Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 13.05.2025(Ter)18:40

Responder  [ 4 mensagens ] 
 sera que da certo? 
Autor Mensagem

Mensagem sera que da certo?
gente como não consegui encontrar o sphagnum estive pensando em fazer a semeadura de droseras(tokaiensis;spatulata;burmanii;intermedia;capensis)em vasos de umas DIONAEA que eu comprei na leroy merlin,pois notei que no substrato havia bastante sphagnum,assim que as plantas tiverem grandinha transplantaria para uma mistura de po de xaxim+areia ,e talvez se eu encontar um pouco de turfa e vermiculita...
eai gente pesso a opiniao de voces sera que esse metodo pode dar certo?sera que as mudinhas vao para frente nesse substrato? :shock: :D

aceito sugestoe e se alguem quiser me doar um pouco de sphagnum tabem aceito... :roll: :D :lol:

27.05.2008(Ter)22:57
Moderador

Mensagem Pedro Henrique
Ai no Rio acho que vc consegue encontrar sphagnum desidratado ou até o substrato já pronto nesse site: http://www.carnivorashopping.com.br/loja/index.php eu já comprei sementes de PCs nesse site e é de confiança, pelo menos nas duas vezes que comprei a encomenda chegou certinho.
Citação:
notei que no substrato havia bastante sphagnum,assim que as plantas tiverem grandinha transplantaria

Acho que se o sphagnum estiver vivo, quando vc colocar as sementes elas afundarão e mesmo se nascer alguma coisa o musgo vai sufocar a planta, então fique atento a isso, outro problema de semear as Droseras num vaso assim é que na hora de regar as sementes afundariam, aí vc teria que tomar o cuidado de nunca molhar por cima e sempre manter o substrato molhado para que as sementes germinem.

Agora sobre o uso do xaxim, é proibida a venda, se vc está comprando, provavelmente vem de alguma fonte ilegal, a não ser que tenha algum vaso velho em casa, caso contrário não compre. Vc poderia substituir o xaxim por fibra de coco, vende em qualquer lugar, nem é tão caro e misturada com vermiculita e areia daria um substrato legal sim. As proporções da mistura pra compor o substrato vc encontra usando a ferramenta de busca do site.

Boa sorte com as sementes e abraço.

27.05.2008(Ter)23:24
Destaque

Mensagem 
Opa!
Na falta de sphagnum eu sempre uso pó de fibra de coco e areia, sempre dá certo!

Obs: Não use xaxim, alem de ser proibido, está em extinção

Abraços e bom cultivo

Minha Grow List

28.05.2008(Qua)1:54
Destaque

Mensagem 
Pedro;

Use o pó da fibra de côco, é barato e bem eficiente. Aqui em Maceió, custa R$ 2,00 o saco de 2 Kg. Semeando em vasos com outras espécies dá certo, mas, depois tem que transplantar para não ocorrer excesso de plantas num só vaso.

Minha Growlist

28.05.2008(Qua)19:10
Responder   [ 4 mensagens ]