Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)17:43

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Água corrente nas bandejas ! 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Água corrente nas bandejas !
Olá ! me desculpem se esse assunto já tiver sido abordado em algum outro tópico, mas gostaria de uma opinião dos mais experientes.
Um problema que venho tendo é a proliferação das algas nas bandejas, que ficam cheias de água e sob sol... uma possibilidade de minimizar esse problema seria a filtragem da água, o que demandaria a sua circulação... isso ajudaria, ainda, a impedir a proliferação de larvas de mosquitos e outras coisas mais...
Se houvesse uma interligação entre as bandejas, possibilitando que a água passasse por um filtro e depois retornasse, isso seria prejudicial para as plantas (especificamente droseras, dionaeas e sarracenias) ?
Obrigado pela sempre inestimável ajuda de todos !
Um grande abraço.

30.01.2008(Qua)20:57
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
vou arriscar um papite (na considere-o até alguem aprovar)

acho que não tem problema algum (se não tiver variação de temperatura da água) a circulação de água nas bandeijas, na vdd acho que seria vantjoso por estar sempre renovando a agua.

mais, espera alguem que entende
:lol:

31.01.2008(Qui)7:57

Mensagem 
Fala Francisco!

A idéia da circulação é muito boa. Os mosquitos e as algas realmente enchem o saco e acabo tendo que limpar todas as bandeijas e vasos pelo menos uma vez por semana. No fundo até gosto de ficar observando vaso por vaso..mas tem horas que não dá. Cansa! hehe
Uma boa maneira de evitar algas é deixar as bandeijas expostas ao sol direto mesmo, muitas plantas gostam e ainda evitaria essas algas, mas ainda assim, é possível delas surgerem.
Uma maneira de evitar os mosquitos é encher de sphagnum vivo nas bandejas. Geralmente, geralmente, não dá mosquito.

Abração

31.01.2008(Qui)13:10
Destaque

Mensagem Na verdade...
Olá Cléo ! na verdade, eu estou mesmo é querendo fazer o esquema da bomba, para ver como funciona... depois de montar o protótipo, e ver funcionando, eu penso em instalar em todas as bandejas ou não...

31.01.2008(Qui)16:37
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Eu sempre sonhei ter um sistema assim p/ poder imitar o habitat natural de grande parte das PCs no Brasil e no mundo!! Elas adoram crescer em nascentes com agua gelada sempre escorrendo sobre as raízes. Se usar vasos de barro ajudará a resfriar o solo. Mas eu imaginava até um sistema onde as plantas estariam plantadas em bandejas inclinadas (para imitar a inclinaçao nos morros onde estão as nascentes) com água entrando pela parte alta e escorrendo até a parte baixa, continuamente.

Isto poderia funcionar bem p/ mtas Drosera, Utrics, Genlisea, Heliamphora, Darlingtonia, Sarracenia & Cephalotus...

Abs,
Fernando Rivadavia

04.02.2008(Seg)5:38
Destaque

Mensagem Velocidade da água
Olá Fernando ! vc tem idéia da velocidade ideal a ser empregada na água circulante das bandejas ?

04.02.2008(Seg)7:38
Destaque

Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
... eu imaginava até um sistema onde as plantas estariam plantadas em bandejas inclinadas (para imitar a inclinaçao nos morros onde estão as nascentes) com água entrando pela parte alta e escorrendo até a parte baixa, continuamente.

Isto poderia funcionar bem p/ mtas Drosera, Utrics, Genlisea, Heliamphora, Darlingtonia, Sarracenia & Cephalotus...

A maioria das Nepenthes "highland" também entra nessa lista... Apesar de não precisarem de um fluxo não tão intenso...

MIGUEL ANGELO PANDINI

04.02.2008(Seg)11:49
Moderador

Mensagem 
Olá Francisco,

Já vi PCs crescendo em quase-corredeiras até quase-agua-parada. não sei como o fluxo de agua afetaria temperatura, fluxo de oxigenio e nutrientes, etc. Mas acho q qto mais gelada a agua, melhor. Ja ouvi falar de um sistema com agua circulante que vem de um tanque enterrado a uma certa profundidade, p/ manter a agua resfriada. E quando a agua volta pro tanque, ela é pingada/espirrada do alto, p/ perder calor ao cair ao fundo do tanque.

Apesar de falar que frio é melhor, já vi Drosera, Utrics e Genlisea crescendo em agua QUENTE numa nascente na Chap.dos Guimaraes!! É mto quente lá e a agua devia estar fluindo lentamente.

Abs, Fernando Rivadavia

04.02.2008(Seg)17:02
Destaque

Mensagem Temperatura
Olá Fernando ! pelo vistou vou ter de experimentar para ver como elas ficam melhor ! muito obrigado e um grande abraço.

05.02.2008(Ter)16:49

Mensagem 
Francisco, como é que está o projeto? Comprei as Darlingtonias.

Poderíamos marcar de nos encontrar no Rio algum dia desses.

Abração

06.02.2008(Qua)22:45
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo