Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)9:15

Responder  [ 5 mensagens ] 
 Esterilização de esfagnum 
Autor Mensagem

Mensagem Esterilização de esfagnum
pessoal, tava eu aqui pensando. quando vc compra o musgo seco e poe ele na agua, alguns esporos sobreviventes germinam e começam a crescer dinovo. mas se agente esterelizar tudo no microondas esses esporos não vao morrer???

outra coisa, se eu coloco sphagnum seco não corre o risco dele se decompor e virar adubo?

abraço

25.01.2008(Sex)8:40
Destaque

Mensagem Re: Esterilização de esfagnum
rafael_mercatelli escreveu:
pessoal, tava eu aqui pensando. quando vc compra o musgo seco e poe ele na agua, alguns esporos sobreviventes germinam e começam a crescer dinovo. mas se agente esterelizar tudo no microondas esses esporos não vao morrer???

Opa!
Rafael, não entendi muito bem sua dúvida, mas vou tentar ajudar.
Bom, se vc quer que o sphagnum "reviva" não cozinhe ele.
Agora se vc vai semear , da uma batida do sphagnum no liquidificador, ai não tera risco dele reviver, ai vc cozinha ele apenas por causa dos fungos...
Citação:
outra coisa, se eu coloco sphagnum seco não corre o risco dele se decompor e virar adubo?

?? B-)

25.01.2008(Sex)11:56

Mensagem 
eu sou novo aqui, entao ainda não sei explicar direito mesmo! hehehe
mas vamos tentar dinovo.

minha duvida é a seguinte, pelo oq eu vi quando vc vai semear uma PC vc deve colocar uma camada de sphagnum "morto" sobre o substrato e as sementes em cima dessa camada. com o tempo não é interessante q essa camada de sphagnum seca volte a vida?
mas o pessoal diz para antes de colocar essa camada, por ela em um recipiente com agua no microondas e deixar la por uns 3min para matar possiveis fungos e tal. mas dessa forma eu não vou matar os esporos q quero que revivam o sphagnum?

essa é a primeira duvida, a segunda é a seguinte; pelo oq eu li não devemos adubar as PCs, mas se eu to colocando sphagnum seco e morto ali, essa camada morta não vai se decompor e virar adubo? assim prejudicando a PC?

espero q agora eu tenho explicado melhor! :D

abraço!

25.01.2008(Sex)12:18
Destaque

Mensagem 
rafael_mercatelli escreveu:
minha duvida é a seguinte, pelo oq eu vi quando vc vai semear uma PC vc deve colocar uma camada de sphagnum "morto" sobre o substrato e as sementes em cima dessa camada. com o tempo não é interessante q essa camada de sphagnum seca volte a vida?
mas o pessoal diz para antes de colocar essa camada, por ela em um recipiente com agua no microondas e deixar la por uns 3min para matar possiveis fungos e tal. mas dessa forma eu não vou matar os esporos q quero que revivam o sphagnum?

Sim e não, o interessante é que ela volte a vida, mas como o sphagnum cresce mais rapido que as sementes ele vai sufocar a planta e mata-la, então só é interessante fazer o sphagnum rebrotar quando a planta já estiver maior.

essa é a primeira duvida, a segunda é a seguinte; pelo oq eu li não devemos adubar as PCs, mas se eu to colocando sphagnum seco e morto ali, essa camada morta não vai se decompor e virar adubo? assim prejudicando a PC?

Sim vai, mas vai demorar pra isso acontecer, o sphagnum demora pra se decompor, quando isso acontecer (se não me engano só depois de 5 anos) deve se trocar o substrato.

espero q agora eu tenho explicado melhor! :D

abraço!

Só espero que alguem confirme o tempo que demora pro sphagnum ser trocado.
Abs

Minha Grow List

25.01.2008(Sex)19:31
Destaque

Mensagem 
Como eu disse (ou pelo menos tentei ! :D), se vc vai semear não é interessante deixar o sphagnum reviver, por isso é bom da uma cozinhada nele, aqui em casa eu ainda bato ele no liquidificador para ficar uma camada mais lisa por cima, e não correr o risco das sementes afundarem pra dentro do musgo).
O musgo vivo vc pode colocar depois, quando não houver risco dele sufocar a planta.
Sobre o sphagnum se decompor, é lógico que isso acontece , mas como o PHD disse demora..

PHD Pereira escreveu:
...quando isso acontecer (se não me engano só depois de 5 anos) deve se trocar o substrato.

PHD, melhor trocar antes disso acontecer não ?!
:wink:

Abraços

26.01.2008(Sáb)16:16
Responder   [ 5 mensagens ]