Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)14:30



Responder  [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Algas, evitem esse problema! 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem Algas, evitem esse problema!
Boa noite pessoal, estava lendo o tópico :lol: e enfim tirei uma dúvida do Carlos que seria uma boa deixar expresso por aqui.

Então vamos falar das algas fedorentas que podem causar à eutrofização das águas.

Toda vez que regamos nossas queridas plantas via "pratinho" estamos acelerando o crescimento das algas, estas crescem devido ao aumento de nutrientes fosfatados e nitrogenados que estão dissolvidos na água (mesmo que seja de chuva) em pequena quantidade que porventura pode tornar-se um grande problema ao passar do tempo se não lavarmos os pratos.

Com o aumento da disponibilidade de nutrientes, temos um aumento considerável no número de algas e cianobactérias. Num primeiro momento, há mais alimento disponível para os organismos heterótrofos, mas há pouca troca de gases entre o corpo d´água e a atmosfera, ocasionando uma baixa oxigenação da água.

O problema se agrava ainda mais quando as algas começam a morrer. Uma grande quantidade de nutrientes provenientes dos corpos dessas algas fica disponível aos decompositores, que são principalmente bactérias e organismos bentônicos. Esses organismos utilizam o já pouco oxigênio disponível no processo de decomposição, levando a uma “desoxigenação” do corpo d´água.

Assim temos como conseqüência à morte de organismos aeróbios autótrofos e heterótrofos e degradação da água com alteração da composição, cor, turbidez, transparência, etc, além de provocar liberação de gases e mal odores, produção de substâncias tóxicas prejudiciais para irrigação, abastecimento, vegetais, etc.

Portanto a água já em estado putrido e com grande quantidade de nutrientes pode ser maléfica para culturas de vegetais que não necessitem de muitos nutrientes como por exemplo nossas plantas carnívoras (nós amamos solos pobres em nutrientes!!! :lol: )

Por isso é recomendade lavar o lado interno dos pratos e o externo dos vasos semanalmente para eliminarmos a pequena quantidade de alga ali presente. Para saber se tem algas passe o dedo e sentirá o "limo"!!! :lol: Jamais obtenha uma forma rápida de obter de algas ou terá o problema que foi citado! Vale lembrar que um pouquinho não faz mal! ;)
Não não é só pelas algas, mas também ajude a eliminar os focos do mosquito da dengue! :twisted:


Resumo em sequência temporal:
Aumento de nutrientes nitrogenados e fosfatados
Proliferação de bactérias e algas fotossintetizantes.
Proliferação de microorganismos aeróbios
Diminuição do teor de gás oxigênio na água
Morte dos organismos aeróbios (autótrofos e heterótrofos)

Um abraço

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


Editado pela última vez por Fernando Willian em 21.01.2008(Seg)0:25, em um total de 1 vez.



30.11.2007(Sex)0:22
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Excelente!!!
Valeu!!!

Muito importante esse seu texto... Eu ainda não havia atentado para esse detalhe... Farei isso de forma mais radical de agora em diante, principalmente com a minha pequena coleção de sarracênias!!!

Muito obrigado!

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


30.11.2007(Sex)7:56
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Tópico promovido a "fixo" :wink:

_________________
Droseraholic!!!


30.11.2007(Sex)11:01
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Bom! Eis mais um ótimo detalhe para eu não deixar de ficar mais de uma semana sem lavar os pratos/bandejas. Aqui no rio, ficar uma semana sem lavar, já aparecem as malditas larvas de mosquitos, provavelmente larvas do aedes, que por sinal, minhas bandejas estão cheias e tá na hora de lavar (domingo dia da limpeza :D). Em uma semana, além das larvas, a água já fica meio nojenta mesmo, cheio de algas nojenta!


01.12.2007(Sáb)21:07
Perfil

Registrado em: 12.11.2007(Seg)22:28
Mensagens: 12
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
pois é, eu sempre dou uma olhada, uma limpada justamente pelas malditas larvas! Já tive uma péssima experiência (como postei aqui até a fotinho) então.... sempre tem limpeza aqui!!!

_________________
GROWLIST & WISHLIST


11.12.2007(Ter)0:20
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Adotei esse procedimento, e já deu para perceber uma melhora substancial no aspecto das minhas sarracênias...

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


11.12.2007(Ter)12:30
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.12.2006(Qui)20:46
Mensagens: 120
Localização: Viçosa-MG/ Osasco-SP
Mensagem 
Olá a todos!

Uma forma de evitar algas em excesso é colocar areia nos vasos. No meu caso, que tenho muitas plantas em poucos vasos, uso areia e sphagnun, além de dar uma estética mais bonita com o musgo crescendo verde e bonito e umidade sempre alta por 3-4 dias, a capacidade de crescer carnívoras nos pratos é enorme! Não sei como, mas desde quando aderi esta forma me apareceu duas pequenas pcs, não sei que espécie é, só o tempo dirá!! :D

Abraços

_________________
Por quê no rio tem pato comendo lama?
Imagem


14.12.2007(Sex)23:12
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2007(Sáb)14:51
Mensagens: 138
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
essa areia pode ser areia de construção???


15.12.2007(Sáb)13:57
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Tenta usar areia de filtro de piscina. É areia de quartzo, limpinha e tal!

Abração

_________________
Imagem


16.12.2007(Dom)8:07
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2007(Sáb)14:51
Mensagens: 138
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
é que eu já procurei essa areia por aqui e ñ encontrei!!

por isso eu gostaria de saber se pode ser a de construção??


16.12.2007(Dom)10:55
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB