Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 13.05.2025(Ter)15:54

Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 vaso anti-dengue! 
Autor Mensagem

Mensagem vaso anti-dengue!
vagando pela internet.
olha oque eu achei sera que serve para as pc's:
http://www.murer.com.br/produtos/produt ... ategoria=8
http://www.murer.com.br/produtos/detalh ... roduto=245

Pedro :D

07.03.2008(Sex)16:34
Mensagem Re: vaso anti-dengue!
q legal
será q ele é caro?

08.03.2008(Sáb)11:12
Destaque

Mensagem 
Coloque o endereço para mandarmos uma mensagem

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

08.03.2008(Sáb)13:10
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem ?!?
Olá ! me interessei pelo assunto, fui ao site, mas ele não diz nada... alguém sabe como funcionam esses tais vasos anti - dengue ?

08.03.2008(Sáb)20:27

Mensagem 
Pelo oq da p\ entender da foto...o vaso tem um pratinho bem acoplado em baixo...assim não acumula água!
ja vi desses vendendo por aki...um vaso nº1 era $5,00 reais...mt caro... prefiro usar meus potinhos bem encaixado ou mesmo as pets...economia de din din e faz bem p\ natureza!

Abraços

08.03.2008(Sáb)20:47

Mensagem 
Que bom que criaram este tópico, eu ia criar um tópico similar assim que conseguisse tempo para entrar no fórum. Vou explicar por que:

Eu sempre trocava a água das minhas plantas duas ou tres vezes por semana. Uma medida bastante eficaz se considerar que o ciclo do mosquito é de 10-15 dias. No entanto, pelo tamanho da minha coleção, isso me tomava MUITO tempo. Mas isso eu ainda conseguia aguentar. Mas, a dengue está aí, e tem um monte de gente ficando doente. E, acreditem, não importa o quao preocupado você seja em evitar o desenvolvimento do mosquito, quando um monte de gente próxima que você conhece começa a ficar com dengue, começam a questionar se não é você o culpado, já que na sua casa tem água parada. Vai por mim, mesmo que não falem, pensam isso.
O que fiz foi fazer uma "compilação" da minha coleção. Eu tinha vários vasos separados em bandejas, a coleção era super organizada, toda bonitinha, chegava a ser simétrica..heheeh. Mas parei com tudo isso. Peguei todas as plantas mais comuns: burmanis, capensis, espatulatas, filiformis, binatas, multifidas, sarras hibridas aos montes aqui...enfim, o comunzão da coleção e "concentrei" elas em umas bandejas que transformei em megavasos. O efeito final é um mega vaso "natural" com crescimento desordenado e desorganizado das plantas. Fica até bonito depois de um tempo, mas o mais importante é a praticidade. Não perco mais tempo trocando a água uma ou duas vezes por semana e ainda por cima estou livre da (suspeita de) dengue.
Os vasos das plantas mais "raras" eu mantive organizados e separados em bandejas de água, só que cobri as bandejas com EVA. Cortei cada bloco de EVA com as entradas para cada vaso e amarrei tudo nas bandejas. Daí é só encaixar os vasos no EVA. Dá um pouco de trabalho fazer isso tudo e tira muito da beleza "organizada" da coleção. Mas elimina 100% dos mosquitos e ainda me permitiu ganhar umas 4 horas a mais por semana.

Abração

09.03.2008(Dom)15:40
Destaque

Mensagem 
Cléo,
me desculpe mas o que seria EVA
Obrigado!

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO

09.03.2008(Dom)22:01
Destaque

Mensagem 
Cléo, pelo que entendi vc acabou fazendo um mini-bog? A água fica parada dentro do vaso (sob o substrato) e não há contato com o ar, é isso? É o que estou testando aqui há algum tempo com as Droseras mais comuns, acho que o teste já está maduro, e já estou ampliando o projeto, este mês ainda vou postar em Idéias e Projetos meu mini-bog :D . A água não fica exposta, não tem como ser criadouro pra mosquito, não precisa ficar lavando bandejas e não cria algas na água... :wink:

PS. Também quero saber o que é EVA.

10.03.2008(Seg)12:02

Mensagem 
EVA é um material usado p\ fazer artezanato e tbm usado como tapete p\ proteção em locais onde crianças brincam e até mesmo como tatame p\ academias...é bem resistente e maleavel...pode ser encontrado em qualquer loja de tecidos ou coisas de artezanato...

10.03.2008(Seg)15:25

Mensagem 
Olá pessoal!

EVA é isso mesmo que o kato falou. É uma espécie de borracha maleável, fácil de usar pra caramba. Fiz algumas tentativas em usar cola quente e até superbonder para fixa-la na bandeja, mas no final vi que o melhor mesmo é simplesmente amarrar com um barbante. Depois posto umas fotos aqui.

Alex, é isso mesmo! Fiz uns furos em uma altura um pouco abaixo no nível do substrato, mais ou menos 1cm abaixo, para impedir que o efeito seja o inverso e a água acumule. o que não apenas permitiria o mosquito, mas também afogaria algumas plantas. Eu usava este método antes, mas depois mudei. Agora estou voltando, é mais prático!! :D

Abração

10.03.2008(Seg)19:27
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo