Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)5:01

Responder  [ 8 mensagens ] 
 Quantidade de Sol nas PC`s 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Quantidade de Sol nas PC`s
Caros Colegas,
estou com uma dúvida quanto ao lugar que estou criando minhas PC`s, lí vários tópicos onde falam que o sol é muito importante para elas, muito bem, como falo aqui em casa nós temos sol de presidiário, são mais ou menos umas 04 horas por dia. Moro em uma casa, porém estou cercado de prédios que bloqueiam o sol na maior parte do dia.
Coloquei uma foto, se vcs repararem a marca do sol no máximo que chega, não vai diretamente nas sementes (por enquanto) das PC`s.
Gostaria da opinião de vcs para saber se devo mudar a posição de minhas plantas para o lado onde o sol bate direto.

Imagem

Abraços

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

16.02.2008(Sáb)18:31
Perfil Visitar website do usuário
Mensagem 
movido

Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)3:22, em um total de 1 vez.

16.02.2008(Sáb)20:17
Destaque

Mensagem Sol...
OLá Francisco ! eu venho tendo exatamente essa mesma dúvida que vc colocou no forum, mas por uma razão diferente: aqui o sol é inclemente ! acredite vc que, por causa do excesso de sol e de calor no local onde elas estavam, a sol pleno, tive de montar uma estufa e colocar as dionaeas, droseras e sarracenias (!!!!) sob sombrite de 50%.
Já as nepenthes, que eu tinha colocado sob claridade, mas sem sol direto na maior parte do dia, se deram bem, mesmo sem sombrite e nem estufa... agora estão sob duas camadas de sombrite 50% e formando jarros normalmente... concluindo, acho que não existe uma fórmula prévia infalível para isso ! é caso de experimentação, observação e eventualmente de erro...
Um grande abraço.

PS - Ia esquecendo de dizer: mesmo dentro da estufa, elas sentem a diferença de uma prateleira mais acima para outra mais abaixo, e, por incrível que possa parecer, podemos notar isso quase que de um dia para o outro... as reações são muito rápidas mesmo, as dionaeas, por exemplo, ficam mais pálidas ou mais coradas por dentro numa velocidade impressionante... só experimentando, ao menos é o que eu acho.

17.02.2008(Dom)7:32

Mensagem 
Vários fatores podem influenciar na luminosidade, até mesmo a cor (:shock:) dos prédios em volta!
O negócio é ir testando diferentes posições para os vasos. Sempre mantendo atenção neles.

Abração

25.02.2008(Seg)23:24
Destaque

Mensagem Cor dos prédios ?
Olá Cléo ? a cor dos prédios ? me explica melhor, porque fiquei curioso com isso...

26.02.2008(Ter)8:58
Destaque

Mensagem Re: Quantidade de Sol nas PC`s
FranciscoPeruzzo escreveu:
... Gostaria da opinião de vcs para saber se devo mudar a posição de minhas plantas para o lado onde o sol bate direto...

Olá, Francisco!
Se na sua coleção de PC's tem sarracênias, dionaea e droseras adultas (exceto a D. adelae), eu digo p vc deixá-las numa posição onde elas recebam todas as horas de sol direto que tiver!
Já as neps, vc poderá colocar no sol direto, sim, mas isso requer alguns cuidados especiais, como uma fase de adaptação progressiva, e de preferência que esse sol seja o da manhã.
Em relação à cor dos prédios em volta, a colocação do Cléo é procedente: se os prédios forem pintados de branco, por exemplo, vc terá muito mais luz (mesmo que indireta), do que se eles forem pintados de uma cor escura (cinza ou beje, por exemplo).
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

26.02.2008(Ter)9:36

Mensagem 
Como diria o Raú: - Justamente!!!

E ainda tem os prédios espelhados, de ladrilho...pra quem só recebe luz indireta, refletida pelos prédios, todos estes detalhes podem influenciar.

Abração

28.02.2008(Qui)18:23
Destaque

Mensagem 
Obrigado Senhores pela resposta, como por enquanto só tenho sementes vou manter por aí mesmo.
Abraços

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

28.02.2008(Qui)20:58
Responder   [ 8 mensagens ]