4 dias, a capacidade de crescer carnívoras nos pratos é enorme! Não sei como, mas desde quando aderi esta forma me apareceu duas pequenas pcs, não sei que espécie é, só o tempo dirá!! :D

Abraços

Autor:  Rafa Fratoni [ 15.12.2007(Sáb)13:57 ]
Título: 

essa areia pode ser areia de construção???

Autor:  Cléo Oliveira [ 16.12.2007(Dom)8:07 ]
Título: 

Tenta usar areia de filtro de piscina. É areia de quartzo, limpinha e tal!

Abração

Autor:  Rafa Fratoni [ 16.12.2007(Dom)10:55 ]
Título: 

é que eu já procurei essa areia por aqui e ñ encontrei!!

por isso eu gostaria de saber se pode ser a de construção??

Página 1 de 5 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/